Impactos da adoção da Internet na hotelaria : a percepção dos gerentes de médio e grande porte de Natal-RN /

Resumo : A indústria hoteleira cada vez mais vem utilizando a Internet como uma ferramenta gerencial e operacional. Desta forma, os hotéis estarão bem preparados para oferecer serviços de qualidade aos hóspedes, como também aumentando seus lucros. Porém, muitos dos gerentes parecem não perceber as v...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Mendes Filho, Luiz Augusto Machado., Ramos, Anatália Saraiva Martins., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/44358
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo : A indústria hoteleira cada vez mais vem utilizando a Internet como uma ferramenta gerencial e operacional. Desta forma, os hotéis estarão bem preparados para oferecer serviços de qualidade aos hóspedes, como também aumentando seus lucros. Porém, muitos dos gerentes parecem não perceber as vantagens trazidas por esse novo ambiente digital. Este estudo analisa os efeitos da percepção dos gerentes de hotéis quanto à eficiência, importância do acesso, uso para comunicação, visão do futuro, benefícios e dificuldades do uso da Internet, de acordo com os tipos de seus estabelecimentos (simples, médio conforto e luxo), porte do hotel (número de apartamentos), idade dos gerentes e tempo de experiência dos gerentes na hotelaria. A metodologia utilizada foi um survey junto aos hotéis que possuíssem mais de 40 apartamentos (hotéis de médio e grande porte), e que estivessem classificados por categorias no Guia Quatro Rodas Brasil, atuando na cidade do Natal-RN, totalizando 35 hotéis. Com base em análise de variância (ANOVA) e teste de Tukey, os resultados revelaram que os gerentes de hotéis com mais de 50 apartamentos, os gerentes de hotéis mais confortáveis, os gerentes mais jovens e os gerentes com menos experiência na hotelaria, demonstraram maior consciência da importância quanto ao uso da Internet do que o restante. A contribuição desse estudo é a de propiciar um maior conhecimento para os executivos de hotéis sobre como podem utilizar a Internet, bem como conscientizá-los da importância da adoção da web nos seus estabelecimentos.#$&Abstract : The hotel industry is increasingly using the Internet like a management and operational tool. That way, the hotels will be more prepared to offer quality services to their guests and increase their profits as well. However, many managers seem don t perceive the advantages brought from this new digital environment. This thesis analyse the effects of the hotel managers perceptions as for the Internet effectiveness, Internet access, Internet as a communication tool, future importance of the Internet, benefits and drawbacks of the Internet, according to property type (simple, medium comfort and luxe), property size (quantity of the apartaments), age and hotel industry experience of the managers. The methodology utilized was a survey about the hotels that had at least 40 apartments (medium and big property size), were working in Natal-RN and classified in categories in the Guia Quatro Rodas Brasil, totalizing 35 hotels. Through the analysis of variance (ANOVA) and Tukey test, the results showed that the hotel managers with more than 50 apartments, the managers of the hotel more comfortable, the younger managers and the managers less experient in the hotel industry, demonstrated more conscious about the importance of the adoption of the Internet than the rest of the others. The contribution of this work is to offer more knowledge to the hotel executives about how they can use the Internet and show the importance of the web adoption in their properties.