O planejamento da prática pedagógica do professor alfabetizador: marcas da formação continuada (PNAIC)/

Resumo: O presente trabalho objetiva analisar repercussões da formação continuada desenvolvida no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), na prática pedagógica com foco no planejamento de Professores Alfabetizadores que atuam nos três primeiros anos do Ensino Fundamen...

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Principais autores: Eleutério, Paula Francimar da Silva., Lopes, Denise Maria de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/21987
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topic Formação de professores -
Dissertação.
Alfabetização -
Dissertação.
Prática pedagógica -
Dissertação.
Planejamento -
Dissertação.
Techer education.
Literacy.
Teaching practice.
Planning.
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Eleutério, Paula Francimar da Silva.
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Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
O planejamento da prática pedagógica do professor alfabetizador: marcas da formação continuada (PNAIC)/
description Resumo: O presente trabalho objetiva analisar repercussões da formação continuada desenvolvida no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), na prática pedagógica com foco no planejamento de Professores Alfabetizadores que atuam nos três primeiros anos do Ensino Fundamental e participaram, como cursistas, do referido programa. Instituído pela Portaria nº. 867/MEC, de 04/07/2012, o PNAIC consiste em uma política desenvolvida pelo Ministério da Educação em parceria com os governos do Distrito Federal, de estados e municípios entre 2013 a 2015, com vistas à alfabetização de crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, o qual envolve, entre outros programas, a formação continuada de professores que atuam no Ciclo de Alfabetização. O percurso metodológico referendou-se nos princípios do Paradigma Qualitativo de Pesquisa, articulados às proposições da abordagem histórico-cultural de L. S. Vygotsky para a investigação dos processos humanos, e do dialogismo de M. Bakhtin, pertinente à pesquisa em Ciências Humanas. Tendo como lócus uma escola da rede pública da rede estadual, o estudo envolveu, como sujeitos participantes, duas Professoras que participaram da formação do PNAIC e atuam em turmas do 1º e 3º anos, respectivamente, a Coordenadora Pedagógica da escola citada e duas Orientadoras de Estudo, responsáveis, no âmbito do programa, por ministrar a formação junto aos Professores participantes da pesquisa. Os dados empíricos foram construídos mediante a realização de observações do tipo não participativo dos encontros/momentos de planejamento e/ou discussão da prática pedagógica na escola; de atividades realizadas em sala de aula bem como por meio de aplicação de questionários, entrevistas do tipo semiestruturada individuais e coletivas, análise dos registros do planejamento das professoras e documentos do PNAIC Cadernos de Formação. O percurso investigativo envolveu três eixos de discussão: a formação docente, em especial a formação continuada, o processo de alfabetização e o planejamento como parte da prática pedagógica e objeto de conhecimento em programas de formação. Compreendendo que o planejamento não se esgota na tomada de decisões e na elaboração de planos, mas como parte do processo de reflexão-ação-reflexão, buscamos encontrar marcas da formação continuada do PNAIC nos discursos das professoras, em registros-documentos dessa ação, assim como através das atividades realizadas em sala de aula, referentes às suas práticas. Diante de tais investigações, emergiram ações que por sua vez são relevantes na proposta de formação do PNAIC a saber, realização de diagnóstico permanente das crianças; consideração dos Direitos de Aprendizagem de Língua Portuguesa propostos como objetivos-conteúdos de ensino-aprendizagem na alfabetização; produção e utilização de recursos didáticos; desenvolvimento de modalidades organizativas atividade permanente, projeto didático e sequência didática. A análise dos dados construídos possibilitou identificar marcas (indícios de repercussão) da formação desenvolvida no PNAIC nas práticas das professoras, envolvendo aspectos da organização/planejamento do trabalho pedagógico desenvolvdo na escola, onde se destacam, além de serem evidenciadas ações relacionadas, introdução de rotinas e espaços na sala de aula. O estudo, mesmo reconhecendo a não linearidade entre proposições de políticas e desenvolvimento de programas de formação e práticas de professores, aponta para a necessária garantia de condições de formação continuada dos referidos docentes, como um direito que integra seu desenvolvimento profissional e valorização social.#$&Abstract: This work aims to analyze the effects of continuing education developed under the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC), in pedagogical practices - focused on planning - of Literacy Teachers working in the first three years of elementary school and participated as the students of the program. Established by Ordinance No. 867 / MEC, of 04/07/2012, the PNAIC consists of a policy developed by the Ministry of Education in partnership with the governments of the Federal District, states and municipalities from 2013 to 2015, with a view to child literacy until the age of eight at the end of the 3rd year of elementary school and involving, among other programs, continuing education Literacy Teachers who work in Literacy Cycle. The methodological approach was guided by the principles of Paradigm Qualitative Research, articulated to the propositions of historical-cultural approach of L. S. Vygotsky for the investigation of human processes, and dialogism of M. Bakhtin, relevant research in Humanities. Having as locus a public school in the state system, the study involved as participant subjects two Teachers who participated in the formation of PNAIC and act in of 1st and 3rd grade classes, the Pedagogical Coordinator of the school where they work and two "Study Guides, "responsible, under the program, by providing the training to Literacy Teachers. Empirical data were constructed by conducting observations of non-participating type of meetings / moments of planning and / or discussion of pedagogical practice at school; activities carried out in the classroom; questionnaires; semistructured interviews - individual and collective; analysis of the teachers planning records and PNAIC documents - Training books. The investigative journey involved three areas of discussion: teacher training, especially continuing education, the literacy process and planning as part of pedagogical practice and object of knowledge in training programs. Understanding that planning does not end in decision-making and the preparation of plans, but as part of the process of reflection-action-reflection, we seek to find PNAIC marks in the speeches of the teachers on this practice in its making of records, documents and the activities in the classroom. Therefore, we guide our search for actions considered paramount in training developed by PNAIC: the execution of permanent children diagnosis; considering the "Portuguese Language Learning Rights" proposed as a teaching and learning objectives, production of content literacy and use of teaching resources; development of organizational forms - permanent activity, teaching design and teaching sequence. The data analysis built enabled the identification marks (impact of evidence) training developed in PNAIC practices of teachers involving aspects of the organization / planning of the pedagogical work that develop in the school, where they stand out, besides the presence of related actions, the introduction of routines and spaces in the classroom related to the inclusion of children in the writing culture. The study, while recognizing the nonlinearity between the proposal of policies and development of training and practical programs for teachers, points to the needed warranty of continuing education conditions of teachers as a right that integrates professional development and social value.
