Formação docente em tempos de educação inclusiva : cenários e desafios em uma escola pública /

O objeto de investigação desta dissertação refere-se à formação docente e ao perfil dos professores que lidam com o desafio da educação inclusiva no dia a dia de uma escola pública situada em bairro periférico no município de Natal. Compreendemos a educação especial numa perspectiva inclusiva como a...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Josenildo Pereira da., Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/21628/1/JosenildoPereiraDaSilva_DISSERT.pdf
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Dissertação.
Formação docente -
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Necessidades formativas -
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Escola pública -
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Inclusive Education.
Teacher education.
Training needs.
Public shools.
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Como objetivos específicos, buscamos discutir o conceito de educação inclusiva, enfatizando os desafios trazidos pelos estudantes com deficiência para a escola brasileira investigar a formação docente no contexto da escola inclusiva, evidenciando as necessidades formativas para lidar com alunos com deficiência na sala de aula regular e traçar o perfil dos professores de uma escola pública, destacando suas concepções de inclusão. Desenvolvemos um estudo de caso de cunho qualitativo que teve como instrumentos no processo de coleta dos dados a observação do campo da pesquisa, a análise de documentos, o questionário semiaberto e a entrevista semiestruturada. Após a análise dos questionários, compostos por 25 questões, eles foram aplicados professores participantes da pesquisa. Foram ainda escolhidos quatro aos 20 professores para serem entrevistados, assim delineados: dois com experiência na docência de pessoas com deficiência e com formação na área de educação especial e dois com experiência na docência, sem formação na área. A partir da Análise de Conteúdo, os dados evidenciaram que a maioria dos sujeitos é do sexo feminino, casada e efetiva na educação pública municipal; 95% do grupo têm formação inicial completa em superior (graduação/licenciatura); sobre à formação continuada ou cursam Pós-Graduação lato sensu; 15% dos docentes realizaram alguma formação em Educação Especial; os sujeitos compreendem que a educação inclusiva deve garantir o acesso e a permanência de todos os estudantes em sala de aula, independentemente de características de quaisquer ordens; 25% dos sujeitos demonstraram interesse pela formação para lecionar a alunos com deficiência; o contato com um aluno com deficiência em sala de aula pode levar a um processo de desenvolvimento profissional na busca por superar desafios, entre outros achado os cenários da educação inclusiva, desvelados neste estudo, mostram professores que reconhecem necessidades formativas relativas à educação inclusiva, contudo revelam pouca clareza sobre o que, de fato, deve compor experiências formativas com estudantes com deficiência. Talvez o maior desafio seja colaborar para que os docentes tenham acesso a formações que ampliem sua competência para compreender os caminhos do ensinar e do aprender para todos os seus alunos.#$&This work deals with teacher profile and education as we as the inclusive educational practises and challenges present in publics schools. The research takes place in the suburbs of Natal/Rio Grande do Norte in Brazil. It is seen that specia education is a inclusive perspective and that i is realized as an educational mode offered in in the regular school system for students with disabilities, pervasive developmental disorders and those who present high abilities and are considered gifted. The teacher faces a challenge related to an educational prac regarding psychosocial exchange present in the classroom all of which done in a reflexive and colaborative manner. These actions enable the formation of new strategies present in the pedagogical actions for all the students including those with a disability. Thus, the research aims to investigate current conceptions regarding inclusion and educational training needs of teachers relating to their activities with the target audience of special education students. Specifically, the work aims to to further discuss the concept of inclusive education enphasizing the challenges that the targ audience presents in Brazilian schools, as well as investigate teacher education i the context of inclusive schools. This is done considering teacher education and the The research way they deal with students with disabilities in the regular classroom also explores public school teacher profile highlighting their conceptions of inclusion. A qualitative study case was realized and data collection was made in the reseach field through the observation technique, document analysis, the semi-open questionnaire and a semistructured interview. The questionnaire was composed of 25 questions and were applied to 20 participant teachers. Four teachers were then chosen to be interviewed according to the following distribution: two who presented teaching experience in teaching people with disabilities and had training in specia education, and two with experience in teaching without prior training. Through the use of Content Analysis data has proved that the great majority of the teachers is female, married and part of public school staff; 95% of the group has completed higher professoral education in graduate levels 50% of them have studied or are studying in Postgraduate lato sensu leve 15% of held some in Special Education. The group acknowledges that inclusive education must be done to guarantee students access as we regardless of whatever characteristics they present as permanence in the classroom 25% of the subject interest in training to teach students with disabilities. The contact with disable some in the classroom can lead to personal and aiming to overcome challenges. The scenarios of inclusive education present in this study contribute to show that that teachers recognize training needs concerning inclusive education. However they also reveal that there considered the correct experiences used in the formation of special need students to teacher education in the to guarantee The greatest challenges lies field enabling them to expand their in order to understand the ways teaching and learning happens for all of their students
