Um framework conceitual para apoiar a instrumentação da avaliação formativa da aprendizagem em jogos digitais /
Resumo: A avaliação formativa da aprendizagem é um processo que verifica se as ações pedagógicas produziram resultados efetivos nos aprendizes em tempo de reverter quadros de deficiência de aprendizagem. No entanto, essa avaliação, mesmo sendo importante, é rejeitada por muitos professores sob o arg...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/18088/1/GlauberGA_DISSERT.pdf |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | Resumo: A avaliação formativa da aprendizagem é um processo que verifica se as ações pedagógicas produziram resultados efetivos nos aprendizes em tempo de reverter quadros de deficiência de aprendizagem. No entanto, essa avaliação, mesmo sendo importante, é rejeitada por muitos professores sob o argumento de serem complexas e inviáveis e, por muitos alunos, por serem consideradas cansativas. A sua instrumentação convencional é também outro entrave à sua prática tendo em vista os formulários impressos maçantes e de logística difícil. Mesmo as avaliações formativas automatizadas são cansativas, porque apenas transportam o documento em papel para uma tela de computador. Nesse sentido, esta pesquisa apresenta uma proposta de um framework conceitual com a descrição de componentes que apoiam a instrumentação de avaliações formativas em jogos digitais com a finalidade de torná-las mais factíveis e estimulantes na prática pedagógica. O framework incorpora procedimentos e técnicas em quatro momentos fundamentais da avaliação formativa: nas definições do instrumento de avaliação, da coleta e análise de dados e da regulação da aprendizagem. Essas técnicas e procedimentos devem integrar o projeto de desenvolvimento do jogo digital para que esses disponibilizem a sua interface na coleta de dados de aquisição de conhecimento dos alunos enquanto jogam. Por ser um framework aberto, é possível que seja estendido por pesquisadores, professores e desenvolvedores de jogos, afim de abranger mais aspectos da avaliação formativa. Com essas caraterísticas, o framework pode beneficiar a viabilidade das avaliações durante o processo ensino-aprendizagem e prover aos professores informações que o auxiliem nas decisões sobre o nível de aquisição de conhecimento dos alunos. Isto posto, cabe ressaltar que o framework, ora proposto, foi instanciado apenas como prova de conceito e necessita de avaliações da sua consistência através de experimentos e estudos de casos, ações que serão executadas em trabalhos futuros. |
---|