O desenvolvimento profissional dos/as professores/as pelas histórias de vida : revisitando percursos de formação inicial e continuada/

Esta pesquisa trata da formação de professores/as, tendo como objeto referencial de estudo o desenvolvimento profissional docente, como um continuum que perpassa a formação longitudinalmente. Analisa esse desenvolvimento, enquanto processo demarcado pelas mudanças de crenças/concepções dos/as profes...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Lima, Maria da Glória Soares Barbosa, Oliveira, Maria Bernadete Feranandes de.
Formato: Tese
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/52788
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Descrição
Resumo:Esta pesquisa trata da formação de professores/as, tendo como objeto referencial de estudo o desenvolvimento profissional docente, como um continuum que perpassa a formação longitudinalmente. Analisa esse desenvolvimento, enquanto processo demarcado pelas mudanças de crenças/concepções dos/as professores/as sobre o ensino e o ser professor/a e enquanto aspecto que tem fortes implicações com os processos de formação inicial e continuada. Foi desenvolvida tendo como parceiros/as 10 (dez) professores/as que atuam em escolas de ensino médio. nessa perspectiva, o estudo caracteriza os percursos formativos desses sujeitos procurando apreender dados acerca dos saberes da profissão e da competência profissional docente. Trata-se de uma investigação que se inscreve nos parâmetros da pesquisa qualitativa, fundamentada do ponto de vista teórico-conceptual e metodológico no paradigma do Pensamento do Professor, que considera o professor um sujeito reflexivo, racional, que toma decisões e cujos pensamentos e crenças guiam e orientam sua conduta docente e suas próprias rotinas de desenvolvimento profissional. O desenvolvimento profissional como um percurso de múltiplas aprendizagens, decorrente de construção e reconstrução dos saberes docentes que apóiam a prática pedagógica dos/as professores/as; e na abordagem metodológica segundo o método auitobiográfico ou história de vida. Os dados que dispomos e analisamos foram recolhidos por meio de memoriais de formação e de entrevistas autobiográficas de formação, resultantes de reflexões retrospectivas e prospectivas dos sujeitos do estudo. A partir da análise interpretativa dos dados, apreendemos as concepções/crenças de nossos/as interlocutores/as#$&e configuramos a evolução de seus conhecimentos profissionais, por meio de questões da prática, por meio dos estudos e por meio de traços significativos evidenciados pelo grupo investigado, reveladores de desempenho de práticas significativas e de competência profissional, resultando no avanço de sua profissionalização docente. Como constatação apontamos que a reflexão crítica constitui-se componente indispensável na construção da docência e, particularmente, no desenvolvimento profissional docente. Outra constatação significativa dá conta que esse processo de desenvolvimento resulta, também, das contrinbuições da formação inicial e continuada, bem como da ação reflexiva dos/as professores/as sobre esses percursos formativos. Além disso, os dados apontam que os sujeitos afirmam a qualidade teórico-científica do curso de graduação e revelam que, quase que solitários/as, assumem a responsabilidade da formação continuada e dos aprendizados do ensinar e do ser professor/a, aspectos que consideram vitais para o desenvolvimento profissional docente. Reafirma, igualmente, apesar de reconhecerem o peso das demandas requeridas pelo formação continuada, a disposição de manterem-se empenhados/as no estudo como forma de vencer as adversidade da carreira e de avançar na sua profissionalidade. Desse modo, o estudo permite compreender que os/as professores/as investigados/as vêem sua prática pedagógica como um fórum legítimo de produção e socialização da prática docente cotidiana, promovendo ações que reforçam sua compet\~encia profissional, configurando o avanço de seu processo de desenvolvimento profissional docente.