Impacto dos estilos de aprendizagem no desempenho acadêmico do ensino de contabilidade : uma análise dos estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte /

Resumo: A evolução social e tecnológica ao longo dos anos, aliada ao aumento da quantidade de instituições de ensino superior que oferecem o curso de graduação em Ciências Contábeis, tornam premente a preocupação com a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem desses futuros profissio...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Oliveira, Daniele Eufrásio de., Silva, José Dionísio Gomes da., Universidade Federal do Rio Grande do Norte., Universidade de Brasília., Universidade Federal da Paraíba.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:http://repositorio.unb.br/handle/10482/12748
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-132591
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-1325912022-12-01T02:01:42Z Impacto dos estilos de aprendizagem no desempenho acadêmico do ensino de contabilidade : uma análise dos estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Oliveira, Daniele Eufrásio de. Silva, José Dionísio Gomes da. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Universidade de Brasília. Universidade Federal da Paraíba. Ciência contábeis - Ensino - Dissertação. Práticas pedagógicas - Dissertação. Análise de variância (ANOVA) - Dissertação. Science accouting. Pedagogical practices. Analysis of variance. Resumo: A evolução social e tecnológica ao longo dos anos, aliada ao aumento da quantidade de instituições de ensino superior que oferecem o curso de graduação em Ciências Contábeis, tornam premente a preocupação com a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem desses futuros profissionais. Assim, deve-se ter em mente que, por também interferir neste processo, as características particulares de aprendizagem dos discentes, conhecidas como Estilos de Aprendizagem, devem ser consideradas. Deste modo, esta pesquisa teve como principal objetivo identificar os estilos de aprendizagem dos alunos fazendo um paralelo com o estilo de aprendizagem dos professores, verificando se esta relação e refletida no desempenho acadêmico dos alunos de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para tanto, recorreu-se ao Índice de Estilos de Aprendizagem de Felder Soloman (ILS) aplicado a 276 alunos e 13 professores. A Analise de Variância (ANOVA) permitiu concluir que, em três das quatro dimensões, os Estilos de Aprendizagem dos alunos e dos professores, em conjunto, exercem influencia significativa no desempenho dos discentes, sinalizando que certas combinações de estilos entre professor e aluno, de fato, produzem resultados mais satisfatórios (notas medias maiores). Finalmente, verificou-se que a combinação que apresentou o melhor resultado foi a de professor ativo com aluno ativo, indicando que se os alunos preferem discutir e questionar, tendo um professor que estimula essas características em sala, tais indivíduos tenderão a compreender e reter melhor a informação, resultando, assim, em notas médias estatisticamente maiores.#$&Abstract: The social and technological developments over the years, coupled with the increased amount of higher education institutions offering undergraduate courses in accounting, become a pressing concern for improving the quality of teaching-learning process of future professionals. Thus, it should be known that, also interfere with this process, the particular characteristics of students' learning, known as Learning Styles, should be considered. Therefore, this study aimed to assess the impact of learning styles on academic performance of undergraduate students in Accounting at the Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). To this end, we resorted to the Index of Learning Styles Felder Soloman (ILS) applied to 276 students and 13 professors. Analysis of Variance (ANOVA) showed that in three of the four dimensions, the Learning Styles of students and teachers together exert significant influence on the performance of students, indicating that certain combinations of styles between teacher and student, indeed, produce more satisfactory results (average scores higher). Finally, it was found that the combination that showed the best result was a active teacher with active student, indicating that students prefer to discuss and question, having a teacher who encourages these characteristics in the classroom, such individuals tend to better understand and retain the information, thus resulting in significantly higher average scores. 1 2022-10-06T08:42:17Z 2022-10-06T08:42:17Z 2012. Dissertação 657:378 O48i DISSERT 202154 http://repositorio.unb.br/handle/10482/12748 http://repositorio.unb.br/handle/10482/12748
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Ciência contábeis -
Ensino -
Dissertação.
Práticas pedagógicas -
Dissertação.
Análise de variância (ANOVA) -
Dissertação.
Science accouting.
Pedagogical practices.
Analysis of variance.
spellingShingle Ciência contábeis -
Ensino -
Dissertação.
Práticas pedagógicas -
Dissertação.
Análise de variância (ANOVA) -
Dissertação.
Science accouting.
Pedagogical practices.
Analysis of variance.
Oliveira, Daniele Eufrásio de.
Silva, José Dionísio Gomes da.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Universidade de Brasília.
Universidade Federal da Paraíba.
