Saberes da prática docente alfabetizadora : os sentidos revalados e ressignificados no saber-fazer/

As discussões sobre formação e trabalho docente têm colocado em evidência questões relativas aos saberes requeridos na prática de ensinar. De forma análoga, têm possibilitado reflexões sobre as relações do(a) professor(a) com o saber, motivando indagações. Seriam os(as) professores(as) meros transmi...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Brito, Antonia Edna, Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Tese
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Resumo:As discussões sobre formação e trabalho docente têm colocado em evidência questões relativas aos saberes requeridos na prática de ensinar. De forma análoga, têm possibilitado reflexões sobre as relações do(a) professor(a) com o saber, motivando indagações. Seriam os(as) professores(as) meros transmissores de saberes produzidos por outros atores sociais? Ou, os(as) professores(as) produzem saberes na vivência da profissão? A colocação desses questionamentos é bastante pertinente no âmbito deste estudo, haja vista que objetivamos analisar a prática docente, situando professoras alfabetizadoras como profissionais que, apesar dos obstáculos e das adversidades que marcam suas práticas, produzem saberes específicos ao fazer pedagógico, em resposta aos problemas e desafios inerentes a esse fazer. Trata-se, portanto, de um estudo sobre a base de saberes da docência, enfatizando o valor do saber experiencial no cotidiano das ações desenvolvidas por professoras alfabetizadoras. Explicitamos em nossas reflexões que os saberes práticos ou da experiência não são saberes feitos somente de práticas, mas apóiam-se em bases teóricas e constituem-se subsídios importantes na identificação do(a) docente com a profissão. A questão central de nosso estudo é: Os(as) professores(as) alfabetizadores(as), embora suas práticas sejam marcadas por obstáculos e adversidades, produzem saberes práticos que servem de subsídio ao seu fazer pedagógico? Na busca de respostas a esse questionamento, entendemos ser necessária a interlocução com professoras alfabetizadoras, bem como o diálogo com as práticas por elas vivenciadas. O contexto empírico para o desenvolvimento dessa investigação foi uma escola pública da rede#$&municipal de Terezina/PI. O trabalho teve como interlocutores sete alfabetizadoras em pleno exercício da docência. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo analítico, conjugando como instrumentos de coleta de dados observação, entrevista e diários da prática pedagógica. No processo de observação das práticas alfabetizadoras, optamos pelo registro em diários de campo, registrando em diferentes eventos observados no dia-a-dia da escola e da sala de aula. Na realização das entrevistas, seguimos um roteiro orientador, buscando evidenciar aspectos gerais do trabalho docente que nos permitissem acesso a informações fiéis à realidade investigada. Em relação à escrita dos diários da prática pedagógica, indicamos a pertinência como lócus de aprendizagem e de produção de saberes. Tendo como referência as informações e os dados coletados, procedemos a uma caracterização dos sujeiros e de suas práticas, informando sobre: razão de se tornarem alfabetizadoras, formação profissional, experiências no magistério e em classes de alfabetização e sobre dificuldades e obstáculos de suas práticas. Especificamente em relação aos saberes da experiência, os dados da pesquisa permitiram refletir sobre aprendizagem/saberes que as alfabetizadoras desenvolvem na prática profissional, revelando que tais saberes resultam das interações docentes nos diferentes momentos e espaços da ação, mediatizadas pela atitude crítico-reflexiva. Constatamos, que as alfabetizadoras, embora tenham práticas marcadas por questões adversas, produzem, na experiência profissional, saberes que servem de apoio ao fazer pedagógico. Constatamos, inclusive, que tais saberes orientam-se segundo uma base teórica que conjuga saberes múltiplos logrados em contextos, fontes e tempos diversificados. Compreendemos#$&que os resultados e as informações dessa investigação, sem a pretensão de generalizar, poderão contribuir com estudos sobre o(a) professor(a), sua formação e seus saberes.