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O professor encontra-se diante do desafio de uma docência que busca se pautar no intercambio psicossocial da sala de aula, na ação reflexiva e colaborativa, podendo construir novas estratégias de ação pedagógica voltadas para todos os estudantes, inclusive os que apresentam algum tipo de deficiência. Adotamos como objetivo geral, investigar concepções de inclusão e de necessidades formativas dos docentes relacionadas à sua atuação com os estudantes público-alvo da educação especial. Como objetivos específicos, buscamos discutir o conceito de educação inclusiva, enfatizando os desafios trazidos pelos estudantes com deficiência para a escola brasileira investigar a formação docente no contexto da escola inclusiva, evidenciando as necessidades formativas para lidar com alunos com deficiência na sala de aula regular e traçar o perfil dos professores de uma escola pública, destacando suas concepções de inclusão. Desenvolvemos um estudo de caso de cunho qualitativo que teve como instrumentos no processo de coleta dos dados a observação do campo da pesquisa, a análise de documentos, o questionário semiaberto e a entrevista semiestruturada. Após a análise dos questionários, compostos por 25 questões, eles foram aplicados professores participantes da pesquisa. Foram ainda escolhidos quatro aos 20 professores para serem entrevistados, assim delineados: dois com experiência na docência de pessoas com deficiência e com formação na área de educação especial e dois com experiência na docência, sem formação na área. A partir da Análise de Conteúdo, os dados evidenciaram que a maioria dos sujeitos é do sexo feminino, casada e efetiva na educação pública municipal; 95% do grupo têm formação inicial completa em superior (graduação/licenciatura); sobre à formação continuada ou cursam Pós-Graduação lato sensu; 15% dos docentes realizaram alguma formação em Educação Especial; os sujeitos compreendem que a educação inclusiva deve garantir o acesso e a permanência de todos os estudantes em sala de aula, independentemente de características de quaisquer ordens; 25% dos sujeitos demonstraram interesse pela formação para lecionar a alunos com deficiência; o contato com um aluno com deficiência em sala de aula pode levar a um processo de desenvolvimento profissional na busca por superar desafios, entre outros achado os cenários da educação inclusiva, desvelados neste estudo, mostram professores que reconhecem necessidades formativas relativas à educação inclusiva, contudo revelam pouca clareza sobre o que, de fato, deve compor experiências formativas com estudantes com deficiência. Talvez o maior desafio seja colaborar para que os docentes tenham acesso a formações que ampliem sua competência para compreender os caminhos do ensinar e do aprender para todos os seus alunos.#$&This work deals with teacher profile and education as we as the inclusive educational practises and challenges present in publics schools. The research takes place in the suburbs of Natal/Rio Grande do Norte in Brazil. It is seen that specia education is a inclusive perspective and that i is realized as an educational mode offered in in the regular school system for students with disabilities, pervasive developmental disorders and those who present high abilities and are considered gifted. The teacher faces a challenge related to an educational prac regarding psychosocial exchange present in the classroom all of which done in a reflexive and colaborative manner. These actions enable the formation of new strategies present in the pedagogical actions for all the students including those with a disability. Thus, the research aims to investigate current conceptions regarding inclusion and educational training needs of teachers relating to their activities with the target audience of special education students. Specifically, the work aims to to further discuss the concept of inclusive education enphasizing the challenges that the targ audience presents in Brazilian schools, as well as investigate teacher education i the context of inclusive schools. This is done considering teacher education and the The research way they deal with students with disabilities in the regular classroom also explores public school teacher profile highlighting their conceptions of inclusion. A qualitative study case was realized and data collection was made in the reseach field through the observation technique, document analysis, the semi-open questionnaire and a semistructured interview. The questionnaire was composed of 25 questions and were applied to 20 participant teachers. Four teachers were then chosen to be interviewed according to the following distribution: two who presented teaching experience in teaching people with disabilities and had training in specia education, and two with experience in teaching without prior training. Through the use of Content Analysis data has proved that the great majority of the teachers is female, married and part of public school staff; 95% of the group has completed higher professoral education in graduate levels 50% of them have studied or are studying in Postgraduate lato sensu leve 15% of held some in Special Education. The group acknowledges that inclusive education must be done to guarantee students access as we regardless of whatever characteristics they present as permanence in the classroom 25% of the subject interest in training to teach students with disabilities. The contact with disable some in the classroom can lead to personal and aiming to overcome challenges. The scenarios of inclusive education present in this study contribute to show that that teachers recognize training needs concerning inclusive education. However they also reveal that there considered the correct experiences used in the formation of special need students to teacher education in the to guarantee The greatest challenges lies field enabling them to expand their in order to understand the ways teaching and learning happens for all of their students 1 2022-10-06T16:01:10Z 2022-10-06T16:01:10Z 2014. Dissertação 376 S586f DISSERT 235319 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/21628/1/JosenildoPereiraDaSilva_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/21628/1/JosenildoPereiraDaSilva_DISSERT.pdf