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author Eleutério, Paula Francimar da Silva.
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Instituído pela Portaria nº. 867/MEC, de 04/07/2012, o PNAIC consiste em uma política desenvolvida pelo Ministério da Educação em parceria com os governos do Distrito Federal, de estados e municípios entre 2013 a 2015, com vistas à alfabetização de crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, o qual envolve, entre outros programas, a formação continuada de professores que atuam no Ciclo de Alfabetização. O percurso metodológico referendou-se nos princípios do Paradigma Qualitativo de Pesquisa, articulados às proposições da abordagem histórico-cultural de L. S. Vygotsky para a investigação dos processos humanos, e do dialogismo de M. Bakhtin, pertinente à pesquisa em Ciências Humanas. Tendo como lócus uma escola da rede pública da rede estadual, o estudo envolveu, como sujeitos participantes, duas Professoras que participaram da formação do PNAIC e atuam em turmas do 1º e 3º anos, respectivamente, a Coordenadora Pedagógica da escola citada e duas Orientadoras de Estudo, responsáveis, no âmbito do programa, por ministrar a formação junto aos Professores participantes da pesquisa. Os dados empíricos foram construídos mediante a realização de observações do tipo não participativo dos encontros/momentos de planejamento e/ou discussão da prática pedagógica na escola; de atividades realizadas em sala de aula bem como por meio de aplicação de questionários, entrevistas do tipo semiestruturada individuais e coletivas, análise dos registros do planejamento das professoras e documentos do PNAIC Cadernos de Formação. O percurso investigativo envolveu três eixos de discussão: a formação docente, em especial a formação continuada, o processo de alfabetização e o planejamento como parte da prática pedagógica e objeto de conhecimento em programas de formação. Compreendendo que o planejamento não se esgota na tomada de decisões e na elaboração de planos, mas como parte do processo de reflexão-ação-reflexão, buscamos encontrar marcas da formação continuada do PNAIC nos discursos das professoras, em registros-documentos dessa ação, assim como através das atividades realizadas em sala de aula, referentes às suas práticas. Diante de tais investigações, emergiram ações que por sua vez são relevantes na proposta de formação do PNAIC a saber, realização de diagnóstico permanente das crianças; consideração dos Direitos de Aprendizagem de Língua Portuguesa propostos como objetivos-conteúdos de ensino-aprendizagem na alfabetização; produção e utilização de recursos didáticos; desenvolvimento de modalidades organizativas atividade permanente, projeto didático e sequência didática. A análise dos dados construídos possibilitou identificar marcas (indícios de repercussão) da formação desenvolvida no PNAIC nas práticas das professoras, envolvendo aspectos da organização/planejamento do trabalho pedagógico desenvolvdo na escola, onde se destacam, além de serem evidenciadas ações relacionadas, introdução de rotinas e espaços na sala de aula. O estudo, mesmo reconhecendo a não linearidade entre proposições de políticas e desenvolvimento de programas de formação e práticas de professores, aponta para a necessária garantia de condições de formação continuada dos referidos docentes, como um direito que integra seu desenvolvimento profissional e valorização social.#$&Abstract: This work aims to analyze the effects of continuing education developed under the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC), in pedagogical practices - focused on planning - of Literacy Teachers working in the first three years of elementary school and participated as the students of the program. 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Having as locus a public school in the state system, the study involved as participant subjects two Teachers who participated in the formation of PNAIC and act in of 1st and 3rd grade classes, the Pedagogical Coordinator of the school where they work and two "Study Guides, "responsible, under the program, by providing the training to Literacy Teachers. Empirical data were constructed by conducting observations of non-participating type of meetings / moments of planning and / or discussion of pedagogical practice at school; activities carried out in the classroom; questionnaires; semistructured interviews - individual and collective; analysis of the teachers planning records and PNAIC documents - Training books. The investigative journey involved three areas of discussion: teacher training, especially continuing education, the literacy process and planning as part of pedagogical practice and object of knowledge in training programs. 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The data analysis built enabled the identification marks (impact of evidence) training developed in PNAIC practices of teachers involving aspects of the organization / planning of the pedagogical work that develop in the school, where they stand out, besides the presence of related actions, the introduction of routines and spaces in the classroom related to the inclusion of children in the writing culture. The study, while recognizing the nonlinearity between the proposal of policies and development of training and practical programs for teachers, points to the needed warranty of continuing education conditions of teachers as a right that integrates professional development and social value. 1 2022-10-06T16:48:11Z 2022-10-06T16:48:11Z 2016. Dissertação 377.8 E39p DISSERT 238857 http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/21987 http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/21987