O conceito de qualidade na percepção do empresário ceramista do Rio Grande do Norte /

A caracterização do conceito de qualidade na percepção do empresário ceramista foi objeto dessa pesquisa, para conhecer a influência da percepção individual na tomada de decisão para a implantação de melhorias na produção do setor cerâmico constatou-se que o conceito de qualidade percebido pelos cer...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Staudohar, Gisele Silva., Enders, Wayne Thomas.
Formato: Dissertação
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Resumo:A caracterização do conceito de qualidade na percepção do empresário ceramista foi objeto dessa pesquisa, para conhecer a influência da percepção individual na tomada de decisão para a implantação de melhorias na produção do setor cerâmico constatou-se que o conceito de qualidade percebido pelos ceramistas se identificou em 93% das empresas, principalmente, com procedimentos de planejamentos e prevenção durante a fabricação do que com procedimentos de inspeção e seleção no final do processo. O estudo da relação entre o conceito de qualidade e o indicador de controle da qualidade, demonstrou que a percepção sobre o conceito de qualidade baseado em procedimentos de prevenção, não está sendo suficiente, para a tomada de decisão de aumentar a qualidade de conformação, somente para as grandes empresas foi demonstrado que quanto mais o conceito de qualidade é identificado com procedimentos de prevenção, mais intensificado é o controle da qualidade adotado no processo produtivo. A conclusão é de que, pela maior imobilização de capital, o seguimento das grandes empresas do setor cerâmico demonstrou um maior compromisso com a sobrevivência no mercado, identificando crescimento a relação entre melhorias da qualidade de conformação e competitividade, aplicando o controle da qualidade em maior intensidade.