A imagem na formação do leitor : um processo dialógico texto-ilustração na literatura infantil no contexto escolar /

Resumo : Esta dissertação estuda as possibilidades das atividades de leitura envolvendo a relação dialógica texto-ilustração na Literatura Infantil, em alunos na fase inicial de escolarização como aproximação prazerosa criança-leitura que contribuem na formação da leitura visual-verbal. o interesse...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Nakamura, Helenita Assunção., Amarilha, Marly., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/25825
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-15698
record_format dspace
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Literatura infantil - Dissertação.
Criança - Leitura - Dissertação.
Educação infantil - Dissertação.
spellingShingle Literatura infantil - Dissertação.
Criança - Leitura - Dissertação.
Educação infantil - Dissertação.
Nakamura, Helenita Assunção.
Amarilha, Marly.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
A imagem na formação do leitor : um processo dialógico texto-ilustração na literatura infantil no contexto escolar /
description Resumo : Esta dissertação estuda as possibilidades das atividades de leitura envolvendo a relação dialógica texto-ilustração na Literatura Infantil, em alunos na fase inicial de escolarização como aproximação prazerosa criança-leitura que contribuem na formação da leitura visual-verbal. o interesse pelo tema partiu da premissa de que muitos estudiosos da educação infantil ressaltam questões que apontam a importância da imagem na formação do leitor, mas pouco se tem pesquisado sobre o uso da imagem no contexto escolar. Quanto à metodologia de coleta e análise dos dados, escolhemos trabalhar com a pesquisa qualitativa, etnográfica, aproximando-se de uma observação participante, percorrendo, em seu desenvolvimento, três etapas para atingir os objetivos propostos: observação, observação participante interativa e análise dos dados. Optamos por essa metodologia por reconhecer sua relevância em um processo de investigação no qual pretendemos nos aperceber de questões que envolvam o cotidiano escolar. O público alvo de nossa pesquisa, na fase de observação, foi constituído por alunos de três turmas do nível 1, do primeiro ciclo do ensino fundamental de escolas da Rede Pública do Estado do Rio Grande do Norte, localizadas na zona metropolitana da cidade do Natal. A opção de se trabalhar com alunos do nível 1, deveu-se ao fato de corresponder, no ensino da Rede Pública Estadual, ao ingresso da criança na sua escolarização. Dentre as três turmas,#$&selecionamos uma delas para um estudo mais específico de aplicação de uma observação participante interativa. Na coleta de dados foram utilizados observações, questionários, gravações em vídeo-tape e K7, fotos e trabalhos dos alunos. A análise final consistiu num diálogo entre teoria e dados coletados, contemplando como aportes teóricos os estudos sobre formação de leitor, ensino de arte, leitura de imagem e a estética da recepção. Os resultados revelaram um grande interesse e participação dos alunos durante todas as aulas, apontando possibilidades de ser este, entre outros, um processo de grande contribuição na formação do leitor.#$&Abstract : This dissertation studies the possibilities of activities involving dialogical relationship between text and illustration in children's books as a pleasant approach to child-reading that contribute in developing visual-verbal reading. The interest for this subject begun from lhe premises that many researchers of children's education emphasize issues that point out the importance of the image on the reader's buiding, but a very few research has been done about the usage of the image in the school context. Regarding the methodology of data gathering and analysis, we develop a qualitative ethnographic research, following three steps in its development: observation, interactive participating observation and data analysis. We decided for this methodology recognizing its relevance in a research process in which we intend to understand issues related to the school quotidiano in the observation phase, the target people of our research was constituted by three groups of pupils from the 1st grade of public elementary schools, located in the metropolitan area of Natal City in Rio Grande do Norte state. Among these three groups, we selected one of them for a more specific study, by utilizing an interactive participating observation. In the data gathering were utilized observations, questionnaires, video-tape and sound records, photos and works done by the pupils. The final analysis was constituted by a dialog between theory and collected data, contemplating as theoretical support the studies regarding reader's training, art teaching, image reading and the theory of aesthetic reception. The results disclosed great interest and participation of the pupils in all lessons, pointing out possibilities of being by this means a process of great contribution for reader's building.
format Dissertação
author Nakamura, Helenita Assunção.
Amarilha, Marly.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Nakamura, Helenita Assunção.
