Um framework conceitual para apoiar a instrumentação da avaliação formativa da aprendizagem em jogos digitais /
Resumo: A avaliação formativa da aprendizagem é um processo que verifica se as ações pedagógicas produziram resultados efetivos nos aprendizes em tempo de reverter quadros de deficiência de aprendizagem. No entanto, essa avaliação, mesmo sendo importante, é rejeitada por muitos professores sob o arg...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/18088/1/GlauberGA_DISSERT.pdf |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:localhost:123456789-140147 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-1401472022-12-01T04:34:16Z Um framework conceitual para apoiar a instrumentação da avaliação formativa da aprendizagem em jogos digitais / Araújo, Glauber Galvão de. Aranha, Eduardo Henrique da Silva. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Framework - Engenharia de softwares - Dissertação. Framework - Avaliação formativa - Dissertação. Instrumentos de avaliação - Dissertação. Jogos digitais - Dissertação. Assessment tools. Games. Resumo: A avaliação formativa da aprendizagem é um processo que verifica se as ações pedagógicas produziram resultados efetivos nos aprendizes em tempo de reverter quadros de deficiência de aprendizagem. No entanto, essa avaliação, mesmo sendo importante, é rejeitada por muitos professores sob o argumento de serem complexas e inviáveis e, por muitos alunos, por serem consideradas cansativas. A sua instrumentação convencional é também outro entrave à sua prática tendo em vista os formulários impressos maçantes e de logística difícil. Mesmo as avaliações formativas automatizadas são cansativas, porque apenas transportam o documento em papel para uma tela de computador. Nesse sentido, esta pesquisa apresenta uma proposta de um framework conceitual com a descrição de componentes que apoiam a instrumentação de avaliações formativas em jogos digitais com a finalidade de torná-las mais factíveis e estimulantes na prática pedagógica. O framework incorpora procedimentos e técnicas em quatro momentos fundamentais da avaliação formativa: nas definições do instrumento de avaliação, da coleta e análise de dados e da regulação da aprendizagem. Essas técnicas e procedimentos devem integrar o projeto de desenvolvimento do jogo digital para que esses disponibilizem a sua interface na coleta de dados de aquisição de conhecimento dos alunos enquanto jogam. Por ser um framework aberto, é possível que seja estendido por pesquisadores, professores e desenvolvedores de jogos, afim de abranger mais aspectos da avaliação formativa. Com essas caraterísticas, o framework pode beneficiar a viabilidade das avaliações durante o processo ensino-aprendizagem e prover aos professores informações que o auxiliem nas decisões sobre o nível de aquisição de conhecimento dos alunos. Isto posto, cabe ressaltar que o framework, ora proposto, foi instanciado apenas como prova de conceito e necessita de avaliações da sua consistência através de experimentos e estudos de casos, ações que serão executadas em trabalhos futuros. 1 2022-10-06T10:54:09Z 2022-10-06T10:54:09Z 2013. Dissertação 004.41 A663f DISSERT 211985 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/18088/1/GlauberGA_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/18088/1/GlauberGA_DISSERT.pdf |
institution |
Acervo SISBI |
collection |
SIGAA |
topic |
Framework - Engenharia de softwares - Dissertação. Framework - Avaliação formativa - Dissertação. Instrumentos de avaliação - Dissertação. Jogos digitais - Dissertação. Assessment tools. Games. |
spellingShingle |
Framework - Engenharia de softwares - Dissertação. Framework - Avaliação formativa - Dissertação. Instrumentos de avaliação - Dissertação. Jogos digitais - Dissertação. Assessment tools. Games. Araújo, Glauber Galvão de. Aranha, Eduardo Henrique da Silva. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Um framework conceitual para apoiar a instrumentação da avaliação formativa da aprendizagem em jogos digitais / |
description |
Resumo: A avaliação formativa da aprendizagem é um processo que verifica se as ações pedagógicas produziram resultados efetivos nos aprendizes em tempo de reverter quadros de deficiência de aprendizagem. No entanto, essa avaliação, mesmo sendo importante, é rejeitada por muitos professores sob o argumento de serem complexas e inviáveis e, por muitos alunos, por serem consideradas cansativas. A sua instrumentação convencional é também outro entrave à sua prática tendo em vista os formulários impressos maçantes e de logística difícil. Mesmo as avaliações formativas automatizadas são cansativas, porque apenas transportam o documento em papel para uma tela de computador. Nesse sentido, esta pesquisa apresenta uma proposta de um framework conceitual com a descrição de componentes que apoiam a instrumentação de avaliações formativas em jogos digitais com a finalidade de torná-las mais factíveis e estimulantes na prática pedagógica. O framework incorpora procedimentos e técnicas em quatro momentos fundamentais da avaliação formativa: nas definições do instrumento de avaliação, da coleta e análise de dados e da regulação da aprendizagem. Essas técnicas e procedimentos devem integrar o projeto de desenvolvimento do jogo digital para que esses disponibilizem a sua interface na coleta de dados de aquisição de conhecimento dos alunos enquanto jogam. Por ser um framework aberto, é possível que seja estendido por pesquisadores, professores e desenvolvedores de jogos, afim de abranger mais aspectos da avaliação formativa. Com essas caraterísticas, o framework pode beneficiar a viabilidade das avaliações durante o processo ensino-aprendizagem e prover aos professores informações que o auxiliem nas decisões sobre o nível de aquisição de conhecimento dos alunos. Isto posto, cabe ressaltar que o framework, ora proposto, foi instanciado apenas como prova de conceito e necessita de avaliações da sua consistência através de experimentos e estudos de casos, ações que serão executadas em trabalhos futuros. |
format |
Dissertação |
author |
Araújo, Glauber Galvão de. Aranha, Eduardo Henrique da Silva. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. |
author_facet |
Araújo, Glauber Galvão de. Aranha, Eduardo Henrique da Silva. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. |
author_sort |
Araújo, Glauber Galvão de. |
title |
Um framework conceitual para apoiar a instrumentação da avaliação formativa da aprendizagem em jogos digitais / |
title_short |
Um framework conceitual para apoiar a instrumentação da avaliação formativa da aprendizagem em jogos digitais / |
title_full |
Um framework conceitual para apoiar a instrumentação da avaliação formativa da aprendizagem em jogos digitais / |
title_fullStr |
Um framework conceitual para apoiar a instrumentação da avaliação formativa da aprendizagem em jogos digitais / |
title_full_unstemmed |
Um framework conceitual para apoiar a instrumentação da avaliação formativa da aprendizagem em jogos digitais / |
title_sort |
um framework conceitual para apoiar a instrumentação da avaliação formativa da aprendizagem em jogos digitais / |
publishDate |
2022 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/18088/1/GlauberGA_DISSERT.pdf |
work_keys_str_mv |
AT araujoglaubergalvaode umframeworkconceitualparaapoiarainstrumentacaodaavaliacaoformativadaaprendizagememjogosdigitais AT aranhaeduardohenriquedasilva umframeworkconceitualparaapoiarainstrumentacaodaavaliacaoformativadaaprendizagememjogosdigitais AT universidadefederaldoriograndedonorte umframeworkconceitualparaapoiarainstrumentacaodaavaliacaoformativadaaprendizagememjogosdigitais |
_version_ |
1766852847451766784 |