O ensino de percussão e práticas pedagógicas não formais : uma investigação nas escolas municipais de Natal, RN /

RESUMO: Este trabalho teve como objetivo compreender como acontece o ensino de percussão em diferentes contextos educacionais da cidade do Natal/RN: escolas municipais que promovem música como ensino não-formal, através de levantamento e análise a respeito das práticas pedagógicas utilizadas. Trata-...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Morais, Ana Claudia Silva., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/134887
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:RESUMO: Este trabalho teve como objetivo compreender como acontece o ensino de percussão em diferentes contextos educacionais da cidade do Natal/RN: escolas municipais que promovem música como ensino não-formal, através de levantamento e análise a respeito das práticas pedagógicas utilizadas. Trata-se de uma pesquisa de campo, qualitativa e exploratória. O universo da pesquisa é formado pelos professores e coordenadores responsáveis pelas atividades musicais de percussão em cada ambiente estudado e a coleta da pesquisa apontam que (até o momento) apenas 09 (nove) escolas têm o ensino de percussão e essas escolas têm música em seus espaços por meio de projetos, incentivados pelo governo federal e municipal.#$&ABSTRACT: This study aimed to understand how the teaching of persussion in different educational settings in the city of Natal/RN: public schools that promote music as non-formal education throught survey and analysis abouth the teaching practices that have been used. It has to do with an exploratory and qualitative field research. The universe of this research is made up of teachers and coordinators responsible for the activies of percussion music in each envirmoment studied and the collection of research was conducted throught semi-structured interview. The survey results indicate that (so far) only 09 (nine) schools have been teaching percussion and these schools have music in their enviroment througt projects, encouraged by federal and local government.