NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA
Este artigo problematiza a construção das biociências e das humanidades enquanto domínios disciplinares antagônicos na escolarização contemporânea. A partir da explicitação de discursos pedagógicos que estruturam o ensino de Biologia e de Sociologia como encarnações legítimas do conhecimento moderno...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10815 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-10815 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-108152021-11-30T20:58:26Z NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA Rapchan, Eliane Sebeika Carniel, Fagner Antropologia do Ensino e da Aprendizagem. Currículo. Educação Básica. Ensino de Biologia. Ensino de Sociologia. Este artigo problematiza a construção das biociências e das humanidades enquanto domínios disciplinares antagônicos na escolarização contemporânea. A partir da explicitação de discursos pedagógicos que estruturam o ensino de Biologia e de Sociologia como encarnações legítimas do conhecimento moderno, condicionando inclusive as recentes iniciativas em se produzir uma Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica no Brasil, o texto procura oferecer uma provocação antropológica que aponta para a necessidade de abrir espaço para a emergência de outras formas de articular natureza e sociedade ou animal e humano na formação escolar. UFRN 2016-11-17 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10815 Revista Inter-Legere; v. 1 n. 18 (2016): DOSSIÊ ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS; 76-94 1982-1662 por https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10815/7632 Copyright (c) 2016 Eliane Sebeika Rapchan, Fagner Carniel |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Rapchan, Eliane Sebeika Carniel, Fagner |
spellingShingle |
Rapchan, Eliane Sebeika Carniel, Fagner NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA |
author_facet |
Rapchan, Eliane Sebeika Carniel, Fagner |
author_sort |
Rapchan, Eliane Sebeika |
title |
NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA |
title_short |
NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA |
title_full |
NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA |
title_fullStr |
NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA |
title_full_unstemmed |
NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA |
title_sort |
natureza ou cultura na formação escolar brasileira |
description |
Este artigo problematiza a construção das biociências e das humanidades enquanto domínios disciplinares antagônicos na escolarização contemporânea. A partir da explicitação de discursos pedagógicos que estruturam o ensino de Biologia e de Sociologia como encarnações legítimas do conhecimento moderno, condicionando inclusive as recentes iniciativas em se produzir uma Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica no Brasil, o texto procura oferecer uma provocação antropológica que aponta para a necessidade de abrir espaço para a emergência de outras formas de articular natureza e sociedade ou animal e humano na formação escolar. |
publisher |
UFRN |
publishDate |
2016 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10815 |
work_keys_str_mv |
AT rapchanelianesebeika naturezaouculturanaformacaoescolarbrasileira AT carnielfagner naturezaouculturanaformacaoescolarbrasileira |
_version_ |
1766682878209425408 |