A produção tardia da profissionalização docente e seu impacto na redefinição identitária do professorado do ensino fundamental /

Resumo: O objetivo deste estudo consistiu em apreender e reconstituir o modo pelo qual professoras e professores vinculados à educação infantil e à fase inicial do ensino fundamental produzem sua identidade docente, no contexto de uma tardia profissionalização. O campo dessa pesquisa envolveu três i...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Melo, Marileide Maria de., Domingos Sobrinho, Moisés.
Formato: Tese
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14153/1/MarileideMM_TESE.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-54943
record_format dspace
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Educação -
Tese.
Profissionalização docente -
Tese.
Representações sociais -
Tese.
Identidade docente -
Dissertação.
Educación.
Porfissionalización docente.
Representaciones sociales.
Identidad docente.
spellingShingle Educação -
Tese.
Profissionalização docente -
Tese.
Representações sociais -
Tese.
Identidade docente -
Dissertação.
Educación.
Porfissionalización docente.
Representaciones sociales.
Identidad docente.
Melo, Marileide Maria de.
Domingos Sobrinho, Moisés.
A produção tardia da profissionalização docente e seu impacto na redefinição identitária do professorado do ensino fundamental /
description Resumo: O objetivo deste estudo consistiu em apreender e reconstituir o modo pelo qual professoras e professores vinculados à educação infantil e à fase inicial do ensino fundamental produzem sua identidade docente, no contexto de uma tardia profissionalização. O campo dessa pesquisa envolveu três instituições públicas de ensino superior, duas em Natal (RN) e uma em João Pessoa (PB), que desenvolvem programas especiais de formação de docentes vinculados às respectivas redes locais de ensino. Para o atendimento do objetivo acima proposto, foi utilizada a teoria das representações sociais para a apreensão dos elementos constitutivos das representações sociais do professorado, conforme a formulação de Moscovici e colaboradores, considerando-se aqui, especialmente, a contribuição de Abric em sua complementar teoria do núcleo central das representações. Tendo em vista a necessidade de identificação dos elementos estruturadores das representações e definidores das identidades em questão, privilegiou-se na pesquisa a produção discursiva docente e suas condições de produção. A utilização de suas evocações, bem como das fontes escritas pelos próprios sujeitos envolvidos, oportunizou o afloramento das diferentes faces constitutivas do ser professor/a. O corpus decorrente desse estudo foi então submetido a uma série de diferentes métodos / técnicas condensadas em programas informatizados e outros manuais, em um esforço para conferir um maior rigor à análise dos resultados apontados. Utilizou-se ainda um referencial de análise do discurso para viabilizar a emergência de diferentes ângulos da configuração identitária em foco. Os resultados apontam para um significativo#$&deslocamento das representações docentes, bem como permitem afirmar a hipótese inicialmente posta de que a profissionalização docente acontece não apenas de maneira tardia, como também vem provocando uma ressignificação dos referentes identitários desses profissionais.#$&Resumen: El objetivo de este estudio consistió en capturar y reconstituir el modo por el cual profesoras y profesores vinculados a la educación infantil y a la fase inicial de la enseñanza fundamental producen su identidad docente, en el contexto de una tardía profesionalización. El campo de esa pesquisa envolvió tres instituciones públicas de enseñanza superior, dos en Natal (RN) y una en João Pessoa (PB), que desenvulven programas especiales de formación de docentes vinculados a las respectivas redes locales de enseñanza. Para el atendimiento del objetivo arriba propuesto, fue utilizada la teoría de las representaciones sociales para la captura de los elementos constitutivos de las representaciones sociales del profesorado conforme la formulación de Serge Moscovici y colaboradores, considerándose, aqui, especialmente, la contribución de Abric en su complementar teoría de nucleo central de las representaciones. Teniendo en vista la necesidad de identificación de los elementos estructuradores de las representaciones, y definidores de las identidades en cuestión, se privilegió en la pesquisa la producción discursiva docente y sus condiciones de producción. La utilización de sus evocaciones, bien como de las fuentes escritas por los propios sujetos envolvidos, oportunizó el afloramiento de las diferentes faces constitutivas del ser profesor/a . El corpus decorriente de ese estudio fue entonces somentido a una serie de diferentes métodos / técnicas condensadas en programas informatizados y otros manuales en um esfuerzo para conferir un mayor rigor al análisis de los resultados apuntados. Se utilizó, aún, un referencial de análisis del discurso para viabilizar la#$&emergencia de diferentes ângulos de la configuracion de la identidad en foco. Los resultados apuntam para un significativo deslocamiento de las representaciones docentes, bien como permitem afirmar la hipótesis, inicialmente puesta, de que la profesionalización docente ocurre no apenas de manera tardía, como también viene provocando una resignificación de los referentes de identidad de esos profesionales
format Tese
author Melo, Marileide Maria de.
Domingos Sobrinho, Moisés.
author_facet Melo, Marileide Maria de.
