Análise dos conteúdos termodinâmicos em livros de Química e Física do Ensino Médio /

RESUMO: O PNLEM surgiu em 2004 e modificou o cenário em torno do livro didático no BRASIL. As novas perspectivas voltadas para a formação de um cidadão mais crítico a partir de um ensino mais contextualizado e interdisciplinar fez com que os livros didáticos acompanhassem essas mudanças. Mas nem sem...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Denilson Antonio Maia da., Oliveira, Ótom Anselmo de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/17673/1/DenilsonAMS_DISSERT.pdf
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Descrição
Resumo:RESUMO: O PNLEM surgiu em 2004 e modificou o cenário em torno do livro didático no BRASIL. As novas perspectivas voltadas para a formação de um cidadão mais crítico a partir de um ensino mais contextualizado e interdisciplinar fez com que os livros didáticos acompanhassem essas mudanças. Mas nem sempre essas mudanças são verificadas de modo mais profundo, pois o que vemos são adaaptações de obras já conhecidas no mercado, onde se insere textos que levam a algum aspecto histórico, sócio-econômico, ambiental ou cotidiano, ou então a aplicabilidade daquele conteúdo. Assim, nos propomos a analisar os conteúdos de Termodinâmica Química e Física para o Ensino Médio abordada nos livros didáticos de Química e de Física aprovados pelo PNLEM 2012, agora denominado PNLD, analisando se as obras trazem essa abordagem sócio-cultural da ciência como também o seu contexto histórico, tomando como categorias de análise os seguintes critérios: apresentação da introdução, contextualização do conteúdo, apresentação dos conceitos, contexto histórico da termodinâmica, representação em nível microscópico e proposição de experimentos. Foram analisados onze livros, sendo cinco de química e seis de física. Também foi aplicado um questionário com professores de química e física do ensino médio para se ter uma impressão da opinião deles sobre suas estratégias de ensino e sobre o livro didáticp. Este trabalho se fundamentou nas orientações dos documentos legais sobre o Ensino Médio no Brasil (LDB, PCN, PCN+, OCEM) e nas pesquisas em ensino de ciências que trata especificamente do livro didático e do ensino de termodinâmica química e física. Dos onze livros, somente quatro ser mostraram mais coerentes com as novas perspectivas para o ensino médio, sendo dois de química e dois de física, cuja preocupação com a contextualização e com uma visão da ciência mais integrada a realidade do aluno, mostra um caráter mais crítico e social. Os demais, quando não omitem, tratam os contextos sócio-econômicos, históricos e culturais de forma isolada dos conceitos apresentados, à margem do conteúdo.#$&ABSTRACT: PNLEM came out in 2004 and modified the view about schoolbook in Brazil. New perspectives pointed towards constitution of a more critical citizen as of an interdisciplinary and more contextualized teaching, made schoolbook understand these changes. But not always these alterations are checked up on by all means, because what we notice are adaptation of works have already known on market, where texts that are placed reveal environmental, socioeconomic, historical facts or daily phenomenon, or then scientific relevancy examples. We thus offer to analyse contents of chemical thermodynamics and physics for high scholl which are shown on schoolbook of chemistry and physics validated by PNLEM 2012, now called PNLD, studying the facys if these works bring these scientific sociocultural standpoint as well as their historical context, considering as analysis categories the following criteria: presentation of introduction, content contextualizing, presentation of concepts, thermodinamics historical context, representation in microscopic level and proposal of experiments. Eleven books were analysed, being five of chemistry and six of physics. So was applied a questionaire with physics and chemistry teachers of high scholl to have an impression of their opinion about their teaching strategies and about schoolbook. This work grounded in orientations of legal documents about high school in Brazil (LDB, PCN, PCN+, OCEM) and research on science teaching that regards specifically schoolbook and physics and chemical thermodynamics teaching. Were eleven books in number, only four denoted much coherence with new perspectives for high school, being two of chemistry and two of physics, whose concern about contextualizing and with a much integrated view of science to student's reality, indicating much sicual and critical character. The rest, whwn don't overlook, regard cultural and historical, socioeconomic contexts in isolated manner from presented concepts, aside from content.