Contribuições de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa - UEPS para o ensino de Ecologia em escola pública da educação básica /

Abstract: The research aims to evaluate the contributions of a teaching unit to enhance the learning contents ecological green areas in elementary school. The work was conducted with elementary students in a public school in Natal-RN. We sought to identify the students´ previous knowledge about the...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Costa, Emilie Saraiva Alves da., Costa, Ivaneide Alves Soares da., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16112/1/EmilieSAC_DISSERT.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Abstract: The research aims to evaluate the contributions of a teaching unit to enhance the learning contents ecological green areas in elementary school. The work was conducted with elementary students in a public school in Natal-RN. We sought to identify the students´ previous knowledge about the contents of ecology, develop and implement a Potentially Meaningful Teaching Units PMTU; assess learning of ecological concepts in Teaching Unit Potentially Significant; assess the contribution of interpretative trail as strategy teaching to learning content ecology. The survey of students´ previous knowledge through the pre-test was essential to identify the appropriate subsumers and partially correct, since they served as "anchor" for further expansion of scientific concepts contained in this research. The green areas of the school as an educational, contributed the motivational aspect, as students were protagonists throughout the entire process of teaching and learning. The method of stimulated memory was effective to evidence learning ecological concepts in interpretive trails. The use of diverse activities organized on a PMTU promoted intellectual autonomy of the students and facilitated the acquisition of new meanings through progressive differentiation, and integrative reconciliation consolidation of ecological content and concepts related to biotic and abiotic factors on the basis of the central ideas thematic Life and Environment. The development of procedural skills to capture and share meanings, observe, collect and record data, hypotheses, ability to explain, to apply knowledge to solve problem situations, argue, identify, compare, differentiate and relate concepts, negotiate meanings, reflecting Critically, systematize data was evidenced. Collaborative activities promoted the incorporation of attitudinal contents as developing respect for differences, learn to work in teams to plan, develop and implement actions together for citizenship and environmental responsibility. The application of the Potentially Meaningful Teaching Units PMTU showed evidence of Critical meaningful learning ecological concepts covered in elementary school.#$&Resumo: A pesquisa visa avaliar a contribuição do uso de áreas verdes da escola como espaço educativo para favorecer a melhoria da aprendizagem de conteúdos ecológicos no ensino fundamental. O trabalho foi realizado com alunos do ensino fundamental II da Escola Estadual Drº Manoel Vilaça em Natal-RN. Buscou-se identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os conteúdos de ecologia; elaborar e aplicar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa - UEPS; avaliar a aprendizagem dos conceitos de ecologia na Unidade de Ensino Potencialmente Significativa; avaliar a contribuição de trilha interpretativa como estratégia de ensino para aprendizagem de conteúdos de ecologia. O levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos por meio do pré-teste foi essencial à identificação dos subsunçores adequados e parcialmente adequados, pois serviram como âncora para posterior ampliação dos conceitos científicos contidos nesta pesquisa. Foi constatado ganho cognitivo por parte dos alunos em relação aos conteúdos ecológicos conceituais quando comparados às respostas formuladas no início, durante e ao final das atividades. Percebe-se que a utilização das áreas verdes da escola como espaço educativo contribui para o aspecto motivacional, pois os alunos formam-se protagonistas ao longo de todo processo de ensino-aprendizagem ao participarem ativamente das atividades de ensino propostas. A aplicação da sequência de atividades da UEPS forneceu oportunidades para que os alunos vivenciassem diversos conteúdos procedimentais como: observações e registros, levantamento de hipóteses, argumentação, negociação de significados com posterior sistematização dos dados. A incorporação de conteúdos atitudinais como respeito ao meio ambiente; saber trabalhar em equipe, planejar, elaborar e executar ações de cidadania e responsabilidade socioambiental também foi observado. Espera-se nesta pesquisa que a utilização de áreas verdes da escola aliada à aplicação de uma UEPS favoreça a aprendizagem significativa de conteúdos ecológicos no ensino de ciências do ensino fundamental.