O sentido atribuido por professoras do ensino fundamental a ajuda criança-criança na aprendizagem: uma reflexão a partir da zona de desenvolvimento proximal/

Resumo: Nesta pesquisa, de caráter interpretativo e descritivo, desenvolvida na Base de Pesquisa Formação e Profissionalização Docente, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, estudou-se o sentido atribuído por professoras do Ensino Fundamental à ajuda criança-criança na aprendizagem, em rel...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Faria, Tereza Cristina Leandro de., Beltrán Nuñez, Isauro., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Tese
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topic Educação -
Docentes -
Profissionalização -
Tese.
Zona de desenvolvimento proximal -
Tese.
Formação e profissionalização docente -
Tese.
Vygotsky -
Tese.
Leontiev -
Tese.
Galperin -
Tese.
Education.
Teachers.
Zone of proximal development.
Professional qualification of teachers.
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O sentido atribuido por professoras do ensino fundamental a ajuda criança-criança na aprendizagem: uma reflexão a partir da zona de desenvolvimento proximal/
description Resumo: Nesta pesquisa, de caráter interpretativo e descritivo, desenvolvida na Base de Pesquisa Formação e Profissionalização Docente, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, estudou-se o sentido atribuído por professoras do Ensino Fundamental à ajuda criança-criança na aprendizagem, em relação ao significado das formas dessa interação como estão definidas nas orientações curriculares que norteiam o trabalho pedagógico nas escolas. Partiu-se da tese de que existe um hiato entre o sentido que professoras atribuem a essas interações e o significado destas nas orientações curriculares, que são fundamentadas no conceito de zona de desenvolvimento proximal de L. S. Vygotsky. Participaram do estudo oito professoras de escolas da rede pública estadual e municipal. Para a coleta de informações, utilizaram-se os seguintes instrumentos: um questionário escrito, um plano de atividade de ensino e duas entrevistas individuais gravadas e transcritas. As respostas às perguntas do questionário e das entrevistas foram categorizadas através da utilização de elementos da análise de conteúdo. A organização das categorias e das informações dos planos de atividade de ensino possibilitou triangular os dados para inferir o sentido que as professoras atribuem à ajuda criança-criança na aprendizagem. Os resultados revelaram o hiato entre como está sendo compreendida e organizada a ajuda criança-criança na aprendizagem e o suporte teórico da Ficha de Avaliação do Desenvolvimento do Aluno adotada pelas escolas. Esses resultados apontam para uma ambigüidade na compreensão das aprendizagens nas orientações curriculares e do lugar das interações entre crianças nesse processo.#$&Na pesquisa, apresentam-se as contribuições das teorias de A. N. Leontiev e de P. Ya Galperin para se discutir a ajuda entre crianças em interações na aprendizagem orientada para o desenvolvimento integral da personalidade, sob a perspectiva teórica da Psicologia da Educação soviética. Tal fato evidencia a necessidade de se repensar, nos cursos de formação inicial e continuada, o ensino da Psicologia da Educação, o qual poderá contribuir para a ressignificação do sentido atribuído pelas professoras à ajuda criança-criança na aprendizagem, bem como para a reflexão crítica sobre a prática, um dos requisitos necessários ao desenvolvimento docente profissional e à profissionalização docente.#$&Abstract:This research, interpretative and descriptive in nature, which was carried out at the Education and Professional Qualification of Teachers Research Base, of the Universidade Federal do Rio Grande do Norte [Federal University of Rio Grande do Norte], aimed at studying the meaning Fundamental Education teachers ascribe to the child-to-child support to learning as opposed to the meanings of such interactions defined in the curriculum guidelines for the pedagogic work developed in schools. It started with the assumption that there is a gap between the meaning teachers ascribe to these interactions and the meaning set forth in the curriculum guidelines based on L. S. Vygotsky's concept of the zone of proximal development. Eight teachers from government-supported state and local network schools took part in the study. The following instruments were used for collecting information: a written questionnaire, a lesson plan with teaching activities, and two personal recorded interviews with transcriptions. Answers to the questions in the questionnaire and from the interview were divided into categories by using elements from content analysis. By organizing the categories and the information given in the lesson plans with teaching activities, it was possible to proceed with a triangulation of data in order to infer the meaning teachers ascribe to the child-to-child support to learning. Results have disclosed a gap between the way the child-to-child support to learning is being understood and organized and the theoretical foundation in the Student Progress Assessment Report used in the schools. These results point toward an ambiguity in the way learning is understood within the curriculum guidelines and the place that children interactions have in this process. Contributions from A. N. Leontiev's and P. Ya Galperin's theories appear in this research for discussing the support provided by interacting children in learning targeted at a full development of the#$&personality, within the theoretical hallmark of Soviet educational psychology. Such fact shows that it is necessary to reconsider, both in initial and continued education programs, how Psychology of Education is being taught. This may lead to imparting a sense anew to the meaning teachers ascribe to the child-to-child support in learning, as well as to critically thinking about practice, which is one of the requirements needed for the educational development and professional qualification of teachers.
