Qualidade do serviço de informação digital : um estudo exploratório em web sites de Programas de Pós-Graduação /

Esta dissertação de Mestrado investigou a performance e qualidade de web sites. O escopo da pesquisa é a proposição de um modelo integrado de avaliação de serviços de informação digital em web sites educacionais. O universo da pesquisa foi constituído por dezoito Universidades brasileiras, que ofert...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Oliveira, Adriana Carla Silva de., Ramos, Anatália Saraiva Martins., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/56840
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Esta dissertação de Mestrado investigou a performance e qualidade de web sites. O escopo da pesquisa é a proposição de um modelo integrado de avaliação de serviços de informação digital em web sites educacionais. O universo da pesquisa foi constituído por dezoito Universidades brasileiras, que ofertam cursos de pós-graduação, nos níveis de mestrado e doutorado na área de Engenharia de Produção. A metodologia adotada foi uma pesquisa descritiva e exploratória, utilizando a técnica de observação sistemática e o focus group, para a coleta dos dados, utilizando-se variáveis dependentes e independentes, através da aplicação de dois instrumentos de pesquisa. O protocolo de análise foi o instrumento adotado para avaliação e obtenção de resultados qualitativos. E a grade de análise foi aplicada para avaliação e obtenção dos resultados quantitativos. Os resultados qualitativos identificaram a falta de padronização dos web sites, sob os atributos de conteúdo, hierarquia de informações, design das cores e letras. Obsrvou-se a inexistência de acessibilidade para portadores de necessidades especiais auditivas e visuais, bem como a falta de convergência de mídias e tecnologias assistivas. O idioma dos sites, também foi avaliado e todos apresentam o português como único idioma. O resultado geral é demonstrado em gráfico e tabelas com a classificação das Universidades, predominando a nota Bom. No que se refere aos resultados quantitativos, o método de análise adotado foi estatístico, a fim de obter o resultado descritivo e inferencial entre as variáveis dependentes e independentes. Quanto à categoria de análise dos serviços dos sites avaliados, foi encontrado o Escore Médio Ponderado (EMP) e o Índice Geral Ponderado (IGP). Esses resultados serviram de base para o ranking das Universidades, quanto à existência dos serviços de informação nos seus web sites. Na análise#$&foi obtido o resultado do teste de correlação e associação das variáveis independentes (nível, conceito da CAPES e período de existência do programa) com as características, denominadas categorias de srviços. Para esta análise foram usados os métodos estatísticos: coeficiente de Spearman e o Teste de Fisher. Apenas a categoria Disciplianas do Programa de Mestrado apresentou significância com a variável indenpendente - conceito da CAPES. A principal conclusão deste estudo é a ausência de padronização quanto aos aspectos subjetivos, design, hierarquia da informação, navegabilidade e precisão de conteúdo e a inexistência de acessibilidade e convergência. Quanto aos aspectos quantitativos, os serviços de informação ofertados pelos web sites das Universidades avaliadas, ainda não apresentam uma qualidade satisfatória e abrangente. Percebe-se ausência de estratégias, de adoção de ferramentas web, de técnicas de marketing institucional e serviços qie os tornem mais interativos, navegáveis e com valor agregado.