Nas entrelinhas da prática docente : a perspectiva de qualidade da alfabetização e do letramento na infância /

Alfabetizar crianças tem sido um grande desafio no cenário educacional brasileiro. A problemática da não alfabetização na infância gera o analfabetismo do adulto e um grave problema social, responsável pela exclusão e marginalização da pessoa que desafortunada desse bem cultural, vivencia essa condi...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Soares, Francisca Maria Gomes Cabral., Santiago, Neide Varela., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/117519
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Resumo:Alfabetizar crianças tem sido um grande desafio no cenário educacional brasileiro. A problemática da não alfabetização na infância gera o analfabetismo do adulto e um grave problema social, responsável pela exclusão e marginalização da pessoa que desafortunada desse bem cultural, vivencia essa condição. Entre outras privações a pessoa analfabeta fica impossibilitada do exercício pleno de sua cidadania. É indiscutível que o desenvolvimento de uma nação se dá em parceria com a educação de seu povo. Pelas razões sintetizadas, o objetivo deste estudo é analisar os elementos sustentadores de uma pratica de qualidade na alfabetização de crianças. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo, através de um estudo de caso do tipo etnográfico, combinado com um estudo transversal. A investigação se deu na Escola Municipal José Alves Sobrinho, no município de Mossoró/RN. Utilizamos como instrumentos para a construção de dados entrevista semi-estruturada, análise documental e observação participante, desse ultimo dispositivos metodológicos originou-se um diário de campo. Privilegiamos o aporte teórico da teoria Interacionista de aprendizagem para subsídio no desvelamento das representações cognitivas dos sujeitos, discutimos as concepções de alfabetização e letramento na infância tendo como ancora a teoria Interacionista/construtiva, buscamos situar os conceitos de qualidade, prática, currículo e cultura escolar, implícitos em nosso objeto, através de uma abordagem multirreferenciada. Nossos sujeitos foram professoras alfabetizadoras, dos primeiros anos escolares, pedagogas, de três salas de aulas, sendo uma de cada ano escolar, e seis crianças, entre seis e nove anos de idade, duas de cada ano escolar.#$&Tendo em vista as informações advindas do campo empírico, optamos pela análise de conteúdo, elaborando um tema, uma categoria, com ele relacionada, e uma subcategoria em que apreendemos os elementos sustentadores da qualidade, da pratica alfabetizadora, por nós interpretada. Os dados construídos, analisados, no direcionamento de nossas significações, desvelam, através das representações cognitivas dos sujeitos e demais instrumentos de análise, um movimento teórico-pratico no interior da sala de aula, traduzido em estratégias didáticas que configuram uma pratica peculiar, produtiva, com competências definidas para cada nível de ensino, sob a forma de objetivos a serem atingidos em cada ano e ao final dos três primeiros anos escolares. Vimos elementos que singularizam a cultura escolar, revelam o compromisso profissional com a comunidade, demonstra forma de superação das dificuldades, imaginação e investimentos de tempo para lidar com a imposição burocrática imposta pela Rede de Ensino Municipal a qual os sujeitos estão vinculados.#$&Abstract:The early childhood literacy remains an issue in the Brazilian education. For that reason, the adults will lack minimum literacy skills, and then serious social problem arises, which accounts for that of those who are exc1uded and have their crucial rights disrespected. Among other social wounds, the illiteracy limits their ability to move the performance oftheir citizenship. For obvious reasons, a developing country depends on to teaching its people. Thus, this study analyzes the key requirements for achieving the quality of children education. Therefore, a qualitative research was developed, through a ethnographic-type case study, combined with a transversal one. Thus, the city of Mossoró's Municipal School José Alves Sobrinho served as empiric field. The methodological instruments were semi-structuralized interview, documental analysis and participant observation, which accounted for a field joumal. This work preferred the learning interactionist theory to strike the subjects cognitive representations and discussed the early childhood literacy conceptions, whose basis was the interaction¬constructivism. It wanted to meet the perceptions of what is quality, practice, curriculum and school culture, implicit on its object, through an approach multirreferencial. Early-childhood teachers, pedagogues, in three c1ass, were likely to be enrolled, pedagogue, of three c1assroom, being one of each school grade, and six children, who were between the ages of 6 and 9, being two of each school grade. ln line with the empiric field data, this study preferred the content analysis, elaborating a subject, a category c1osely tied to it, and a subcategory through which the key requirements for achieving literacy teacher's quality and practice were explained. The data were build and analyzed on the research as stared by this study significances show, through the subjects cognitive representations and the other analysis instruments,#$&a theoretical-practical movement inside the c1assroom, translated into educational strategies that shape a productive and peculiar practice, with defined competencies for each education leveI, according the annual goals and by the end of the each three grades. The elements that singularize the school culture and reveal the professional commitment to the community became evident, showing ways to overcome the difficulties, imagination and time investment to tackle the bureaucracy created by the Education Municipal System, to which they are linked.