Caminhos da educação pela Transamazônica: ressignificando o saber cotidiano e as práticas educativas de educadores (as) do campo /

Resumo: Este trabalho resgata o caminho da educação pela Transamazônica e analisa as práticas educativas de educadores/as do campo desenvolvidas nos espaços educativos dos assentamentos, focalizando a relação teoria-prática e ação-reflexão-ação que envolve os tempos escola-comunidade e ações do temp...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Scalabrin, Rosemeri., Paiva, Irene Alves e., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14283/1/RosemeriS.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: Este trabalho resgata o caminho da educação pela Transamazônica e analisa as práticas educativas de educadores/as do campo desenvolvidas nos espaços educativos dos assentamentos, focalizando a relação teoria-prática e ação-reflexão-ação que envolve os tempos escola-comunidade e ações do tempo-comunidade do Curso de Magistério da Terra na Transamazônica (2005/2008), com o objeto de preparar e qualificar educadores/as para atuar na Educação Infantil, Ensino Fundamental/serie iniciais e Educação de Jovens e Adultos, e disseminar os princípios e pressupostos na Educação do-no Campo. Na perspectiva de assegurar um perfil profissional ancorado na autonomia e na emancipação, capaz de transformar a realidade, os atores desencadeiam uma formação profissional e continuada, articulada à organização social, com vistas a proporcionar as condições para o desenvolvimento de uma docência dinâmica, pauta na interdiciplinaridade, na práxis, na relação democrática entre educador/a e educando/a e na afirmação da tríade Campo Educação do-no Campo Políticas públicas; de modo a contribuir para a construção do projeto de desenvolvimento do campo, segundo os atores sociais da Região. A análise das práticas educativas é produto da reflexão realizada pelos educadores e da observação traduzida pela participação em reuniões, oficinas, encontros e no tempo-escola, nos quais se destacam os processos vivenciados no Curso pelo grupo, a transformação da cultura na sala de aula nos assentamentos, a participação ativa, por meio do engajamento social que se concretiza pela dinâmica desenvolvida no tempo-comunidade. Esse engajamento gera experiências e aprendizados diferenciados, que se refletem nas práticas educativas desenvolvidas pelos educadores-educandos. O estudo levava em conta as tensões, os conflitos e os aprendizados com relação ao aspecto teoria-prática, aos desafios, ao diálogo e a docência.#$&Resumen:Este trabajo recupera los caminos de la educación por la Transamazonica y analiza las prácticas educativas de educadores(as)-educandos(as) del campo, desarrolladas en los espacios educativos de los asentamientos, con el foco en la relación teoríapráctica y acción-reflexión-acción que involucran el tiempo-escuela y el tiempocomunidad del Curso de Magisterio de la Tierra en al Transamazonica (2005/2008), con el objetivo de preparar y cualificar educadores(as) para actuar en la Educación Infantil, Enseñanza Básica/ primaria y Educación de jóvenes y adultos y diseminar los principios y presupuesto de la Educación del y en el Campo. En la misma perspectiva de garantizar un perfil profesional, anclado en la autonomía y en la emancipación, capaz de transformar la realidad, los actores desencadenan una formación profesional Continua, articulada a la organización social, con el objetivo de proporcionar las condiciones para el desarrollo de una docencia dinámica, fondada en la interdisciplinaridad, en la praxis, en la relación democrática entre educador(a) y educando(a) y en la afirmación de la triade Campo, Educación del-en el Campo y Políticas Públicas, de manera a contribuir para la construcción del proyecto de desarrollo del Campo, según la visión de los actores sociales de la Región. El análisis de las prácticas educativas es producto de la reflexión realizada por los/ las educadores(as)-educando(as) y de la observación traducida por la participación en reuniones, talleres, encuentros y en el tiempo-escuela, en los cuales se destacan los procesos vividos en el Curso por el grupo, la transformación de la cultura de la aula en los asentamientos, la participación activa, por medio del compromiso social que se concreta por la dinámica desarrollada en el tiempo-comunidad.#$&Ese compromiso genera experiencias y aprendizajes diferenciados, que se refleja en las prácticas educativas desarrolladas por los/ las educadores(as)-educando(as). El estudio lleva en cuenta las tensiones, los conflictos y los aprendizajes con respecto al aspecto teoría-práctica, a los desafíos, al diálogo y a la docência.