Formação de professores de assentamentos rurais do Rio Grande do Norte : representações, memórias e práticas de letramento /

Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo as representações que os professores têm sobre letramento e escolarização, bem como suas memórias e práticas de leitura e escrita no processo de formação do professor em assentamentos rurais do Estado do Rio Grande do Norte. Focalizamos nossa discussão...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Alves, Antônia de Lima., Oliveira, Maria do Socorro., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/85314
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Resumo:Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo as representações que os professores têm sobre letramento e escolarização, bem como suas memórias e práticas de leitura e escrita no processo de formação do professor em assentamentos rurais do Estado do Rio Grande do Norte. Focalizamos nossa discussão nas práticas de letramento construídas em oficinas de linguagem, pressupondo como necessária para a formação do professor a existência de um contexto pedagógico que permita desenvolver a própria ação docente. Essas oficinas objetivaram criar um espaço de constante reflexão e ação. O corpus é constituído por cartas escritas por professores em oficinas de formação e oito entrevistas versando sobre questões de letramento, escolarização, memórias e práticas de leitura e escrita. Esses professores fazem uso de práticas de letramento relacionadas aos assentamentos aos quais pertencem. Esta pesquisa é informada, principalmente, por estudos que discutem o Letramento (Street, 1984, 1995; Barton, 1998; Freire, 1978, 1987, 1995), focalizando seu caráter político e de inclusão ao mundo letrado, as Representações Sociais (Moscovici, 1978) e os estudos sobre género como uma prática discursiva (Fairciough, 2001). Metodologicamente, esta pesquisa é de natureza etnográfica crítica (Cameron,1992). As cartas manifestam-se como práticas identitárias - retratos das histórias de vida dos professores. As análises das entrevistas, por sua vez, apontam para o caráter multifacetado do letramento, evidenciando inúmeras visões sobre o fenômeno.#$&Abstract: This work has as study object the representations that teachers have about literacy, and schooling, as well as their memories and their reading and writing practices in the formation process of teachers in rural areas of the State of Rio Grande do Norte. We focused our discussion in literacy practices constructed on language workshops, assumed as necessary for the teacher formation, the existence of a pedagogical context that allows developing the appropriate teaching action. These workshops aimed at creating a space of constant reflection and action. The corpus is composed of letters written by teachers in formation workshops and interviews emphasizing questions of literacy, schooling, memories and reading and writing practices These teachers make use of literacy practices related to the plots which they belong to. This research is informed mainly by studies that discuss the Literacy (Street, 1984, 1995; Barton, 1998; Freire, 1978, 1980, 1990, 1996), focusing its political character and of inclusion to the literate worid, the Social Representations (Moscovici, 1978) and the studies on genre as a discoursive practice (Fairdough, 2001). Methodologically, this research is of critical ethnographic nature (Cameron, 1992). The letters are disclosed as identify practices - pictures of life histories of the teachers. The analyses of the interviews, in turn, show the literacy multifaceted character, evidencing innumerable views on the phenomenon.