Impacto dos estilos de aprendizagem no desempenho acadêmico do ensino de contabilidade : uma análise dos estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte /
description Resumo: A evolução social e tecnológica ao longo dos anos, aliada ao aumento da quantidade de instituições de ensino superior que oferecem o curso de graduação em Ciências Contábeis, tornam premente a preocupação com a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem desses futuros profissionais. Assim, deve-se ter em mente que, por também interferir neste processo, as características particulares de aprendizagem dos discentes, conhecidas como Estilos de Aprendizagem, devem ser consideradas. Deste modo, esta pesquisa teve como principal objetivo identificar os estilos de aprendizagem dos alunos fazendo um paralelo com o estilo de aprendizagem dos professores, verificando se esta relação e refletida no desempenho acadêmico dos alunos de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para tanto, recorreu-se ao Índice de Estilos de Aprendizagem de Felder Soloman (ILS) aplicado a 276 alunos e 13 professores. A Analise de Variância (ANOVA) permitiu concluir que, em três das quatro dimensões, os Estilos de Aprendizagem dos alunos e dos professores, em conjunto, exercem influencia significativa no desempenho dos discentes, sinalizando que certas combinações de estilos entre professor e aluno, de fato, produzem resultados mais satisfatórios (notas medias maiores). Finalmente, verificou-se que a combinação que apresentou o melhor resultado foi a de professor ativo com aluno ativo, indicando que se os alunos preferem discutir e questionar, tendo um professor que estimula essas características em sala, tais indivíduos tenderão a compreender e reter melhor a informação, resultando, assim, em notas médias estatisticamente maiores.#$&Abstract: The social and technological developments over the years, coupled with the increased amount of higher education institutions offering undergraduate courses in accounting, become a pressing concern for improving the quality of teaching-learning process of future professionals. Thus, it should be known that, also interfere with this process, the particular characteristics of students' learning, known as Learning Styles, should be considered. Therefore, this study aimed to assess the impact of learning styles on academic performance of undergraduate students in Accounting at the Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). To this end, we resorted to the Index of Learning Styles Felder Soloman (ILS) applied to 276 students and 13 professors. Analysis of Variance (ANOVA) showed that in three of the four dimensions, the Learning Styles of students and teachers together exert significant influence on the performance of students, indicating that certain combinations of styles between teacher and student, indeed, produce more satisfactory results (average scores higher). Finally, it was found that the combination that showed the best result was a active teacher with active student, indicating that students prefer to discuss and question, having a teacher who encourages these characteristics in the classroom, such individuals tend to better understand and retain the information, thus resulting in significantly higher average scores.
format Dissertação
author Oliveira, Daniele Eufrásio de.
Silva, José Dionísio Gomes da.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Universidade de Brasília.
Universidade Federal da Paraíba.
author_facet Oliveira, Daniele Eufrásio de.
Silva, José Dionísio Gomes da.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Universidade de Brasília.
Universidade Federal da Paraíba.
author_sort Oliveira, Daniele Eufrásio de.
title Impacto dos estilos de aprendizagem no desempenho acadêmico do ensino de contabilidade : uma análise dos estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte /
title_short Impacto dos estilos de aprendizagem no desempenho acadêmico do ensino de contabilidade : uma análise dos estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte /
title_full Impacto dos estilos de aprendizagem no desempenho acadêmico do ensino de contabilidade : uma análise dos estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte /
title_fullStr Impacto dos estilos de aprendizagem no desempenho acadêmico do ensino de contabilidade : uma análise dos estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte /
title_full_unstemmed Impacto dos estilos de aprendizagem no desempenho acadêmico do ensino de contabilidade : uma análise dos estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte /
title_sort impacto dos estilos de aprendizagem no desempenho acadêmico do ensino de contabilidade : uma análise dos estudantes da universidade federal do rio grande do norte /
publishDate 2022
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12748
work_keys_str_mv AT oliveiradanieleeufrasiode impactodosestilosdeaprendizagemnodesempenhoacademicodoensinodecontabilidadeumaanalisedosestudantesdauniversidadefederaldoriograndedonorte
AT silvajosedionisiogomesda impactodosestilosdeaprendizagemnodesempenhoacademicodoensinodecontabilidadeumaanalisedosestudantesdauniversidadefederaldoriograndedonorte
AT universidadefederaldoriograndedonorte impactodosestilosdeaprendizagemnodesempenhoacademicodoensinodecontabilidadeumaanalisedosestudantesdauniversidadefederaldoriograndedonorte
AT universidadedebrasilia impactodosestilosdeaprendizagemnodesempenhoacademicodoensinodecontabilidadeumaanalisedosestudantesdauniversidadefederaldoriograndedonorte
AT universidadefederaldaparaiba impactodosestilosdeaprendizagemnodesempenhoacademicodoensinodecontabilidadeumaanalisedosestudantesdauniversidadefederaldoriograndedonorte
_version_ 1766806590379261952