A Arte de conduzir-se pelo ensino de teatro : realidades e ficções de alunos-diretores em Camarão/

Resumo: Esta dissertação baseia-se em experiências teatrais durante quatro anos (2009-2012) com vinte turmas de 9º ano em uma escola pública de Felipe Camarão, Natal- RN, e se destina a analisar quatro procedimentos empíricos e intuitivos experimentados e descobertos por adolescentes que assumiram a...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Cavalcante, Leandro Augusto e Silva Miranda., Haderchpek, Robson Carlos., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/12462/1/ArteConduzir-seEnsino_Cavalcante_2014.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-140799
record_format dspace
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Teatro -
Ensino -
Dissertação.
Professor de teatro -
Escoal pública -
Dissertação.
Alunos-diretores -
Relações dialógicas -
Dissertação.
spellingShingle Teatro -
Ensino -
Dissertação.
Professor de teatro -
Escoal pública -
Dissertação.
Alunos-diretores -
Relações dialógicas -
Dissertação.
Cavalcante, Leandro Augusto e Silva Miranda.
Haderchpek, Robson Carlos.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
A Arte de conduzir-se pelo ensino de teatro : realidades e ficções de alunos-diretores em Camarão/
description Resumo: Esta dissertação baseia-se em experiências teatrais durante quatro anos (2009-2012) com vinte turmas de 9º ano em uma escola pública de Felipe Camarão, Natal- RN, e se destina a analisar quatro procedimentos empíricos e intuitivos experimentados e descobertos por adolescentes que assumiram a função de diretores teatrais frente às suas turmas, buscando montar peças a partir da adaptação de filmes brasileiros, e, portanto descobrir com os próprios conceitos a maneira de lidar com a especificidade das linguagens artísticas em questão. Para tanto, a presente pesquisa aborda também o meu papel como orientador destes processos cênicos atribuindo um novo significado ao professor de teatro da escola pública que participa ativamente dos trabalhos, mas potencializa a autonomia dos alunos-diretores em conduzir. Alunos-diretores numa realidade, cujo contexto sóciocultural influencia diretamente suas construções ficcionais no teatro e que ao refletirem coletivamente, a partir da dialogicidade, entendem a importância do relacionamento entre os membros de um grupo. Dentro de fundamentos da pesquisa-ação e da pesquisa etnográfica, apresenta, por vezes, uma linguagem metafórica com o intuito de enfatizar o universo destes adolescentes, e adentra em temas ligados à pedagogia freireana tentando estabelecer uma ponte entre a realidade dos adolescentes oprimidos e o protagonismo adquirido com o envolvimento nas ficções das peças montadas, acomodando aspectos da pedagogia de Makarenko, no tocante à cooperação coletiva de um grande grupo. Deste modo, a pesquisa mergulha profundamente na caracterização do ambiente que cerca estes alunos procurando entender as identidades culturais e suas influências estéticas na criação de seus espetáculos. Associa ainda experiências e intuições de alunos que não tiveram aulas teóricas sobre teatro na condução teatral de suas turmas e passaram a apresentar características presentes no Teatro Épico, no Teatro Pobre, no Teatro Popular, no Teatro do Absurdo, no Teatro do Oprimido apontando conceitos também de Stanislavski, Tchékhov e Meyerhold. Utiliza ainda conceitos ligados à mídia, à mistura da realidade com a ficção e aos processos de condução em um grupo, apresentando um fenômeno que nomino efeito de condução . Faz assim a leitura artística de quatro encenações (no total), selecionadas uma por ano, tentando formalizar conceitos teatrais outrora discutidos. Por fim, mesmo estando minha participação diluída no texto, traz algumas conversas com encenadores que gostam de ensinar e aprender.#$&Abstract: This dissertation is based on a theatre experience of four years (2009-2012), with twenty classes of the 9th grade in a public school of Felipe Camarão, Natal- RN. It was developed by me, and it is intended to analyze the empirical procedures experienced and discovered by teenagers who took the role of theater directors before their classes, seeking to set up plays through the adaptation of Brazilian films, and thus to discover with their own concepts how to deal with the specificity of the artistic languages in question. Therefore, this research approaches my role as the advisor for these scene processes, assigning a new meaning to the public school drama teacher who participates actively in the activities, but enhances the autonomy of the student-directors