As pessoas na organização e o (re)alinhamento estratégico : o modelo de gestão da Alesat Combustíveis em Natal/RN/

Resumo:Este trabalho consiste num estudo de caso na empresa Alesat cujo objetivo geral foi compreender o modelo de gestão de pessoas adotado por uma empresa norteriograndense à luz do modelo estratégico de gestão de pessoas. O estudo baseouse na literatura de Albuquerque (2002); Ashton, Haffenden e...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Azevedo, Adriana Nóbrega Silva., Moreno Añez, Miguel Eduardo., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12148/1/PessoasOrganizacao%28Re%29alinhamento_Azevedo_2010.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo:Este trabalho consiste num estudo de caso na empresa Alesat cujo objetivo geral foi compreender o modelo de gestão de pessoas adotado por uma empresa norteriograndense à luz do modelo estratégico de gestão de pessoas. O estudo baseouse na literatura de Albuquerque (2002); Ashton, Haffenden e Lambert (2004); Fischer (2002); Legge (1995); Mascarenhas (2008); Tanure, Evans e Pucik (2007), Ulrich (2000) e Vasconcelos (2006), dentre outros, para apreender como os profissionais que atuam no delineamento de estratégias e operacionalização das ações de recursos humanos concebem o seu posicionamento e eventual alinhamento à estratégia organizacional. O método analisou e descreveu o modelo de gestão de pessoas da empresa campo do estudo. A coleta de dados contou com a realização de entrevistas semi-estruturadas com os 05 gestores de RH que atuam na matriz (Natal/RN). Também foram coletados dados secundários, além de documentos e comunicações internas da empresa que tocam ao RH. Os dados coletados foram analisados à luz da análise de conteúdo de Bardin (1977). Através da análise, foi possível identificar políticas e práticas de RH que perpassam um modelo de gestão de pessoas bem definido e consolidado, com impactos mensuráveis no desempenho organizacional. Percebeu-se, também, a forte disseminação de uma cultura organizacional com foco no posicionamento estratégico e na informalidade e proximidade das relações, que permeiam o modelo de gestão de pessoas. Concluiuse a coerência entre as políticas estratégicas da empresa e as de recursos humanos. A pesquisa apreendeu as interfaces do modelo de gestão estratégica de pessoas da empresa; estas implicam uma alternância entre pensamentos e atitudes vinculados à versão hard, onde o papel das práticas de RH é garantir que as pessoas alcancem os objetivos empresariais; e à versão soft, onde o papel do RH é desenvolver o capital intelectual e humano para diversificar os negócios e alcançar resultados sustentáveis e diferenciados. O salto qualitativo atingido pela Ale pode ser atribuído ao fato de possuir um RH situado hierarquicamente na alta cúpula da empresa, em posição de consultoria interna o que oferece perspectivas de atuação que vão muito além das rotinas operacionais desenvolvidas por boa parte das empresas no Brasil.#$&Abstract:This work consists of a case study in the company, Alesat, whose main objective was to understand the model of human resources management adopted by a North- Easterner company in the light of the strategic human resources theory. The study was based on the literature of Albuquerque (2002), Ashton, Haffenden and Lambert (2004), Fischer (2002), Legge (1995); Mascarenhas (2008); Tanure, Pucik and Evans (2007), Ulrich (2000) and Vasconcelos (2006), among others, to comprehend how the professionals that work in Outlining Strategies and operational infrastructure for human resources perceive their position and possible alignment with the organizational strategy. The method analyzed and described the personnel management model of the company in study. Data collection included the holding of semi-structured interviews with 05 HR managers who work in the company´s headquarters (Natal / RN). Secondary data was also collected, in addition to documents and internal company communications that keep in touch with HR. The data collected was analyzed based on content of Bardin´s literature (1977). Through this study, it was possible to identify policies and HR practices that pass through a well-defined and consolidated management model, with measurable impacts on organizational performance. It was also noticed the spread of a strong corporate culture focused on strategic positioning and informal and close relationships that take over the human resources management model. It was concluded that coherence exists between the company's strategic policies and human resources. This research gathered the interfaces of strategic human resources of the company; these involve an alternation between thoughts and attitudes linked to the hard version, where the role of HR is to ensure that people achieve business objectives; and the soft version, where the role of HR is to develop intellectual and human capital to diversify business and achieve sustainable and differentiated results. The qualitative leap achieved by Alesat can be attributed to the fact that they have an HR located in the high ranks of the company's internal consulting position - which offers perspectives for action that go far beyond the operational routines developed by many companies in Brazil.