Avaliar na alfabetização : uma reflexão sobre as dificuldades docentes /

Resumo: Nosso trabalho se insere no contexto da avaliação no processo de alfabetização, como um momento do ciclo da ação educacional que envolve o planejamento, o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita. Nesse sentido, o estudo objetivou investigar, junto a professores da escola pública do e...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Oliveira, Tânia Maria Fernandes., Campelo, Maria Estela Costa Holanda., Lopes, Denise Maria de Carvalho., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14463/1/TaniaMFO.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: Nosso trabalho se insere no contexto da avaliação no processo de alfabetização, como um momento do ciclo da ação educacional que envolve o planejamento, o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita. Nesse sentido, o estudo objetivou investigar, junto a professores da escola pública do ensino fundamental, as dificuldades vivenciadas por eles, no trabalho docente específico de avaliar crianças em processo de alfabetização. Como parte da abordagem qualitativa, a pesquisa se desenvolveu através de um estudo de caso na Escola Municipal Professora Emília Ramos, em Natal/RN. Como procedimento de coleta dos dados, utilizamos a entrevista semi-diretiva e o questionário. Foram sujeitos da pesquisa duas coordenadoras pedagógicas e sete professores que atuavam no 1º ciclo do ensino fundamental daquela escola, no ano de 2003. A análise dos dados nos permite destacar que as dificuldades docentes envolvem questões teóricas de ordem conceitual e metodológica, embora essas questões já evidenciem um significativo conhecimento do professor acerca da alfabetização e da avaliação. A reflexão aqui desenvolvida se articula em dois eixos: o da alfabetização e o da avaliação.#$&No tocante à alfabetização, tomamos como referência os estudos psicogenéticos de Ferreiro e Teberosky (1985), quando ressaltam pontos fundamentais para uma prática coerente na avaliação de alfabetizandos: a) o conhecimento objetivo não é um dado inicial, mas uma aquisição processual, da qual o aprendiz não se aproxima passo a passo, de forma linear; Q) a aquisição do conhecimento objetivo acontece através de reconstruções globais, algumas das quais 'errôneas' no que se refere à escrita convencional, porém construtivas e necessárias. Igualmente, consideramos a perspectiva interacionista-construtivista, onde Vygotsky (1984) ressalta que a escrita deve ser priorizada enquanto linguagem, ou seja, atividade simbólica, prática cultural. Assim sendo, a aquisição da escrita, enquanto aprendizagem de uma linguagem, é concebida como desenvolvimento de habilidades relativas à atividade simbólico-comunicativa de produção de sentidos. Nesse sentido, enfatiza Hoffmann (1994) que é preciso superar a prática atual de avaliação quanto ao seu caráter de terminalidade e constatação de erros e acertos. Na linha do novo paradigma, a avaliação se constitui numa das mediações pela qual o professor deve encorajar a reorganização do saber do alfabetizando e a retomada da sua própria prática. Para nós, a compreensão dessas questões é de fundamental importância para a superação das nossas dificuldades de avaliar, além de nos orientar na busca de uma avaliação coerente, emancipatória e promotora de novas situações de ensinar/aprender rumo a uma pedagogia da alfabetização com mais chances de ser bem sucedida.#$&Abstract: Our work leads up to the context of evaluation during alphabetization process as a moment of an educational action cycle that requires planning, teaching and learning of reading and writing. It aimed to research the difficulties lived by teachers of a public elementary school during the specific task of evaluating children in the alphabetization process. This qualitative research took place as a case study at Emília Ramos Municipal 8chool, in Natal, capital city of Rio Grande do Norte 8tate, Brazil. Semi-structured interview and questionnaire were used as fact-gathering proceedings. Two pedagogical advisers and seven teachers formed the group of research subjects. Ali of them worked with elementary school first cycle classes, in that school, in the year of 2003. The analysis shows that teachers' difficulties concern to theoretic questions of conceptual and methodological orders, although these questions indicate an important knowledge of teachers about alphabetization and evaluation.#$&Our reflection about these problems articulates two points: alphabetization and evaluation. Concerning alphabetization, we took reference on Psychogenetic studies of Ferreiro and Teberosky (1985) which emphasizes fundamental points for a coherent evaluation practice: a) objective knowledge is not a beginning data; it is a construction process, which the learner does not conquest step by step on a linear way; Q) objective knowledge acquisition happens through a global re-construction, and some of them may seem "mistakes" if we consider conventional writing - but these "mistakes" are constructive and necessary. We also took reference on Interactionist-constructivist theory. Here, Vygotsky (1984) proposes that writing must be specially understood as language, symbolical activity, cultural practice. So, acquisition of writing process, as language learning, must be understood as a development of abilities relative to symbolical and communicative activity of sense production. On this way, Hoffmann (1994) advises that is necessary to overtake current evaluation practices, limited by their terminality character, only pointing right or wrong questions. According to a new paradigm, valuation appears as one of the mediations by which teachers must indicate re-ordination of pupil's knowledge, and re-organize their own practices toe. The comprehensions of these questions plays decisive part in order to overtake our difficulties in evaluating. Besides, it points a way to build a coherent valuate practice, with an emancipating character and able to create new teaching-and-Leading situations, leading to a better alphabetization Pedagogy.