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Resumo: Nesta pesquisa, de caráter interpretativo e descritivo, desenvolvida na Base de Pesquisa Formação e Profissionalização Docente, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, estudou-se o sentido atribuído por professoras do Ensino Fundamental à ajuda criança-criança na aprendizagem, em relação ao significado das formas dessa interação como estão definidas nas orientações curriculares que norteiam o trabalho pedagógico nas escolas. Partiu-se da tese de que existe um hiato entre o sentido que professoras atribuem a essas interações e o significado destas nas orientações curriculares, que são fundamentadas no conceito de zona de desenvolvimento proximal de L. S. Vygotsky. Participaram do estudo oito professoras de escolas da rede pública estadual e municipal. Para a coleta de informações, utilizaram-se os seguintes instrumentos: um questionário escrito, um plano de atividade de ensino e duas entrevistas individuais gravadas e transcritas. As respostas às perguntas do questionário e das entrevistas foram categorizadas através da utilização de elementos da análise de conteúdo. A organização das categorias e das informações dos planos de atividade de ensino possibilitou triangular os dados para inferir o sentido que as professoras atribuem à ajuda criança-criança na aprendizagem. Os resultados revelaram o hiato entre como está sendo compreendida e organizada a ajuda criança-criança na aprendizagem e o suporte teórico da Ficha de Avaliação do Desenvolvimento do Aluno adotada pelas escolas. Esses resultados apontam para uma ambigüidade na compreensão das aprendizagens nas orientações curriculares e do lugar das interações entre crianças nesse processo.#$&Na pesquisa, apresentam-se as contribuições das teorias de A. N. Leontiev e de P. Ya Galperin para se discutir a ajuda entre crianças em interações na aprendizagem orientada para o desenvolvimento integral da personalidade, sob a perspectiva teórica da Psicologia da Educação soviética. Tal fato evidencia a necessidade de se repensar, nos cursos de formação inicial e continuada, o ensino da Psicologia da Educação, o qual poderá contribuir para a ressignificação do sentido atribuído pelas professoras à ajuda criança-criança na aprendizagem, bem como para a reflexão crítica sobre a prática, um dos requisitos necessários ao desenvolvimento docente profissional e à profissionalização docente.#$&Abstract:This research, interpretative and descriptive in nature, which was carried out at the Education and Professional Qualification of Teachers Research Base, of the Universidade Federal do Rio Grande do Norte [Federal University of Rio Grande do Norte], aimed at studying the meaning Fundamental Education teachers ascribe to the child-to-child support to learning as opposed to the meanings of such interactions defined in the curriculum guidelines for the pedagogic work developed in schools. It started with the assumption that there is a gap between the meaning teachers ascribe to these interactions and the meaning set forth in the curriculum guidelines based on L. S. Vygotsky's concept of the zone of proximal development. Eight teachers from government-supported state and local network schools took part in the study. The following instruments were used for collecting information: a written questionnaire, a lesson plan with teaching activities, and two personal recorded interviews with transcriptions. Answers to the questions in the questionnaire and from the interview were divided into categories by using elements from content analysis. By organizing the categories and the information given in the lesson plans with teaching activities, it was possible to proceed with a triangulation of data in order to infer the meaning teachers ascribe to the child-to-child support to learning. Results have disclosed a gap between the way the child-to-child support to learning is being understood and organized and the theoretical foundation in the Student Progress Assessment Report used in the schools. These results point toward an ambiguity in the way learning is understood within the curriculum guidelines and the place that children interactions have in this process. Contributions from A. N. Leontiev's and P. Ya Galperin's theories appear in this research for discussing the support provided by interacting children in learning targeted at a full development of the#$&personality, within the theoretical hallmark of Soviet educational psychology. Such fact shows that it is necessary to reconsider, both in initial and continued education programs, how Psychology of Education is being taught. This may lead to imparting a sense anew to the meaning teachers ascribe to the child-to-child support in learning, as well as to critically thinking about practice, which is one of the requirements needed for the educational development and professional qualification of teachers. 1 2022-10-05T16:05:43Z 2022-10-05T16:05:43Z 2007. Tese 37.011.31 F224s TESE 92270 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/92270 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/92270