A leitura de poesia em sala de aula: questão de gênero ou de método?

O foco desta pesquisa foi definido a partir da minha experie?ncia de ensino, na qual constatei um alto i?ndice de sile?ncio e constrangimento por parte de alunos e professores de Letras em relac?a?o a textos poe?ticos. A primeira etapa nesta investigac?a?o envolveu a discussa?o dos possi?veis fatore...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Vieira, Josalba Ramalho
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11535
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-11535
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-115352017-09-14T11:41:28Z A leitura de poesia em sala de aula: questão de gênero ou de método? Vieira, Josalba Ramalho Leitura Poesia Meta?foras Interac?a?o em sala de aula de ingle?s como literatura estrangeira Formac?a?o do professor. O foco desta pesquisa foi definido a partir da minha experie?ncia de ensino, na qual constatei um alto i?ndice de sile?ncio e constrangimento por parte de alunos e professores de Letras em relac?a?o a textos poe?ticos. A primeira etapa nesta investigac?a?o envolveu a discussa?o dos possi?veis fatores desta relac?a?o problema?tica com este ge?nero textual. Desenvolvo aqui uma proposta de criac?a?o de um cena?rio de intervenc?a?o, em uma sala de aula de literatura em li?ngua estrangeira de um curso de Letras, visando prioritariamente oferecer momentos de leitura de textos poe?ticos seguidos de discussa?o em pequenos grupos mediada pela professora e/ou pela professora assistente. Embora a proposta tenha trazido a? tona conflitos decorrentes de mudanc?as paradigma?ticas tanto no papel da especialista quanto nos pape?is dos aprendizes, a mudanc?a de postura frente ao ge?nero poesia traduziu-se na ampla negociac?a?o do sentido e na socializac?a?o das leituras. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-03-07 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11535 Revista do GELNE; v. 8 n. 1/2 (2006); 127-148 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11535/8126 Copyright (c) 2017 Revista do GELNE
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Vieira, Josalba Ramalho
spellingShingle Vieira, Josalba Ramalho
A leitura de poesia em sala de aula: questão de gênero ou de método?
author_facet Vieira, Josalba Ramalho
author_sort Vieira, Josalba Ramalho
title A leitura de poesia em sala de aula: questão de gênero ou de método?
title_short A leitura de poesia em sala de aula: questão de gênero ou de método?
title_full A leitura de poesia em sala de aula: questão de gênero ou de método?
title_fullStr A leitura de poesia em sala de aula: questão de gênero ou de método?
title_full_unstemmed A leitura de poesia em sala de aula: questão de gênero ou de método?
title_sort leitura de poesia em sala de aula: questão de gênero ou de método?
description O foco desta pesquisa foi definido a partir da minha experie?ncia de ensino, na qual constatei um alto i?ndice de sile?ncio e constrangimento por parte de alunos e professores de Letras em relac?a?o a textos poe?ticos. A primeira etapa nesta investigac?a?o envolveu a discussa?o dos possi?veis fatores desta relac?a?o problema?tica com este ge?nero textual. Desenvolvo aqui uma proposta de criac?a?o de um cena?rio de intervenc?a?o, em uma sala de aula de literatura em li?ngua estrangeira de um curso de Letras, visando prioritariamente oferecer momentos de leitura de textos poe?ticos seguidos de discussa?o em pequenos grupos mediada pela professora e/ou pela professora assistente. Embora a proposta tenha trazido a? tona conflitos decorrentes de mudanc?as paradigma?ticas tanto no papel da especialista quanto nos pape?is dos aprendizes, a mudanc?a de postura frente ao ge?nero poesia traduziu-se na ampla negociac?a?o do sentido e na socializac?a?o das leituras.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2017
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11535
work_keys_str_mv AT vieirajosalbaramalho aleituradepoesiaemsaladeaulaquestaodegenerooudemetodo
AT vieirajosalbaramalho leituradepoesiaemsaladeaulaquestaodegenerooudemetodo
_version_ 1766683377403953152