Domingos Sobrinho, Moisés.
author_sort Melo, Marileide Maria de.
title A produção tardia da profissionalização docente e seu impacto na redefinição identitária do professorado do ensino fundamental /
title_short A produção tardia da profissionalização docente e seu impacto na redefinição identitária do professorado do ensino fundamental /
title_full A produção tardia da profissionalização docente e seu impacto na redefinição identitária do professorado do ensino fundamental /
title_fullStr A produção tardia da profissionalização docente e seu impacto na redefinição identitária do professorado do ensino fundamental /
title_full_unstemmed A produção tardia da profissionalização docente e seu impacto na redefinição identitária do professorado do ensino fundamental /
title_sort produção tardia da profissionalização docente e seu impacto na redefinição identitária do professorado do ensino fundamental /
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14153/1/MarileideMM_TESE.pdf
work_keys_str_mv AT melomarileidemariade aproducaotardiadaprofissionalizacaodocenteeseuimpactonaredefinicaoidentitariadoprofessoradodoensinofundamental
AT domingossobrinhomoises aproducaotardiadaprofissionalizacaodocenteeseuimpactonaredefinicaoidentitariadoprofessoradodoensinofundamental
AT melomarileidemariade producaotardiadaprofissionalizacaodocenteeseuimpactonaredefinicaoidentitariadoprofessoradodoensinofundamental
AT domingossobrinhomoises producaotardiadaprofissionalizacaodocenteeseuimpactonaredefinicaoidentitariadoprofessoradodoensinofundamental
_version_ 1766808487440941056
spelling oai:localhost:123456789-549432022-11-30T02:09:32Z A produção tardia da profissionalização docente e seu impacto na redefinição identitária do professorado do ensino fundamental / Melo, Marileide Maria de. Domingos Sobrinho, Moisés. Educação - Tese. Profissionalização docente - Tese. Representações sociais - Tese. Identidade docente - Dissertação. Educación. Porfissionalización docente. Representaciones sociales. Identidad docente. Resumo: O objetivo deste estudo consistiu em apreender e reconstituir o modo pelo qual professoras e professores vinculados à educação infantil e à fase inicial do ensino fundamental produzem sua identidade docente, no contexto de uma tardia profissionalização. O campo dessa pesquisa envolveu três instituições públicas de ensino superior, duas em Natal (RN) e uma em João Pessoa (PB), que desenvolvem programas especiais de formação de docentes vinculados às respectivas redes locais de ensino. Para o atendimento do objetivo acima proposto, foi utilizada a teoria das representações sociais para a apreensão dos elementos constitutivos das representações sociais do professorado, conforme a formulação de Moscovici e colaboradores, considerando-se aqui, especialmente, a contribuição de Abric em sua complementar teoria do núcleo central das representações. Tendo em vista a necessidade de identificação dos elementos estruturadores das representações e definidores das identidades em questão, privilegiou-se na pesquisa a produção discursiva docente e suas condições de produção. A utilização de suas evocações, bem como das fontes escritas pelos próprios sujeitos envolvidos, oportunizou o afloramento das diferentes faces constitutivas do ser professor/a. O corpus decorrente desse estudo foi então submetido a uma série de diferentes métodos / técnicas condensadas em programas informatizados e outros manuais, em um esforço para conferir um maior rigor à análise dos resultados apontados. Utilizou-se ainda um referencial de análise do discurso para viabilizar a emergência de diferentes ângulos da configuração identitária em foco. Os resultados apontam para um significativo#$&deslocamento das representações docentes, bem como permitem afirmar a hipótese inicialmente posta de que a profissionalização docente acontece não apenas de maneira tardia, como também vem provocando uma ressignificação dos referentes identitários desses profissionais.#$&Resumen: El objetivo de este estudio consistió en capturar y reconstituir el modo por el cual profesoras y profesores vinculados a la educación infantil y a la fase inicial de la enseñanza fundamental producen su identidad docente, en el contexto de una tardía profesionalización. El campo de esa pesquisa envolvió tres instituciones públicas de enseñanza superior, dos en Natal (RN) y una en João Pessoa (PB), que desenvulven programas especiales de formación de docentes vinculados a las respectivas redes locales de enseñanza. Para el atendimiento del objetivo arriba propuesto, fue utilizada la teoría de las representaciones sociales para la captura de los elementos constitutivos de las representaciones sociales del profesorado conforme la formulación de Serge Moscovici y colaboradores, considerándose, aqui, especialmente, la contribución de Abric en su complementar teoría de nucleo central de las representaciones. Teniendo en vista la necesidad de identificación de los elementos estructuradores de las representaciones, y definidores de las identidades en cuestión, se privilegió en la pesquisa la producción discursiva docente y sus condiciones de producción. La utilización de sus evocaciones, bien como de las fuentes escritas por los propios sujetos envolvidos, oportunizó el afloramiento de las diferentes faces constitutivas del ser profesor/a . El corpus decorriente de ese estudio fue entonces somentido a una serie de diferentes métodos / técnicas condensadas en programas informatizados y otros manuales en um esfuerzo para conferir un mayor rigor al análisis de los resultados apuntados. Se utilizó, aún, un referencial de análisis del discurso para viabilizar la#$&emergencia de diferentes ângulos de la configuracion de la identidad en foco. Los resultados apuntam para un significativo deslocamiento de las representaciones docentes, bien como permitem afirmar la hipótesis, inicialmente puesta, de que la profesionalización docente ocurre no apenas de manera tardía, como también viene provocando una resignificación de los referentes de identidad de esos profesionales 1 2022-10-05T14:14:27Z 2022-10-05T14:14:27Z 2005. Tese 37.035 M528p TESE 78333 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14153/1/MarileideMM_TESE.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14153/1/MarileideMM_TESE.pdf