A escola enquanto espaço privilegiado de construção de "meninos de verdade" : concepções e valores atribuidos a essa instituição por crianças pobres/

Resumo: A intenção deste estudo foi identificar a(s) concepção (concepções) de escola no discurso de crianças da classe pobre. Foram investigados dois grupos de crianças: um composto por crianças que viveram situação de inserção precoce no mercado do trabalho, que têm obrigatoriedade de freqüentar a...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Santos, Waleska Patrícia de Lima., Francischini, Rosângela.
Formato: Dissertação
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spelling oai:localhost:123456789-537352022-11-30T01:46:04Z A escola enquanto espaço privilegiado de construção de "meninos de verdade" : concepções e valores atribuidos a essa instituição por crianças pobres/ Santos, Waleska Patrícia de Lima. Francischini, Rosângela. Organização escolar - Dissertação. Escola - Concepção - Dissertação. Criança pobre - Dissertação. Capitalismo - Dissertação. Pinóquio - Dissertação. School organization. School. Conception. Capitalism. Pinochio. Resumo: A intenção deste estudo foi identificar a(s) concepção (concepções) de escola no discurso de crianças da classe pobre. Foram investigados dois grupos de crianças: um composto por crianças que viveram situação de inserção precoce no mercado do trabalho, que têm obrigatoriedade de freqüentar a escola visto que fazem parte de um dentre os programas de governo denominados de programas de renda-mínima e, outro, de crianças que, apesar de viverem em um bairro caracterizado por ser o mais pobre, não têm obrigatoriedade de freqüentar a escola. Assim, temáticas como trabalho precoce, programas de renda mínima, capitalismo e neoliberalismo estiveram presentes na discussão apresentada, procurando-se estabelecer uma relação com a obra “As Aventuras de Pinóquio”, de Carlo Collodi, cuja concepção de escola é bastante similar à do discurso oficial atual – escola para todos. Na obra citada, o personagem Gepeto não sabia o que era ser um “menino de verdade”, mas sabia que existia um lugar na cidade, onde seu boneco Pinóquio se tornaria um deles – a escola. Assim, essa instituição foi designada pela justiça e pela política da cidade de Gepeto como um direito da infância. Pinóquio, no final da narrativa, transforma-se em um “menino de verdade” porque desenvolve comportamentos de responsabilidade e bondade aprendidos na escola. Para consubstanciar nossa investigação, utilizamos as perspectivas da Análise de Conteúdo e a histórico-cultural. O resultado mostrou que as crianças sabem que existem diferentes escolas: a sua e outra – a da classe rica. A escola delas é concebida como boa; como lugar de estudo e não de bagunça; e como possibilitadora de ascensão social. Este discurso é similar ao discurso do sistema sócio-econômico capitalista no qual o Brasil está inserido.#$&Abstract: The intention of this study was to identify the school conception (conceptions) in the discourse of poor children. There were inquired two groups of subjects: the first was composed of children that inserted precociously themselves into the work market and must to go to school because they take part in one of the governmental programs, called, minimum income programs. The second will be composed of children that live in the poorest district in Natal/RN city. And don´t have obligatoriness to go to school. Thus, thematics like precocious work, minimum income program, capitalism, neoliberalism was aproached in our discussion. We also intended to make a illustrate with “Pinochio Adventures” fable, because its conception school is similar like real official discourse – school from everybody. In cited narrative, the character “ Gepeto” didn’t know what’s a “truth child” but knows that exist a place in city where his maledoll “Pinochio” would be one – the school. Thus, this institution was destine by the justice and politics from Gepetos’s city how children right. Pinochio, in the book’s end, to be transformed himself in a “truth child” because learned in school responsible and goodness behaviors. To uphold our inquiry we used the Content Analysis and socio-historical perspectives. The result showed that the children know that exist differents schools: yours and other, to rich class. Their school is admited like good, it is a study place, it isn´t disorders place; and also make propotional to social ascencion. The children's discourses is similar to capitalism's discourse. 1 2022-10-05T14:03:48Z 2022-10-05T14:03:48Z 2004. Dissertação 371.2 S237e DISSERT 76388 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/76388 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/76388
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