Pedagogia da sétima arte : as potencialidades epistemológicas, históricas e educacionais do cinema/

Esta pesquisa está relacionada ao campo interfacial entre cinema, história e educação. A partir dessas áreas do conhecimento, desenvolvemos cinco abordagens educativas para utilização de programas cinematográficos no processo de ensino-aprendizagem de História: (1) a abordagem epistemológica, que co...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Felipe, Marcos Aurélio, Andrade, Arno Alberto Mascarenhas de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/52581
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Esta pesquisa está relacionada ao campo interfacial entre cinema, história e educação. A partir dessas áreas do conhecimento, desenvolvemos cinco abordagens educativas para utilização de programas cinematográficos no processo de ensino-aprendizagem de História: (1) a abordagem epistemológica, que concebe o cinema como conhecimento formador, inserindo novos objetos e abordagens, a fim de discutir a produção ideológica da historiografia ocidental; (2) a abordagem semiótica, cujos princípios teórico-metodológicos priorizam o significado e repensam as "gramáticas normativas" da linguagem audiovisual; (3) a abordagem histórica, que amplia o conceito de filme histórico através da análise do cinema como agente, reflexo, representação e documento da História; (4) a abordagem cinematográfica, que analisa o cinema ficcional e documental, demonstrando que a forma não está, necessariamente, em conformidade com suas funções; e, por fim, (5) a abordagem tecnológica-espacial, que perscruta problemas decorrentes do dispositivo aula com cinema, através da análise dos espaços educacionais da Sétima Arte. Assim, partindo de obras, ou filmes, da História do Cinema e de depoimentos dos historiadores-educadores sobre sua prática imagético-educativa, apresentamos as potencialidades epistemológicas, históricas e educacionais da Sétima Arte e contribuímos, nesse sentido, para uma melhor compreensão da relação dos meios de comunicação com a educação.