NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA

Este artigo problematiza a construção das biociências e das humanidades enquanto domínios disciplinares antagônicos na escolarização contemporânea. A partir da explicitação de discursos pedagógicos que estruturam o ensino de Biologia e de Sociologia como encarnações legítimas do conhecimento moderno...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Rapchan, Eliane Sebeika, Carniel, Fagner
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10815
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-10815
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-108152021-11-30T20:58:26Z NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA Rapchan, Eliane Sebeika Carniel, Fagner Antropologia do Ensino e da Aprendizagem. Currículo. Educação Básica. Ensino de Biologia. Ensino de Sociologia. Este artigo problematiza a construção das biociências e das humanidades enquanto domínios disciplinares antagônicos na escolarização contemporânea. A partir da explicitação de discursos pedagógicos que estruturam o ensino de Biologia e de Sociologia como encarnações legítimas do conhecimento moderno, condicionando inclusive as recentes iniciativas em se produzir uma Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica no Brasil, o texto procura oferecer uma provocação antropológica que aponta para a necessidade de abrir espaço para a emergência de outras formas de articular natureza e sociedade ou animal e humano na formação escolar.  UFRN 2016-11-17 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10815 Revista Inter-Legere; v. 1 n. 18 (2016): DOSSIÊ ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS; 76-94 1982-1662 por https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10815/7632 Copyright (c) 2016 Eliane Sebeika Rapchan, Fagner Carniel
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Rapchan, Eliane Sebeika
Carniel, Fagner
spellingShingle Rapchan, Eliane Sebeika
Carniel, Fagner
NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA
author_facet Rapchan, Eliane Sebeika
Carniel, Fagner
author_sort Rapchan, Eliane Sebeika
title NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA
title_short NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA
title_full NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA
title_fullStr NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA
title_full_unstemmed NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA
title_sort natureza ou cultura na formação escolar brasileira
description Este artigo problematiza a construção das biociências e das humanidades enquanto domínios disciplinares antagônicos na escolarização contemporânea. A partir da explicitação de discursos pedagógicos que estruturam o ensino de Biologia e de Sociologia como encarnações legítimas do conhecimento moderno, condicionando inclusive as recentes iniciativas em se produzir uma Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica no Brasil, o texto procura oferecer uma provocação antropológica que aponta para a necessidade de abrir espaço para a emergência de outras formas de articular natureza e sociedade ou animal e humano na formação escolar. 
publisher UFRN
publishDate 2016
url https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10815
work_keys_str_mv AT rapchanelianesebeika naturezaouculturanaformacaoescolarbrasileira
AT carnielfagner naturezaouculturanaformacaoescolarbrasileira
_version_ 1766682878209425408