A imagem de Natal como centro turístico : uma comparação entre as percepções dos fornecedores das atividades e servicos e as dos turistas /

Identifica inconsistências existentes entre o que os fornecedores acreditam que os clientes almejam e o que os próprios clientes desejam no setor turístico de Natal. Baseia-se nas opiniões de gerentes, que constituem 73% da população das empresas privadas ligadas ao setor turístico e todos do setor...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Takahashi, Bernardo Tetuo., Enders, Wayne Thomas.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/32552
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Resumo:Identifica inconsistências existentes entre o que os fornecedores acreditam que os clientes almejam e o que os próprios clientes desejam no setor turístico de Natal. Baseia-se nas opiniões de gerentes, que constituem 73% da população das empresas privadas ligadas ao setor turístico e todos do setor público, com responsabilidades relacionadas com o turismo (18 observações), bem como nas opiniões de 122 turistas entrevistados em Natal. Foram feitas comparações entre os grupos a respeito do que foi percebido como aspectos mais agradáveis e desagradáveis de Natal como centro turístico, bem como os tipos de ações necessárias para aumentar seu nível de atração turística. Foram solicitadas aos fornecedores suas opiniões sobre o setor público ou privado, que deve responsabilizar-se por determinadas atividades e serviços turísticos. Análise fatorial de dados subjetivos, coletados por entrevistas, estatística descritiva, foram as técnicas analíticas utilizadas. Em grande parte, as características identificadas pelos fornecedores foram semelhantes às explicitadas pelos turistas. Infra-estrutura turística; ambiente tropical-marítimo e hospitalidade, segurança, higiene e custos, foram os fatores considerados importantes, quando feitas as comparações entre os centros alternativos de turismo considerados.#$&As avaliações de Natal, bem como as de outros centros turísticos do Nordeste, não foram totalmente consistentes entre os grupos analisados. Clima, praias e hospitalidade foram identificadas pelos grupos como as características mais atraentes de Natal. Os turistas citaram a falta de atrações turísticas como a maior deficiência de Natal, enquanto os fornecedores são de opinião que uma maior divulgação poderia beneficiar Natal como centro de atrações turísticas. Outras sugestões foram basicamente semelhantes entre os grupos, variando, principalmente, no grau de importância que lhes foi atribuído. Com relação à responsabilidade de fornecer as atividades e serviços turísticos, os gerentes das empresas privadas tenderam a atribuir uma maior proporção de responsabilidade ao setor público, enquanto os fornecedores do setor público responderam de forma moderada. Foram propostas recomendações, na tentativa de proporcionar subsídios aos fornecedores e, desta forma, possam ofertar um produto turístico mais coerente com as expectativas dos turistas.