Como se chega ou como nos tornamos docentes no Ensino Superior/

Resumo: A Tese tecida na abordagem (auto) biográfica estuda a existência do ensino vivencial, no âmbito do Ensino Superior, pautado na vivência e no campo (auto) formativo como um suporte teórico-metodológico presente nas salas de aulas, sendo três as suas questões norteadoras: Qual o percurso de (a...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Marques, Zoraya Maria de Oliveira., Ramalho, Betânia Leite., Souza, Elizeu Clementino de.
Formato: Tese
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/102503
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-72527
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-725272022-11-30T07:27:57Z Como se chega ou como nos tornamos docentes no Ensino Superior/ Marques, Zoraya Maria de Oliveira. Ramalho, Betânia Leite. Souza, Elizeu Clementino de. Educação - Tese. Professor - Tese. Formação - Tese. Ensino Superior - Tese. Narrativas - Tese. Education. Teaching formation. Higher Education. Resumo: A Tese tecida na abordagem (auto) biográfica estuda a existência do ensino vivencial, no âmbito do Ensino Superior, pautado na vivência e no campo (auto) formativo como um suporte teórico-metodológico presente nas salas de aulas, sendo três as suas questões norteadoras: Qual o percurso de (auto) formação trilhado por docentes do Ensino Superior, o que é, para estes sujeitos, o ensino no Ensino Superior e o que entendem por ensino vivencial segundo as suas narrativas. A epistemologia deste trabalho, ancorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Base de Pesquisa: Profissionalização e Formação Docente emerge, notadamente, dos estudos e pesquisas realizados por Ramalho e Nuñez (2005, 2006), Morosini (2001), Pimenta e Anastasiou (2002), Nóvoa (2000), Josso (2004), Dominicé (1988), Catani (2002), e Souza (2004), entre outros, e das práticas de ensino exercidas pela pesquisadora e sujeitos envolvidos na investigação-formação, o que é confirmado a partir das três ferramentas metodológicas que deram suporte ao caminho percorrido: Oito narrativas tópicas, uma observação-participante e sete laboratórios ou encontros paralelos de formação (EPF s) experienciados com professores licenciados que atuam nas diferentes instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas, localizadas na cidade de Natal/RN. A Tese situa deste modo, o ensino vivencial na pauta de alternativas metodológicas viáveis e concretas dentre a problemática da (auto) formação enfrentada pelos professores no Ensino Superior.#$&Abstract: The Thesis weaved in the (auto) biographical boarding studies the existence of existential teaching, in the scope of Superior Teaching, guided in the experience and the (auto) formative scope as a theoreticianmethodological support present in the classrooms, being three the essential questions: Which the way of (auto) formation traveled by professors of Superior Teaching, what is, for these citizens, the teaching in Superior Teaching and what they understand from existential teaching according to their narratives. The epistemology of this work, based on Program of After-Graduation in Education of Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Support of Research: Professionalization and Formation Lecturing emerges, especially, of the studies and research realized by Ramalho and Nuñez (2005, 2006), Morosini (2001), Pimenta and Anastasiou (2002), Nóvoa (2000), Josso (2004), Dominicé (1988), Catani (2002), and Souza (2004), among other authors, yonder the educational practice exercised by researcher and involved citizens in inquiryformation, what it is confirmed from the three methodological tools that given support to the covered way: Eight topic narratives, a participantcomment and seven laboratories or parallel meeting of formation (EPF's) experimented with licensed teachers that actuate in superior teaching institutions (IES), public and private, localized in the city of Natal/RN. The Thesis points out, in this way, existential education in the guideline of viable and concrete methodological alternatives amongst the problematic of the (auto) formation faced for the professors in Superior Teaching. 1 2022-10-05T17:38:12Z 2022-10-05T17:38:12Z 2006. Tese 37(81) M341c TESE 102503 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/102503 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/102503
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Educação -
Tese.
Professor -
Tese.
Formação -
Tese.
Ensino Superior -
Tese.
Narrativas -
Tese.
Education.
Teaching formation.
Higher Education.
spellingShingle Educação -
Tese.
Professor -
Tese.
Formação -
Tese.
Ensino Superior -
Tese.
Narrativas -
Tese.
