A aprendizagem transmídia na sala de aula: potencialidades de letramento midiático/

Resumo: A tese Aprendizagem Transmídia na Sala de Aula: Potencialidades de Letramento Midiático teve como principal objetivo investigar a aprendizagem transmídia como uma abordagem pedagógica de letramento midiático junto a professores e alunos das séries finais da educação básica pública. Para tant...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: França, Patricia Gallo de., Coelho, Maria das Graças Pinto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Tese
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Endereço do item:http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20687
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Descrição
Resumo:Resumo: A tese Aprendizagem Transmídia na Sala de Aula: Potencialidades de Letramento Midiático teve como principal objetivo investigar a aprendizagem transmídia como uma abordagem pedagógica de letramento midiático junto a professores e alunos das séries finais da educação básica pública. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa a partir do uso das diretrizes investigativas da etnometodologia (GARFINKEL, 1967; COULON, 1995a), pelo fato de caracterizar-se pelo estudo de atividades cotidianas dos indivíduos, com atenção ao modo como eles tomam decisões, comunicam, resolvem problemas, raciocinam, seja por ações corriqueiras seja por eruditas, por meio de tecnologias e mídias; bem como pela pesquisa-ação (THIOLLENT, 2003), no que se refere à intervenção pedagógica proposta por nós. Assim, a pesquisa é apresentada em duas etapas, a saber: 1) o uso das tecnologias e mídias no processo de ensino-aprendizagem, investigando alunos e professores; 2) a aprendizagem transmídia na sala de aula, uma intervenção pedagógica na escola-campo de pesquisa. Os dados foram analisados por unidades relacionais, considerando o tema central: uso de tecnologias e mídias. Como resultado, constatamos que: o livro didático ainda é o principal suporte utilizado pelo professor; as tecnologias e mídias digitais apenas são mencionadas pelos alunos quando estes realizam atividades de cunho acadêmico por iniciativa própria; o letramento midiático do professor interfere na abordagem de privilegiar e mediar o letramento midiático dos alunos. Assim, concluímos que a aprendizagem transmídia modificou a dinâmica de ensino-aprendizagem, propiciando maior entusiasmo e interação dos alunos com/sobre o objeto de conhecimento, estabeleceu um diálogo significativo entre professoraluno e aluno-aluno, além de ter potencialidade de letramento midiático.#$&Abstract: The thesis Transmedia Learning in the Classroom: the potential of media literacy aimed to investigate transmedia learning as a pedagogical approach of media literacy with teachers and students of the final grade in public basic education. For this, we developed a qualitative research using the investigative guidelines of ethnomethodology (GARFINKEL, 1967; COULON, 1995a ), by the fact it is characterized in individuals daily activities study, with attention to how they make decisions, communicate, solve problems, reason, whether by ordinary or erudite shares through technologies and media, as well as we use the action research guidelines (THIOLLENT, 2003), in regard to educational intervention proposed by us. Thus, our research is presented in two stages, namely: 1) the use of technology and media in the teaching and learning process, investigating students and teachers; 2) the transmedia learning in the classroom, an educational intervention in school where we developed this research. The data collected were analyzed in relational units considering a central theme: the use of technology and media. As a result we found that textbook is still the main media used by teacher; technologies and digital media are only mentioned by students when they carry out educational activities on their own initiative; teachers media literacy interfere in their approach to conduct, prioritize and mediate the students media literacy process. Thus, we conclude that transmedia learning changed the dynamics of teaching and learning in classroom, providing greater enthusiasm and interaction of students with / about the object of knowledge, established a meaningful dialogue between teacher-student and studentstudent, as well as transmedia learning has potential of literacy media