A Contextualização e a interdisciplinaridade no ensino de Química : uma análise de livros didáticos "ácido-base" e das propsotas pedagógicas realizadas pelos docentes diante da temática /

Resumo: Os conteúdos de química ministrados no ensino médio, ainda hoje, têm sido trabalhados de forma fragmentada e descontextualizada em sala de aula e pelos livros didáticos. Mesmo sabendo que a contextualização e a interdisciplinaridade exercem uma importante função no contexto de ensino apren...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Rocha, Hoziam Hudson Xavier., Farias, Robson Fernandes de., Dantas, Deyse de Souza., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/17724/1/HoziamHXR_DISSERT.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-136576
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-1365762022-12-01T03:23:43Z A Contextualização e a interdisciplinaridade no ensino de Química : uma análise de livros didáticos "ácido-base" e das propsotas pedagógicas realizadas pelos docentes diante da temática / Rocha, Hoziam Hudson Xavier. Farias, Robson Fernandes de. Dantas, Deyse de Souza. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ensino - Química - Dissertação. Contextualização - Interdisciplinaridade - Ensino-aprendizagem - Dissertação. Propostas pedagógicas - Docentes - Dissertação. Learning of chemical knowledge. Contextualization and interdisciplinarity in teaching Chemistry. Resumo: Os conteúdos de química ministrados no ensino médio, ainda hoje, têm sido trabalhados de forma fragmentada e descontextualizada em sala de aula e pelos livros didáticos. Mesmo sabendo que a contextualização e a interdisciplinaridade exercem uma importante função no contexto de ensino aprendizagem de Química. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo esclarecer a importância destas bases metodológicas para a aprendizagem significativa dos conhecimentos químicos. A coleta de dados sobre a temática Contextualização e Interdisciplinaridade no Ensino de Química foi desenvolvida através de pesquisa bibliográfica de livros didáticos de química, que teve como foco na análise desses livros o assunto ácido e base, sendo um tema que se trabalha nas três séries do ensino médio. O presente trabalho também desenvolveu em sua pesquisa questionários aplicativo que foram realizados para analisar até que ponto os professores de química do ensino médio estão trabalhando a contextualização e a interdisciplinaridade em suas práticas de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos nessas pesquisas mostram que um ensino contextualizado e interdisciplinar contribui para a aprendizagem significativa dos conhecimentos químicos, de forma dinâmica e interativa no ensino de química, mas que ainda encontram-se várias barreiras para se realizar essa prática de ensino-aprendizagem.#$&Abstract: Nowadays, chemistry contents taught in high school continue to be presented in a fragmented and decontextualized manner by the teachers and the textbooks. Even though it is known that contextualization and interdisciplinary exchange play an important role in the process of Chemistry teaching/learning. Therefore, the present study aims at enlightening the importance of these methodological foundations in the learning of chemistry. The data acquisition about the subject Contextualization and Interdisciplinary Exchange involved in Chemistry Teaching was developed through bibliographical researches on chemistry textbooks, which focused on the analysis of the topics acid and base , since it is a theme studied throughout all three years of high school. The present study also developed questionnaires which were applied to analyze to what extent chemistry teachers are working in a contextualized and interdisciplinary manner throughout the process of Chemistry teaching/learning. The results obtained in the researches show that a contextualized and interdisciplinary teaching contributes to a more meaningful acquisition of chemistry knowledge, in a dynamic and interactive way, but there are still many roadblocks towards the achievement of this kind of Chemistry teaching/learning process. 1 2022-10-06T09:51:51Z 2022-10-06T09:51:51Z 2013. Dissertação 376:54 R672c DISSERT 207415 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/17724/1/HoziamHXR_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/17724/1/HoziamHXR_DISSERT.pdf
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Ensino -
Química -
Dissertação.
Contextualização -
Interdisciplinaridade -
Ensino-aprendizagem -
Dissertação.
Propostas pedagógicas -
Docentes -
Dissertação.
Learning of chemical knowledge.
Contextualization and interdisciplinarity in teaching Chemistry.
spellingShingle Ensino -
Química -
Dissertação.
Contextualização -
Interdisciplinaridade -
Ensino-aprendizagem -
Dissertação.
Propostas pedagógicas -
Docentes -
Dissertação.
Learning of chemical knowledge.
Contextualization and interdisciplinarity in teaching Chemistry.
Rocha, Hoziam Hudson Xavier.
Farias, Robson Fernandes de.
