As escritas de uma trajetória acadêmica : Programa de tutoria e aprendizagem colaborativa no BC&T da UFRN /

O presente estudo aborda aspectos formativos do Programa de Tutoria da Escola de Ciências Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O objetivo da pesquisa foi identificar a partir das vivências acadêmicas dos tutores e tutorandos se os dispositivos formativos adotadas pelo Programa...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Macêdo, Julie Idália Araújo., Cunha, Marlécio Maknamara da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/21703/1/JulieIdaliaAraujoMacedo_DISSERT.pdf
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topic Relação professor-aluno -
Dissertação.
Tutor -
Dissertação.
Aprendizagem colaborativa -
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Pesquisa (Auto)biográfica -
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Interdisciplinaridade -
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Techer student relationchip.
Collaborative learning.
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Macêdo, Julie Idália Araújo.
Cunha, Marlécio Maknamara da Silva,
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As escritas de uma trajetória acadêmica : Programa de tutoria e aprendizagem colaborativa no BC&T da UFRN /
description O presente estudo aborda aspectos formativos do Programa de Tutoria da Escola de Ciências Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O objetivo da pesquisa foi identificar a partir das vivências acadêmicas dos tutores e tutorandos se os dispositivos formativos adotadas pelo Programa de Tutoria o legitimam como estratégia de aprendizagem colaborativa. Para a realização desta pesquisa utilizou-se de uma abordagem qualitativa em educação, referenciada pelo aporte teórico-metodológico da pesquisa narrativa (auto) biográfica e pela utilização dos seguintes instrumentos de coleta de material empírico: entrevistas narrativas e grupo focal com tutores e tutorandos. A partir das narrativas dos estudantes entrevistados foram identificadas 05 (cinco) motivações principais que os levam ao Programa: a melhoria no aprendizado dos conteúdos das disciplinas de física, informática e matemática, o interesse em realizar atividade extracurricular e melhorar o currículo, o interesse pela carreira docente, espaço de aprendizagem e a necessidade da bolsa de estudo. Além das motivações, consegui identificar a das falas dos sujeitos de pesquisa, 06 (seis) fatores considerados facilitadores da aprendizagem colaborativa e alho em grupo bem sucedido. São eles: a sensação de pertencimento ao grupo; ajuda mútua entre os membros de cada grupo; prometimento individual dos membros do grupo presença de uma liderança no grupo; reconhecimento da diferença de nível de conhecimento entre os membros do grupo e afinidades de interesse. Além desses fatores, foi possível localizar o4 (quatro) fatores apontados pelos estudantes como barreiras para tal aprendizagem. São eles a falta de comprometimento de alguns colegas do grupo, a falta de participação, a heterogeneidade do estudantes do grupo e a falta de um espaço físico para as atividades. Conclui-se que no Programa de Tutoria da EC&T os estudantes são os verdadeiros protagonistas dessa ação. Tal Programa é encarado como uma oportunidade para os estudos extraclasse no qual os alunos tutores são vistos como mediadores na aprendizagem e colaborar" é a palavra guia das atividades. Enfim, diante dos fatores propiciadores e dificultadores da aprendizagem colaborativa o Programa de Tutoria permite que os discentes por meio da troca entre pares construam conhecimentos coletivamente.#$&This study addresses formative aspects of Mentoring Program the School of Science a Technology of the Federal University of Rio Grande do Norte. The objective of identify from the academic experiences of the tutors and tutorandos if training devices adopted by the Mentoring Program legitimize as collaborative learning strategy. For this research, we used a qualitative approach in education, referenced by the theoretical and methodological contributions of narrative research (auto) biographical and the use of the following empirical data collection instruments: conducting narrative interviews a focus with and tutorandos. From the stories of the students interviewed were identified five (5) main motivations that lead the program: improving the learning of the contents of the disciplines of physics, computer science and mathematics, our interest in extracurricular activities and improve the curriculum, interest in teaching career, learning space and the need for scholarship. In addition to the motivations, I could identify from the lines research subjects, 06 (six) factors considered facilitators of collaborative learning and working in successful group. They are: a sense of belonging to the group; mutual aid among members of each group; individual commitment of group members; presence of a leadership group; recognition of the difference in level of knowledge between the group members and affinities of interest. In addition to these factors, we can find four (04) factors identified by students as barriers to such learning. They are the lack of commitment of some colleagues in the group, the lack of participation, the heterogeneity of the group of students and the lack of a physical space for the activities. We conclude that the EC&T Mentoring Program students are the true protagonists of this action. This program is seen as an opportunity for extracurricular studies in which tutors students are seen as mediators in learning and collaborate s the word guide the activities. Anyway, before the enablers and inhibiting factors of collaborative learning the Mentoring Program allows students through exchange among peers to build knowledge collectively.
