Ensino médio: algumas reflexões em torno dos parrâmetros curriculares nacionais para a elaboração de um novo currículo
Tendo em vista ser o professor o sujeito-leitor privilegiado das propostas curriculares nacionais de um novo projeto poli?tico-pedago?gico para o Ensino Me?dio, nosso objetivo, neste trabalho, e? tecer algumas considerac?o?es sobre essas propostas, procurando refletir sobre as dificuldades de entend...
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Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11561 |
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Resumo: | Tendo em vista ser o professor o sujeito-leitor privilegiado das propostas curriculares nacionais de um novo projeto poli?tico-pedago?gico para o Ensino Me?dio, nosso objetivo, neste trabalho, e? tecer algumas considerac?o?es sobre essas propostas, procurando refletir sobre as dificuldades de entendimento apresentadas nesses documentos oficiais e o esforc?o dos professores para seguir a proposta sugerida pelo MEC em suas pra?ticas pedago?gicas. Percebemos isso observando alguns programas de ensino (planos de curso) de Li?ngua Portuguesa da 3a se?rie do ensino me?dio de escolas pu?blicas e particulares da cidade de Joa?o Pessoa, os quais tivemos acesso. Por acreditar que o livro dida?tico, em u?ltima insta?ncia, e? o material que norteia, de fato, o trabalho do professor, apresentaremos, ainda, uma para?frase sobre as resenhas do Cata?logo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Me?dio-PNLEM/2005: Li?ngua Portuguesa, ja? que este texto, tambe?m, e? elaborado para esse leitor: o professor. |
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