Os sentidos da autonomia docente no desenvolvimento curricular/
Resumo: Esse estudo firma-se no caminho da formação e do desenvolvimento profissional de professores de Matemática, objetivando compreender, a partir do discurso de professores de Matemática, o sentido atribuído à autonomia profissional e como esse sentido é refletido na produção e desenvolvimento c...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/82620 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:localhost:123456789-58226 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-582262022-11-30T03:06:31Z Os sentidos da autonomia docente no desenvolvimento curricular/ Angelo, Cristiane Borges. Mendes, Iran Abreu. Formação de professores - Dissertação. Autonomia - Currículo - Dissertação. Desenvolvimento - Currículo - Dissertação. Formação de professoeres - Matemática - Dissertação. Formación de professores. Autonomia. Curriculo. Desarrolo curricular. Matemática. Resumo: Esse estudo firma-se no caminho da formação e do desenvolvimento profissional de professores de Matemática, objetivando compreender, a partir do discurso de professores de Matemática, o sentido atribuído à autonomia profissional e como esse sentido é refletido na produção e desenvolvimento curricular da disciplina de Matemática. Para tal, utilizamos a entrevista compreensiva, metodologia baseada no pressuposto fundamental da palavra na construção do objeto de estudo. A partir do discurso de cinco professores que lecionam a disciplina de Matemática, no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte, percebemos que a autonomia está atrelada a uma posição de soberania em sala de aula, o que se traduz em um trabalho voltado para o individualismo. Constatamos que as reuniões pedagógicas, espaços por excelência para discussões e reflexões acerca do ensino de Matemática e conseqüente desenvolvimento profissional, não contribuem para que o mesmo se efetive. Percebemos, também, que o livro didático é utilizado para padronizar o trabalho dos professores e que o vestibular, ainda, é tomado como referência no que concerne ao currículo de Matemática na instituição, o que impede a efetivação de um desenvolvimento curricular da disciplina de Matemática, em que sejam considerados solidariamente todos os seus componentes.#$&Resumen: Ese estudio se firma en el camino de la formación y del desarrollo profesional de profesores de Matemáticas, objetivando comprender, a partir del discurso de profesores de dicha asignatura, el sentido atribuido a la autonomía profesional y cómo ese sentido es reflejado en la producción y desarrollo curricular de la asignatura de Matemáticas. Para tal, utilizamos la entrevista comprensiva, metodología basada en el supuesto fundamental de la palabra en la construcción del objeto de estudio. A partir del discurso de cinco profesores que imparten la asignatura de Matemáticas en el Centro Federal de Educación Tecnológica de Rio Grande do Norte, percibimos que la autonomía está unida a una posición de soberanía en aula, lo que se traduce en un trabajo volcado al individualismo. Constatamos que las reuniones pedagógicas, espacios por excelencia para discusiones y reflexiones acerca de la enseñanza de Matemáticas y consecuente desarrollo profesional, no contribuyen para la mejora de la enseñaza de dicha disciplina. Percibimos, también, que el libro didáctico es utilizado para estandarizar el trabajo de los profesores y que la selectividad todavía es punto de referencia en lo que concierne al currículum de Matemáticas en la institución, lo que impide la realización de un desarrollo curricular de la asignatura de Matemáticas en que sean considerados conjuntamente todos sus componentes. 1 2022-10-05T14:45:59Z 2022-10-05T14:45:59Z 2006. Dissertação 371.13(813.2) A584s DISSERT 82620 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/82620 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14457/1/CristianeBA.pdf |
institution |
Acervo SISBI |
collection |
SIGAA |
topic |
Formação de professores - Dissertação. Autonomia - Currículo - Dissertação. Desenvolvimento - Currículo - Dissertação. Formação de professoeres - Matemática - Dissertação. Formación de professores. Autonomia. Curriculo. Desarrolo curricular. Matemática. |