Dantas, Deyse de Souza.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
A Contextualização e a interdisciplinaridade no ensino de Química : uma análise de livros didáticos "ácido-base" e das propsotas pedagógicas realizadas pelos docentes diante da temática /
description Resumo: Os conteúdos de química ministrados no ensino médio, ainda hoje, têm sido trabalhados de forma fragmentada e descontextualizada em sala de aula e pelos livros didáticos. Mesmo sabendo que a contextualização e a interdisciplinaridade exercem uma importante função no contexto de ensino aprendizagem de Química. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo esclarecer a importância destas bases metodológicas para a aprendizagem significativa dos conhecimentos químicos. A coleta de dados sobre a temática Contextualização e Interdisciplinaridade no Ensino de Química foi desenvolvida através de pesquisa bibliográfica de livros didáticos de química, que teve como foco na análise desses livros o assunto ácido e base, sendo um tema que se trabalha nas três séries do ensino médio. O presente trabalho também desenvolveu em sua pesquisa questionários aplicativo que foram realizados para analisar até que ponto os professores de química do ensino médio estão trabalhando a contextualização e a interdisciplinaridade em suas práticas de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos nessas pesquisas mostram que um ensino contextualizado e interdisciplinar contribui para a aprendizagem significativa dos conhecimentos químicos, de forma dinâmica e interativa no ensino de química, mas que ainda encontram-se várias barreiras para se realizar essa prática de ensino-aprendizagem.#$&Abstract: Nowadays, chemistry contents taught in high school continue to be presented in a fragmented and decontextualized manner by the teachers and the textbooks. Even though it is known that contextualization and interdisciplinary exchange play an important role in the process of Chemistry teaching/learning. Therefore, the present study aims at enlightening the importance of these methodological foundations in the learning of chemistry. The data acquisition about the subject Contextualization and Interdisciplinary Exchange involved in Chemistry Teaching was developed through bibliographical researches on chemistry textbooks, which focused on the analysis of the topics acid and base , since it is a theme studied throughout all three years of high school. The present study also developed questionnaires which were applied to analyze to what extent chemistry teachers are working in a contextualized and interdisciplinary manner throughout the process of Chemistry teaching/learning. The results obtained in the researches show that a contextualized and interdisciplinary teaching contributes to a more meaningful acquisition of chemistry knowledge, in a dynamic and interactive way, but there are still many roadblocks towards the achievement of this kind of Chemistry teaching/learning process.
format Dissertação
author Rocha, Hoziam Hudson Xavier.
Farias, Robson Fernandes de.
Dantas, Deyse de Souza.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Rocha, Hoziam Hudson Xavier.
Farias, Robson Fernandes de.
Dantas, Deyse de Souza.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Rocha, Hoziam Hudson Xavier.
title A Contextualização e a interdisciplinaridade no ensino de Química : uma análise de livros didáticos "ácido-base" e das propsotas pedagógicas realizadas pelos docentes diante da temática /
title_short A Contextualização e a interdisciplinaridade no ensino de Química : uma análise de livros didáticos "ácido-base" e das propsotas pedagógicas realizadas pelos docentes diante da temática /
title_full A Contextualização e a interdisciplinaridade no ensino de Química : uma análise de livros didáticos "ácido-base" e das propsotas pedagógicas realizadas pelos docentes diante da temática /
title_fullStr A Contextualização e a interdisciplinaridade no ensino de Química : uma análise de livros didáticos "ácido-base" e das propsotas pedagógicas realizadas pelos docentes diante da temática /
title_full_unstemmed A Contextualização e a interdisciplinaridade no ensino de Química : uma análise de livros didáticos "ácido-base" e das propsotas pedagógicas realizadas pelos docentes diante da temática /
title_sort contextualização e a interdisciplinaridade no ensino de química : uma análise de livros didáticos "ácido-base" e das propsotas pedagógicas realizadas pelos docentes diante da temática /
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/17724/1/HoziamHXR_DISSERT.pdf
work_keys_str_mv AT rochahoziamhudsonxavier acontextualizacaoeainterdisciplinaridadenoensinodequimicaumaanalisedelivrosdidaticosacidobaseedaspropsotaspedagogicasrealizadaspelosdocentesdiantedatematica
AT fariasrobsonfernandesde acontextualizacaoeainterdisciplinaridadenoensinodequimicaumaanalisedelivrosdidaticosacidobaseedaspropsotaspedagogicasrealizadaspelosdocentesdiantedatematica
AT dantasdeysedesouza acontextualizacaoeainterdisciplinaridadenoensinodequimicaumaanalisedelivrosdidaticosacidobaseedaspropsotaspedagogicasrealizadaspelosdocentesdiantedatematica
AT universidadefederaldoriograndedonorte acontextualizacaoeainterdisciplinaridadenoensinodequimicaumaanalisedelivrosdidaticosacidobaseedaspropsotaspedagogicasrealizadaspelosdocentesdiantedatematica
AT rochahoziamhudsonxavier contextualizacaoeainterdisciplinaridadenoensinodequimicaumaanalisedelivrosdidaticosacidobaseedaspropsotaspedagogicasrealizadaspelosdocentesdiantedatematica
AT fariasrobsonfernandesde contextualizacaoeainterdisciplinaridadenoensinodequimicaumaanalisedelivrosdidaticosacidobaseedaspropsotaspedagogicasrealizadaspelosdocentesdiantedatematica
AT dantasdeysedesouza contextualizacaoeainterdisciplinaridadenoensinodequimicaumaanalisedelivrosdidaticosacidobaseedaspropsotaspedagogicasrealizadaspelosdocentesdiantedatematica
AT universidadefederaldoriograndedonorte contextualizacaoeainterdisciplinaridadenoensinodequimicaumaanalisedelivrosdidaticosacidobaseedaspropsotaspedagogicasrealizadaspelosdocentesdiantedatematica
_version_ 1766804814415527936