in directing. Student-directors in a reality whose sociocultural context directly influences their fictional constructions in the theater and who, when to reflect collectively, understand the importance of the relationship between members of a group, from what concerns dialog. This research-action sometimes uses metaphorical language in order to emphasize the universe of these teenagers and enters themes related to Freire's pedagogy, trying to build a bridge between the oppressed teenagers reality and the main role acquired (by the teenagers) from the involvement in the fiction of the plays set up, accommodating aspects of Makarenko´s pedagogy, regarding the collective cooperation of a large group. Thus, the research goes deeply into the characterization of the environment which surrounds these students, seeking to understand the cultural identities and their aesthetic influences in creating their shows. This work still associates students' intuition and experiences in theater directing with other theories or theater theorists, like Brechtian Epic Theatre, Grotowski's Poor Theatre, o Teatro Popular, the Theatre of the Absurd, Theatre of the Oppressed (developed by Boal), also pointing concepts from Stanislavski, Tchékhov, and Meyerhold. It still uses concepts related to media, the mix of reality and fiction and the directing processes in a group, like a phenomenon named "direction effect". In this way, it does an artistic reading of four plays (in total), selected once a year, trying to formalize theatre concepts previously discussed. Finally, even being my part diluted in the text, it brings up some conversation with directors who like to teach and learn.
format Dissertação
author Cavalcante, Leandro Augusto e Silva Miranda.
Haderchpek, Robson Carlos.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Cavalcante, Leandro Augusto e Silva Miranda.
Haderchpek, Robson Carlos.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Cavalcante, Leandro Augusto e Silva Miranda.
title A Arte de conduzir-se pelo ensino de teatro : realidades e ficções de alunos-diretores em Camarão/
title_short A Arte de conduzir-se pelo ensino de teatro : realidades e ficções de alunos-diretores em Camarão/
title_full A Arte de conduzir-se pelo ensino de teatro : realidades e ficções de alunos-diretores em Camarão/
title_fullStr A Arte de conduzir-se pelo ensino de teatro : realidades e ficções de alunos-diretores em Camarão/
title_full_unstemmed A Arte de conduzir-se pelo ensino de teatro : realidades e ficções de alunos-diretores em Camarão/
title_sort arte de conduzir-se pelo ensino de teatro : realidades e ficções de alunos-diretores em camarão/
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/12462/1/ArteConduzir-seEnsino_Cavalcante_2014.pdf
work_keys_str_mv AT cavalcanteleandroaugustoesilvamiranda aartedeconduzirsepeloensinodeteatrorealidadeseficcoesdealunosdiretoresemcamarao
AT haderchpekrobsoncarlos aartedeconduzirsepeloensinodeteatrorealidadeseficcoesdealunosdiretoresemcamarao
AT universidadefederaldoriograndedonorte aartedeconduzirsepeloensinodeteatrorealidadeseficcoesdealunosdiretoresemcamarao
AT cavalcanteleandroaugustoesilvamiranda artedeconduzirsepeloensinodeteatrorealidadeseficcoesdealunosdiretoresemcamarao
AT haderchpekrobsoncarlos artedeconduzirsepeloensinodeteatrorealidadeseficcoesdealunosdiretoresemcamarao
AT universidadefederaldoriograndedonorte artedeconduzirsepeloensinodeteatrorealidadeseficcoesdealunosdiretoresemcamarao
_version_ 1766804453035343872
spelling oai:localhost:123456789-1407992022-12-01T04:45:54Z A Arte de conduzir-se pelo ensino de teatro : realidades e ficções de alunos-diretores em Camarão/ Cavalcante, Leandro Augusto e Silva Miranda. Haderchpek, Robson Carlos. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Teatro - Ensino - Dissertação. Professor de teatro - Escoal pública - Dissertação. Alunos-diretores - Relações dialógicas - Dissertação. Resumo: Esta dissertação baseia-se em experiências teatrais durante quatro anos (2009-2012) com vinte turmas de 9º ano em uma escola pública de Felipe Camarão, Natal- RN, e se destina a analisar quatro procedimentos empíricos e intuitivos experimentados e descobertos por adolescentes que assumiram a função de diretores teatrais frente às suas turmas, buscando montar peças a partir da adaptação de filmes brasileiros, e, portanto descobrir com os próprios conceitos a maneira de lidar com a especificidade das linguagens artísticas em questão. Para tanto, a presente pesquisa aborda também o meu papel como orientador destes processos cênicos atribuindo um novo significado ao professor