Propriedades dos sistemas de numeração: uma sequência didática em uma abordagem histórica /

Resumo: Esse trabalho objetiva relatar a construção e a validação de um caderno de atividades cujo conteúdo é uma seqüência didática que lança mão do estudo de sistemas de numeração antigos como objeto de comparação com o nosso sistema de numeração posicional decimal arábico. Parte-se do pressuposto...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Almeida, Elionardo Rochelly Melo de., Morey, Bernadete Barbosa., Bandeira, Francisco de Assis., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16088
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: Esse trabalho objetiva relatar a construção e a validação de um caderno de atividades cujo conteúdo é uma seqüência didática que lança mão do estudo de sistemas de numeração antigos como objeto de comparação com o nosso sistema de numeração posicional decimal arábico. Parte-se do pressuposto que a comparação com um sistema distinto do nosso pode vir a propiciar uma melhor compreensão de nosso próprio sistema de numeração, como também ajudar no processo aritmético das operações de adição, subtração e multiplicação, uma vez que nos obrigará a pensar em aspectos que corriqueiramente não são objeto de nossa atenção. Os sistemas abordados no estudo foram o sistema de numeração hieroglífico egípcio, o sistema de numeração grego alfabético e o sistema de numeração romano, sempre em comparação que o nosso sistema de numeração. A sequência didática apresenta-se estruturada sob a forma de quatro atividades, assim denominado o conjunto de exercícios e tarefas comuns em torno de um mesmo sistema de numeração antigo. Em sua fase final de elaboração, a sequência contou com a participação de 26 professores do ensino fundamental da educação básica. #$&Abstract: This paper aims to describe the construction and validation of a notebook of activities whose content is a didactic sequence that makes use of the study of ancient numbering systems as compared to the object of our decimal positional numbering system Arabic. This is on the assumption that the comparison with a system different from our own might provide a better understanding of our own numbering system, but also help in the progress of arithmetic operations of addition, subtraction and multiplication, since it will force us to think in way of our attention. The systems covered in the study were the Egyptian hieroglyphic system of numbering, the numbering system Greek alphabet and Roman numbering system, always compared to our numbering system. The following teaching is presented structured in the form of four activities, so-called exercise set and common tasks around a former same numbering system. In its final stage of preparation, the sequence with the participation of 26 primary school teachers of basic education.