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Para a realização desta pesquisa utilizou-se de uma abordagem qualitativa em educação, referenciada pelo aporte teórico-metodológico da pesquisa narrativa (auto) biográfica e pela utilização dos seguintes instrumentos de coleta de material empírico: entrevistas narrativas e grupo focal com tutores e tutorandos. A partir das narrativas dos estudantes entrevistados foram identificadas 05 (cinco) motivações principais que os levam ao Programa: a melhoria no aprendizado dos conteúdos das disciplinas de física, informática e matemática, o interesse em realizar atividade extracurricular e melhorar o currículo, o interesse pela carreira docente, espaço de aprendizagem e a necessidade da bolsa de estudo. Além das motivações, consegui identificar a das falas dos sujeitos de pesquisa, 06 (seis) fatores considerados facilitadores da aprendizagem colaborativa e alho em grupo bem sucedido. São eles: a sensação de pertencimento ao grupo; ajuda mútua entre os membros de cada grupo; prometimento individual dos membros do grupo presença de uma liderança no grupo; reconhecimento da diferença de nível de conhecimento entre os membros do grupo e afinidades de interesse. Além desses fatores, foi possível localizar o4 (quatro) fatores apontados pelos estudantes como barreiras para tal aprendizagem. São eles a falta de comprometimento de alguns colegas do grupo, a falta de participação, a heterogeneidade do estudantes do grupo e a falta de um espaço físico para as atividades. Conclui-se que no Programa de Tutoria da EC&T os estudantes são os verdadeiros protagonistas dessa ação. Tal Programa é encarado como uma oportunidade para os estudos extraclasse no qual os alunos tutores são vistos como mediadores na aprendizagem e colaborar" é a palavra guia das atividades. Enfim, diante dos fatores propiciadores e dificultadores da aprendizagem colaborativa o Programa de Tutoria permite que os discentes por meio da troca entre pares construam conhecimentos coletivamente.#$&This study addresses formative aspects of Mentoring Program the School of Science a Technology of the Federal University of Rio Grande do Norte. The objective of identify from the academic experiences of the tutors and tutorandos if training devices adopted by the Mentoring Program legitimize as collaborative learning strategy. For this research, we used a qualitative approach in education, referenced by the theoretical and methodological contributions of narrative research (auto) biographical and the use of the following empirical data collection instruments: conducting narrative interviews a focus with and tutorandos. From the stories of the students interviewed were identified five (5) main motivations that lead the program: improving the learning of the contents of the disciplines of physics, computer science and mathematics, our interest in extracurricular activities and improve the curriculum, interest in teaching career, learning space and the need for scholarship. In addition to the motivations, I could identify from the lines research subjects, 06 (six) factors considered facilitators of collaborative learning and working in successful group. They are: a sense of belonging to the group; mutual aid among members of each group; individual commitment of group members; presence of a leadership group; recognition of the difference in level of knowledge between the group members and affinities of interest. In addition to these factors, we can find four (04) factors identified by students as barriers to such learning. They are the lack of commitment of some colleagues in the group, the lack of participation, the heterogeneity of the group of students and the lack of a physical space for the activities. We conclude that the EC&T Mentoring Program students are the true protagonists of this action. This program is seen as an opportunity for extracurricular studies in which tutors students are seen as mediators in learning and collaborate s the word guide the activities. Anyway, before the enablers and inhibiting factors of collaborative learning the Mentoring Program allows students through exchange among peers to build knowledge collectively. 1 2022-10-06T16:12:41Z 2022-10-06T16:12:41Z 2016. Dissertação 37.064.2 M141e DISSERT 236199 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/21703/1/JulieIdaliaAraujoMacedo_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/21703/1/JulieIdaliaAraujoMacedo_DISSERT.pdf