A história no Ensino Médio : um confronto entre o currículo proposto por livros didáticos e o currículo proposto pelo MEC /

Objetiva comparar as indicações curriculares contidas em livros didáticos de História com as proposições feitas pelo Ministério da Educação para o ensino da disciplina. Ao realizar tal objetivo, procura-se identificar se há consonância entre as diretrizes dos livros didáticos e as diretrizes do Mini...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Costa, Gilvânia Dantas de Melo., Rocha, raimundo Nonato de Araújo da., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/106269
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-75260
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-752602022-11-30T08:17:44Z A história no Ensino Médio : um confronto entre o currículo proposto por livros didáticos e o currículo proposto pelo MEC / Costa, Gilvânia Dantas de Melo. Rocha, raimundo Nonato de Araújo da. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ensino Médio Monografia Livro didático de História Monografia Parâmetros curriculares nacionais Monografia Objetiva comparar as indicações curriculares contidas em livros didáticos de História com as proposições feitas pelo Ministério da Educação para o ensino da disciplina. Ao realizar tal objetivo, procura-se identificar se há consonância entre as diretrizes dos livros didáticos e as diretrizes do Ministério da Educação. Empiricamente, são analisados os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de História e dois livros didáticos da disciplina adotados em escolas em Natal. A escolha dos livros se deu a partir da constatação de que eles eram os mais adotados pelos professores da cidade. Ao longo do trabalho procura-se captar o momento de produção de cada documento, os objetivos propostos e encaminhamentos sugeridos. O trabalho está dividido em três capítulos: o primeiro capítulo analisa o livro como objeto de conhecimento e identifica as mudanças e permanências ocorridas nesse documento em diferentes tempos e espaços. O segundo capítulo estuda a proposição do Ministério da Educação para o Ensino Médio. O terceiro capítulo é composto de uma análise de cada livro individualmente, de uma comparação entre os livros e de um confronto entre eles e as proposições do Ministério da Educação. O trabalho demonstra que os livros didáticos explicitam em seus objetivos que são formulados de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação, mas uma leitura mais atenta identifica que na essência esses documentos ainda permanecem com critérios de seleção de conteúdos bem diferentes das linhas traçadas pelas tendências atuais do ensino de História. 1 2022-10-05T18:13:55Z 2022-10-05T18:13:55Z 2005. Monografia UFRN 37 C837h MONOG 106269 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/106269 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/106269
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Ensino Médio
Monografia
Livro didático de História
Monografia
Parâmetros curriculares nacionais
Monografia
spellingShingle Ensino Médio
Monografia
Livro didático de História
Monografia
Parâmetros curriculares nacionais
Monografia
Costa, Gilvânia Dantas de Melo.
Rocha, raimundo Nonato de Araújo da.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
A história no Ensino Médio : um confronto entre o currículo proposto por livros didáticos e o currículo proposto pelo MEC /
description Objetiva comparar as indicações curriculares contidas em livros didáticos de História com as proposições feitas pelo Ministério da Educação para o ensino da disciplina. Ao realizar tal objetivo, procura-se identificar se há consonância entre as diretrizes dos livros didáticos e as diretrizes do Ministério da Educação. Empiricamente, são analisados os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de História e dois livros didáticos da disciplina adotados em escolas em Natal. A escolha dos livros se deu a partir da constatação de que eles eram os mais adotados pelos professores da cidade. Ao longo do trabalho procura-se captar o momento de produção de cada documento, os objetivos propostos e encaminhamentos sugeridos. O trabalho está dividido em três capítulos: o primeiro capítulo analisa o livro como objeto de conhecimento e identifica as mudanças e permanências ocorridas nesse documento em diferentes tempos e espaços. O segundo capítulo estuda a proposição do Ministério da Educação para o Ensino Médio. O terceiro capítulo é composto de uma análise de cada livro individualmente, de uma comparação entre os livros e de um confronto entre eles e as proposições do Ministério da Educação. O trabalho demonstra que os livros didáticos explicitam em seus objetivos que são formulados de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação, mas uma leitura mais atenta identifica que na essência esses documentos ainda permanecem com critérios de seleção de conteúdos bem diferentes das linhas traçadas pelas tendências atuais do ensino de História.
format Monografia UFRN
author Costa, Gilvânia Dantas de Melo.
Rocha, raimundo Nonato de Araújo da.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Costa, Gilvânia Dantas de Melo.
Rocha, raimundo Nonato de Araújo da.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Costa, Gilvânia Dantas de Melo.
title A história no Ensino Médio : um confronto entre o currículo proposto por livros didáticos e o currículo proposto pelo MEC /
title_short A história no Ensino Médio : um confronto entre o currículo proposto por livros didáticos e o currículo proposto pelo MEC /
title_full A história no Ensino Médio : um confronto entre o currículo proposto por livros didáticos e o currículo proposto pelo MEC /
title_fullStr A história no Ensino Médio : um confronto entre o currículo proposto por livros didáticos e o currículo proposto pelo MEC /
title_full_unstemmed A história no Ensino Médio : um confronto entre o currículo proposto por livros didáticos e o currículo proposto pelo MEC /
title_sort história no ensino médio : um confronto entre o currículo proposto por livros didáticos e o currículo proposto pelo mec /
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/106269
work_keys_str_mv AT costagilvaniadantasdemelo ahistorianoensinomedioumconfrontoentreocurriculopropostoporlivrosdidaticoseocurriculopropostopelomec
AT rocharaimundononatodearaujoda ahistorianoensinomedioumconfrontoentreocurriculopropostoporlivrosdidaticoseocurriculopropostopelomec
AT universidadefederaldoriograndedonorte ahistorianoensinomedioumconfrontoentreocurriculopropostoporlivrosdidaticoseocurriculopropostopelomec
AT costagilvaniadantasdemelo historianoensinomedioumconfrontoentreocurriculopropostoporlivrosdidaticoseocurriculopropostopelomec
AT rocharaimundononatodearaujoda historianoensinomedioumconfrontoentreocurriculopropostoporlivrosdidaticoseocurriculopropostopelomec
AT universidadefederaldoriograndedonorte historianoensinomedioumconfrontoentreocurriculopropostoporlivrosdidaticoseocurriculopropostopelomec
_version_ 1766835753254387712