Processo retórico-argumentativos em sala de aula : as relações dialógicas entre os participantes/

Este trabalho investriga o processo retórico-agrumentativo em sala de aula, focalizando as características desse processo, o papel do professor e do aluno e a relação de vozes e de forças entre as perspectivas desses interlocutores. O pressuposto teórico da pesquisa é formado pelos estudos de Perlma...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Afonso, Guilherme., Oliveira, Maria Bernandes Fernandes de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/38294
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Resumo:Este trabalho investriga o processo retórico-agrumentativo em sala de aula, focalizando as características desse processo, o papel do professor e do aluno e a relação de vozes e de forças entre as perspectivas desses interlocutores. O pressuposto teórico da pesquisa é formado pelos estudos de Perlman e Reboul acerca da argumentação e da retórica e pela concepção dialógica de Bakhtin. o corpus do trabalho é composto por uma aula de Língua Portuguesa de aproximadamente cem minutos, observada e gravada em áudio em novembro de 2000, no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (CEFET-RN). Os sujeitos investigados são alunos do primeiro ano dos cursos técnicos de Geologia e Mineração e uma professora de língua portuguesa, responsável pela atividade desenvolvida pela turma. A análise dos dados ocorreu de acordo com o modelo interpretativista e sob a perspectiva teóprica de Bakhtin. A investigação feita revelou que a instauração e o desenvolvimento de um processo retórico necessita da colaboração e da responsabilidade do aluno e exige bastante a intervenção do professor. Além disso, a dialogia foi uma característica marcante dos quadros retóricos desenvolvidos na aula, tendo proporcionado ao processo interacional e aos interlocutores uma compreensão responsiva ativa, igualdade de condições e negociação dos sentidos.#$&Resumé Ce travail recherche le processus réthorico-argumentatif en salle de classe, tout en mettant en relief le rôle du professeur et celui de l'élève et la relation de voix et de forces entre les perspectives de ces interlocuteurs. Le présupposé théorique de la recherche est formé par les études de Perelman et Reboul à propos de l'argumentation et de la réthorique et par la conception dialogique du langage de Bakhtin. Le corpus du travail est composé d'un cours de Langue Portugaise dont la durée est d'environ cent minutes, observé et enregistré sur bande audio en novembre 2000, au Centra Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (CEFET/RN). Les individus étant des apprenants de la première année des cours techniques de Géologie et Minération et un professeur de langue portugaise, responsable de l'activité développée par le groupe. L'analyse des données a eu lieu selon le modèle interprétativiste et sous la perspective théorique de Bakhtin. La recherche ainsi faite a montré que l'instauration et le développement d'un processus rhétorique a besoin de la collaboration et de la responsabilité de l'apprenant et qu'elle exige assez d'interventions du professeur. En plus, la dialogique a été une forte caractéristique des cadres réthoriques développés en cours, ayant apporté au processus interationnel et aux interlocuteurs une compréhension réponsive active, égalité de conditions et négociation des sens.