de teatro da escola pública que participa ativamente dos trabalhos, mas potencializa a autonomia dos alunos-diretores em conduzir. Alunos-diretores numa realidade, cujo contexto sóciocultural influencia diretamente suas construções ficcionais no teatro e que ao refletirem coletivamente, a partir da dialogicidade, entendem a importância do relacionamento entre os membros de um grupo. Dentro de fundamentos da pesquisa-ação e da pesquisa etnográfica, apresenta, por vezes, uma linguagem metafórica com o intuito de enfatizar o universo destes adolescentes, e adentra em temas ligados à pedagogia freireana tentando estabelecer uma ponte entre a realidade dos adolescentes oprimidos e o protagonismo adquirido com o envolvimento nas ficções das peças montadas, acomodando aspectos da pedagogia de Makarenko, no tocante à cooperação coletiva de um grande grupo. Deste modo, a pesquisa mergulha profundamente na caracterização do ambiente que cerca estes alunos procurando entender as identidades culturais e suas influências estéticas na criação de seus espetáculos. Associa ainda experiências e intuições de alunos que não tiveram aulas teóricas sobre teatro na condução teatral de suas turmas e passaram a apresentar características presentes no Teatro Épico, no Teatro Pobre, no Teatro Popular, no Teatro do Absurdo, no Teatro do Oprimido apontando conceitos também de Stanislavski, Tchékhov e Meyerhold. Utiliza ainda conceitos ligados à mídia, à mistura da realidade com a ficção e aos processos de condução em um grupo, apresentando um fenômeno que nomino efeito de condução . Faz assim a leitura artística de quatro encenações (no total), selecionadas uma por ano, tentando formalizar conceitos teatrais outrora discutidos. Por fim, mesmo estando minha participação diluída no texto, traz algumas conversas com encenadores que gostam de ensinar e aprender.#$&Abstract: This dissertation is based on a theatre experience of four years (2009-2012), with twenty classes of the 9th grade in a public school of Felipe Camarão, Natal- RN. It was developed by me, and it is intended to analyze the empirical procedures experienced and discovered by teenagers who took the role of theater directors before their classes, seeking to set up plays through the adaptation of Brazilian films, and thus to discover with their own concepts how to deal with the specificity of the artistic languages in question. Therefore, this research approaches my role as the advisor for these scene processes, assigning a new meaning to the public school drama teacher who participates actively in the activities, but enhances the autonomy of the student-directors in directing. Student-directors in a reality whose sociocultural context directly influences their fictional constructions in the theater and who, when to reflect collectively, understand the importance of the relationship between members of a group, from what concerns dialog. This research-action sometimes uses metaphorical language in order to emphasize the universe of these teenagers and enters themes related to Freire's pedagogy, trying to build a bridge between the oppressed teenagers reality and the main role acquired (by the teenagers) from the involvement in the fiction of the plays set up, accommodating aspects of Makarenko´s pedagogy, regarding the collective cooperation of a large group. Thus, the research goes deeply into the characterization of the environment which surrounds these students, seeking to understand the cultural identities and their aesthetic influences in creating their shows. This work still associates students' intuition and experiences in theater directing with other theories or theater theorists, like Brechtian Epic Theatre, Grotowski's Poor Theatre, o Teatro Popular, the Theatre of the Absurd, Theatre of the Oppressed (developed by Boal), also pointing concepts from Stanislavski, Tchékhov, and Meyerhold. It still uses concepts related to media, the mix of reality and fiction and the directing processes in a group, like a phenomenon named "direction effect". In this way, it does an artistic reading of four plays (in total), selected once a year, trying to formalize theatre concepts previously discussed. Finally, even being my part diluted in the text, it brings up some conversation with directors who like to teach and learn. 1 2022-10-06T11:05:08Z 2022-10-06T11:05:08Z 2014. Dissertação 792.02 C376a DISSERT 212817 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/12462/1/ArteConduzir-seEnsino_Cavalcante_2014.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/12462/1/ArteConduzir-seEnsino_Cavalcante_2014.pdf