spellingShingle |
Formação de professores - Dissertação. Autonomia - Currículo - Dissertação. Desenvolvimento - Currículo - Dissertação. Formação de professoeres - Matemática - Dissertação. Formación de professores. Autonomia. Curriculo. Desarrolo curricular. Matemática. Angelo, Cristiane Borges. Mendes, Iran Abreu. Os sentidos da autonomia docente no desenvolvimento curricular/ |
description |
Resumo: Esse estudo firma-se no caminho da formação e do desenvolvimento profissional de professores de Matemática, objetivando compreender, a partir do discurso de professores de Matemática, o sentido atribuído à autonomia profissional e como esse sentido é refletido na produção e desenvolvimento curricular da disciplina de Matemática. Para tal, utilizamos a entrevista compreensiva, metodologia baseada no pressuposto fundamental da palavra na construção do objeto de estudo. A partir do discurso de cinco professores que lecionam a disciplina de Matemática, no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte, percebemos que a autonomia está atrelada a uma posição de soberania em sala de aula, o que se traduz em um trabalho voltado para o individualismo. Constatamos que as reuniões pedagógicas, espaços por excelência para discussões e reflexões acerca do ensino de Matemática e conseqüente desenvolvimento profissional, não contribuem para que o mesmo se efetive. Percebemos, também, que o livro didático é utilizado para padronizar o trabalho dos professores e que o vestibular, ainda, é tomado como referência no que concerne ao currículo de Matemática na instituição, o que impede a efetivação de um desenvolvimento curricular da disciplina de Matemática, em que sejam considerados solidariamente todos os seus componentes.#$&Resumen: Ese estudio se firma en el camino de la formación y del desarrollo profesional de profesores de Matemáticas, objetivando comprender, a partir del discurso de profesores de dicha asignatura, el sentido atribuido a la autonomía profesional y cómo ese sentido es reflejado en la producción y desarrollo curricular de la asignatura de Matemáticas. Para tal, utilizamos la entrevista comprensiva, metodología basada en el supuesto fundamental de la palabra en la construcción del objeto de estudio. A partir del discurso de cinco profesores que imparten la asignatura de Matemáticas en el Centro Federal de Educación Tecnológica de Rio Grande do Norte, percibimos que la autonomía está unida a una posición de soberanía en aula, lo que se traduce en un trabajo volcado al individualismo. Constatamos que las reuniones pedagógicas, espacios por excelencia para discusiones y reflexiones acerca de la enseñanza de Matemáticas y consecuente desarrollo profesional, no contribuyen para la mejora de la enseñaza de dicha disciplina. Percibimos, también, que el libro didáctico es utilizado para estandarizar el trabajo de los profesores y que la selectividad todavía es punto de referencia en lo que concierne al currículum de Matemáticas en la institución, lo que impide la realización de un desarrollo curricular de la asignatura de Matemáticas en que sean considerados conjuntamente todos sus componentes. |
format |
Dissertação |
author |
Angelo, Cristiane Borges. Mendes, Iran Abreu. |
author_facet |
Angelo, Cristiane Borges. Mendes, Iran Abreu. |
author_sort |
Angelo, Cristiane Borges. |
title |
Os sentidos da autonomia docente no desenvolvimento curricular/ |
title_short |
Os sentidos da autonomia docente no desenvolvimento curricular/ |
title_full |
Os sentidos da autonomia docente no desenvolvimento curricular/ |
title_fullStr |
Os sentidos da autonomia docente no desenvolvimento curricular/ |
title_full_unstemmed |
Os sentidos da autonomia docente no desenvolvimento curricular/ |
title_sort |
os sentidos da autonomia docente no desenvolvimento curricular/ |
publishDate |
2022 |
url |
https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/82620 |
work_keys_str_mv |
AT angelocristianeborges ossentidosdaautonomiadocentenodesenvolvimentocurricular AT mendesiranabreu ossentidosdaautonomiadocentenodesenvolvimentocurricular |
_version_ |
1766817296435642368 |