Cultura e clima organizacionais: um estudo multicasos em indústrias de laticínios do Estado do Rio Grande do Norte /

Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar se existe relação entre a cultura organizacional e o clima organizacional, tendo como lócus de pesquisa três indústrias de laticíneos do Rio Grande do Norte. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório-descritivo e conclusivo-casual, em uma amostra c...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Rocha, Luiz Célio Souza., Añez, Miguel Eduardo Moreno., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/12144
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar se existe relação entre a cultura organizacional e o clima organizacional, tendo como lócus de pesquisa três indústrias de laticíneos do Rio Grande do Norte. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório-descritivo e conclusivo-casual, em uma amostra composta por 211 funcionários de todos os níveis hierárquicos das empresas participantes. A partir dos dados coletados, identificou-se as características pessoais dos respondentes, o perfil da cultura organizacional predominante e o clima organizacional predominante nas indústrias analisadas. Para a análise da cultura organizacional utilizou-se o Modelo dos valores competitivos (CAMERON; QUINN, 2006) com adaptações segundo Santos (1998,2000). Para a análise do clima organizacional utilizou-se a Escala de Medida de Clima organizacional, proposta por Martins (et al.,2004, 2008), com modificações de forma a ter um instrumento mais enxuto. Os dados coletados foram submetidos a análise estatísticas quantitativas, primeiramente para o conjunto de empresas e em seguida para as empresas individualmente que permitiram chegar as seguintes conclusões: os perfis culturais foram encontrados de forma equilibrada nas organizações pesquisadas, com ênfase para os perfis cultural clã e cultural mercado ; as organizações pesquisadas possuem um clima bom , segundo a classificação de Martins (2008), com destaque para os fatores apoio da chefia e da organização e conforto físico , fatores estes bem coerentes com o perfil cultural clã ; as variáveis pessoais dos respondentes se correlacionam tanto com os perfis culturais quanto com os fatores do clima organizacional, porém, cada organização apresentou sua forma peculiar de relação; e os perfis culturais apresentam influência sobre os fatores do clima organizacional, tanto para o conjunto de organizações quanto para as organizações individualmente. Assim, os resultados nos permitem concluir que há relação entre os perfis culturais e os fatores determinantes do clima organizacional nas organizações pesquisadas.