Amarilha, Marly.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Nakamura, Helenita Assunção.
title A imagem na formação do leitor : um processo dialógico texto-ilustração na literatura infantil no contexto escolar /
title_short A imagem na formação do leitor : um processo dialógico texto-ilustração na literatura infantil no contexto escolar /
title_full A imagem na formação do leitor : um processo dialógico texto-ilustração na literatura infantil no contexto escolar /
title_fullStr A imagem na formação do leitor : um processo dialógico texto-ilustração na literatura infantil no contexto escolar /
title_full_unstemmed A imagem na formação do leitor : um processo dialógico texto-ilustração na literatura infantil no contexto escolar /
title_sort imagem na formação do leitor : um processo dialógico texto-ilustração na literatura infantil no contexto escolar /
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/25825
work_keys_str_mv AT nakamurahelenitaassuncao aimagemnaformacaodoleitorumprocessodialogicotextoilustracaonaliteraturainfantilnocontextoescolar
AT amarilhamarly aimagemnaformacaodoleitorumprocessodialogicotextoilustracaonaliteraturainfantilnocontextoescolar
AT universidadefederaldoriograndedonorte aimagemnaformacaodoleitorumprocessodialogicotextoilustracaonaliteraturainfantilnocontextoescolar
AT nakamurahelenitaassuncao imagemnaformacaodoleitorumprocessodialogicotextoilustracaonaliteraturainfantilnocontextoescolar
AT amarilhamarly imagemnaformacaodoleitorumprocessodialogicotextoilustracaonaliteraturainfantilnocontextoescolar
AT universidadefederaldoriograndedonorte imagemnaformacaodoleitorumprocessodialogicotextoilustracaonaliteraturainfantilnocontextoescolar
_version_ 1766816943349694464
spelling oai:localhost:123456789-156982023-05-22T10:32:09Z A imagem na formação do leitor : um processo dialógico texto-ilustração na literatura infantil no contexto escolar / Nakamura, Helenita Assunção. Amarilha, Marly. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Literatura infantil - Dissertação. Criança - Leitura - Dissertação. Educação infantil - Dissertação. Resumo : Esta dissertação estuda as possibilidades das atividades de leitura envolvendo a relação dialógica texto-ilustração na Literatura Infantil, em alunos na fase inicial de escolarização como aproximação prazerosa criança-leitura que contribuem na formação da leitura visual-verbal. o interesse pelo tema partiu da premissa de que muitos estudiosos da educação infantil ressaltam questões que apontam a importância da imagem na formação do leitor, mas pouco se tem pesquisado sobre o uso da imagem no contexto escolar. Quanto à metodologia de coleta e análise dos dados, escolhemos trabalhar com a pesquisa qualitativa, etnográfica, aproximando-se de uma observação participante, percorrendo, em seu desenvolvimento, três etapas para atingir os objetivos propostos: observação, observação participante interativa e análise dos dados. Optamos por essa metodologia por reconhecer sua relevância em um processo de investigação no qual pretendemos nos aperceber de questões que envolvam o cotidiano escolar. O público alvo de nossa pesquisa, na fase de observação, foi constituído por alunos de três turmas do nível 1, do primeiro ciclo do ensino fundamental de escolas da Rede Pública do Estado do Rio Grande do Norte, localizadas na zona metropolitana da cidade do Natal. A opção de se trabalhar com alunos do nível 1, deveu-se ao fato de corresponder, no ensino da Rede Pública Estadual, ao ingresso da criança na sua escolarização. Dentre as três turmas,#$&selecionamos uma delas para um estudo mais específico de aplicação de uma observação participante interativa. Na coleta de dados foram utilizados observações, questionários, gravações em vídeo-tape e K7, fotos e trabalhos dos alunos. A análise final consistiu num diálogo entre teoria e dados coletados, contemplando como aportes teóricos os estudos sobre formação de leitor, ensino de arte, leitura de imagem e a estética da recepção. Os resultados revelaram um grande interesse e participação dos alunos durante todas as aulas, apontando possibilidades de ser este, entre outros, um processo de grande contribuição na formação do leitor.#$&Abstract : This dissertation studies the possibilities of activities involving dialogical relationship between text and illustration in children's books as a pleasant approach to child-reading that contribute in developing visual-verbal reading. The interest for this subject begun from lhe premises that many researchers of children's education emphasize issues that point out the importance of the image on the reader's buiding, but a very few research has been done about the usage of the image in the school context. Regarding the methodology of data gathering and analysis, we develop a qualitative ethnographic research, following three steps in its development: observation, interactive participating observation and data analysis. We decided for this methodology recognizing its relevance in a research process in which we intend to understand issues related to the school quotidiano in the observation phase, the target people of our research was constituted by three groups of pupils from the 1st grade of public elementary schools, located in the metropolitan area of Natal City in Rio Grande do Norte state. Among these three groups, we selected one of them for a more specific study, by utilizing an interactive participating observation. In the data gathering were utilized observations, questionnaires, video-tape and sound records, photos and works done by the pupils. The final analysis was constituted by a dialog between theory and collected data, contemplating as theoretical support the studies regarding reader's training, art teaching, image reading and the theory of aesthetic reception. The results disclosed great interest and participation of the pupils in all lessons, pointing out possibilities of being by this means a process of great contribution for reader's building. 5 2022-10-05T09:37:25Z 2022-10-05T09:37:25Z 2000. Dissertação 82-93(043.2) N163i DISSERT 25825 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/25825 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/25825