Education.
Teaching formation.
Higher Education.
Marques, Zoraya Maria de Oliveira.
Ramalho, Betânia Leite.
Souza, Elizeu Clementino de.
Como se chega ou como nos tornamos docentes no Ensino Superior/
description Resumo: A Tese tecida na abordagem (auto) biográfica estuda a existência do ensino vivencial, no âmbito do Ensino Superior, pautado na vivência e no campo (auto) formativo como um suporte teórico-metodológico presente nas salas de aulas, sendo três as suas questões norteadoras: Qual o percurso de (auto) formação trilhado por docentes do Ensino Superior, o que é, para estes sujeitos, o ensino no Ensino Superior e o que entendem por ensino vivencial segundo as suas narrativas. A epistemologia deste trabalho, ancorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Base de Pesquisa: Profissionalização e Formação Docente emerge, notadamente, dos estudos e pesquisas realizados por Ramalho e Nuñez (2005, 2006), Morosini (2001), Pimenta e Anastasiou (2002), Nóvoa (2000), Josso (2004), Dominicé (1988), Catani (2002), e Souza (2004), entre outros, e das práticas de ensino exercidas pela pesquisadora e sujeitos envolvidos na investigação-formação, o que é confirmado a partir das três ferramentas metodológicas que deram suporte ao caminho percorrido: Oito narrativas tópicas, uma observação-participante e sete laboratórios ou encontros paralelos de formação (EPF s) experienciados com professores licenciados que atuam nas diferentes instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas, localizadas na cidade de Natal/RN. A Tese situa deste modo, o ensino vivencial na pauta de alternativas metodológicas viáveis e concretas dentre a problemática da (auto) formação enfrentada pelos professores no Ensino Superior.#$&Abstract: The Thesis weaved in the (auto) biographical boarding studies the existence of existential teaching, in the scope of Superior Teaching, guided in the experience and the (auto) formative scope as a theoreticianmethodological support present in the classrooms, being three the essential questions: Which the way of (auto) formation traveled by professors of Superior Teaching, what is, for these citizens, the teaching in Superior Teaching and what they understand from existential teaching according to their narratives. The epistemology of this work, based on Program of After-Graduation in Education of Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Support of Research: Professionalization and Formation Lecturing emerges, especially, of the studies and research realized by Ramalho and Nuñez (2005, 2006), Morosini (2001), Pimenta and Anastasiou (2002), Nóvoa (2000), Josso (2004), Dominicé (1988), Catani (2002), and Souza (2004), among other authors, yonder the educational practice exercised by researcher and involved citizens in inquiryformation, what it is confirmed from the three methodological tools that given support to the covered way: Eight topic narratives, a participantcomment and seven laboratories or parallel meeting of formation (EPF's) experimented with licensed teachers that actuate in superior teaching institutions (IES), public and private, localized in the city of Natal/RN. The Thesis points out, in this way, existential education in the guideline of viable and concrete methodological alternatives amongst the problematic of the (auto) formation faced for the professors in Superior Teaching.
format Tese
author Marques, Zoraya Maria de Oliveira.
Ramalho, Betânia Leite.
Souza, Elizeu Clementino de.
author_facet Marques, Zoraya Maria de Oliveira.
Ramalho, Betânia Leite.
Souza, Elizeu Clementino de.
author_sort Marques, Zoraya Maria de Oliveira.
title Como se chega ou como nos tornamos docentes no Ensino Superior/
title_short Como se chega ou como nos tornamos docentes no Ensino Superior/
title_full Como se chega ou como nos tornamos docentes no Ensino Superior/
title_fullStr Como se chega ou como nos tornamos docentes no Ensino Superior/
title_full_unstemmed Como se chega ou como nos tornamos docentes no Ensino Superior/
title_sort como se chega ou como nos tornamos docentes no ensino superior/
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/102503
work_keys_str_mv AT marqueszorayamariadeoliveira comosechegaoucomonostornamosdocentesnoensinosuperior
AT ramalhobetanialeite comosechegaoucomonostornamosdocentesnoensinosuperior
AT souzaelizeuclementinode comosechegaoucomonostornamosdocentesnoensinosuperior
_version_ 1766823378364137472