Pedagogia de projetos e etnomatemática : caminhos e diálogos na zona rural de Mossoró-RN/

Resumo: Ensinar Matemática contextualizada e significativa, no mundo da criança e do adolescente, requer do trabalho de pesquisa um maior suporte teórico e metodológico. A saída encontrada neste trabalho foi buscar os fundamentos em dois caminhos: a Pedagogia de projetos e a Etnomatemática. Entende-...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Costa, Francisca Vandilma., Fossa, John Andrew.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/76335
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-53696
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-536962022-11-30T01:45:21Z Pedagogia de projetos e etnomatemática : caminhos e diálogos na zona rural de Mossoró-RN/ Costa, Francisca Vandilma. Fossa, John Andrew. Educação matemática - Dissertação. Etnomatemática - Dissertação. Pedagogia - Dissertação. Interdisciplinaridade - Dissertação. Educação - Dssertação. Mathematics education. Ethnomthematics. Pedagogy. Interdisciplinarity. Education. Resumo: Ensinar Matemática contextualizada e significativa, no mundo da criança e do adolescente, requer do trabalho de pesquisa um maior suporte teórico e metodológico. A saída encontrada neste trabalho foi buscar os fundamentos em dois caminhos: a Pedagogia de projetos e a Etnomatemática. Entende-se que esses dois caminhos podem apresentar pontos em comum, tais como: o real, a interdisciplinaridade, a intervenção pedagógica, a flexibilidade na seqüência dos conteúdos e a aprendizagem interativa. Isso possibilita um cruzamento teórico importante para o ensino-aprendizagem da Matemática. Esses pontos fundem-se na proposta apresentada, possibilitando novas estratégias, diferenciadas das do Ensino Tradicional, e originando um Ensino Alternativo, para ser vivenciado na sala de aula de Matemática. Este trabalho dá um novo rumo ao ensino, indo além da educação tradicional, ao permitir um ensino de Matemática integrado com outras disciplinas e uma aprendizagem significativa. Para tanto, tornam-se necessárias parcerias com docentes, discentes e a comunidade em geral, a fim de se traçarem caminhos e diálogos contínuos.#$&Abstract: Teaching Mathematics in a contextualized and significant manner, in the world of the child and the adolescent, requires a solid theoretical and methodological basis on the part of the researcher. The present work found this foundation in two ways: teaching with projects and ethnomathematics. It is understood that these ways have points in common, such as: the real, interdisciplinarity, teaching methods, flexibility in sequencing the curriculum and interactive learning. This makes possible a theoretical cross-fertilization, which is important for the teaching/learning of Mathematics. Those points are merged in the present proposal, making possible new strategies, distinct from those of the Traditional Teaching Methodology and giving raise to an Alternative Teaching Methodology, which is to be lived in the Mathematics classrooms. This work gives a new direction to teaching, going beyond the traditional forms of education by allowing the teaching of Mathematics to become integrated with other school subjects, resulting in significant learning. In order to implement the proposal, it is necessary to form partnerships with teachers, pupils and the whole community, so that the way can be traced by continual dialogue. 1 2022-10-05T14:03:24Z 2022-10-05T14:03:24Z 2005. Dissertação 51:373.5 C837p DISSERT 76335 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/76335 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/76335
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Educação matemática -
Dissertação.
Etnomatemática -
Dissertação.
Pedagogia -
Dissertação.
Interdisciplinaridade -
Dissertação.
Educação -
Dssertação.
Mathematics education.
Ethnomthematics.
Pedagogy.
Interdisciplinarity.
Education.
spellingShingle Educação matemática -
Dissertação.
Etnomatemática -
Dissertação.
Pedagogia -
Dissertação.
Interdisciplinaridade -
Dissertação.
Educação -
Dssertação.
Mathematics education.
Ethnomthematics.
Pedagogy.
Interdisciplinarity.
Education.
Costa, Francisca Vandilma.
Fossa, John Andrew.
Pedagogia de projetos e etnomatemática : caminhos e diálogos na zona rural de Mossoró-RN/
description Resumo: Ensinar Matemática contextualizada e significativa, no mundo da criança e do adolescente, requer do trabalho de pesquisa um maior suporte teórico e metodológico. A saída encontrada neste trabalho foi buscar os fundamentos em dois caminhos: a Pedagogia de projetos e a Etnomatemática. Entende-se que esses dois caminhos podem apresentar pontos em comum, tais como: o real, a interdisciplinaridade, a intervenção pedagógica, a flexibilidade na seqüência dos conteúdos e a aprendizagem interativa. Isso possibilita um cruzamento teórico importante para o ensino-aprendizagem da Matemática. Esses pontos fundem-se na proposta apresentada, possibilitando novas estratégias, diferenciadas das do Ensino Tradicional, e originando um Ensino Alternativo, para ser vivenciado na sala de aula de Matemática. Este trabalho dá um novo rumo ao ensino, indo além da educação tradicional, ao permitir um ensino de Matemática integrado com outras disciplinas e uma aprendizagem significativa. Para tanto, tornam-se necessárias parcerias com docentes, discentes e a comunidade em geral, a fim de se traçarem caminhos e diálogos contínuos.#$&Abstract: Teaching Mathematics in a contextualized and significant manner, in the world of the child and the adolescent, requires a solid theoretical and methodological basis on the part of the researcher. The present work found this foundation in two ways: teaching with projects and ethnomathematics. It is understood that these ways have points in common, such as: the real, interdisciplinarity, teaching methods, flexibility in sequencing the curriculum and interactive learning. This makes possible a theoretical cross-fertilization, which is important for the teaching/learning of Mathematics. Those points are merged in the present proposal, making possible new strategies, distinct from those of the Traditional Teaching Methodology and giving raise to an Alternative Teaching Methodology, which is to be lived in the Mathematics classrooms. This work gives a new direction to teaching, going beyond the traditional forms of education by allowing the teaching of Mathematics to become integrated with other school subjects, resulting in significant learning. In order to implement the proposal, it is necessary to form partnerships with teachers, pupils and the whole community, so that the way can be traced by continual dialogue.
format Dissertação
author Costa, Francisca Vandilma.
Fossa, John Andrew.
author_facet Costa, Francisca Vandilma.
Fossa, John Andrew.
author_sort Costa, Francisca Vandilma.
title Pedagogia de projetos e etnomatemática : caminhos e diálogos na zona rural de Mossoró-RN/
title_short Pedagogia de projetos e etnomatemática : caminhos e diálogos na zona rural de Mossoró-RN/
title_full Pedagogia de projetos e etnomatemática : caminhos e diálogos na zona rural de Mossoró-RN/
title_fullStr Pedagogia de projetos e etnomatemática : caminhos e diálogos na zona rural de Mossoró-RN/
title_full_unstemmed Pedagogia de projetos e etnomatemática : caminhos e diálogos na zona rural de Mossoró-RN/
title_sort pedagogia de projetos e etnomatemática : caminhos e diálogos na zona rural de mossoró-rn/
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/76335
work_keys_str_mv AT costafranciscavandilma pedagogiadeprojetoseetnomatematicacaminhosedialogosnazonaruraldemossororn
AT fossajohnandrew pedagogiadeprojetoseetnomatematicacaminhosedialogosnazonaruraldemossororn
_version_ 1766855003975188480