Um estudo sobre o estágio supervisionado na formação inicial de professores de matemática na Bahia /

Esta tese analisa a configuração do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) na formação inicial do professor de Matemática, explicitando como ele acontece e vem sendo construído nos cursos de Licenciatura em Matemática, no Estado da Bahia. O estudo não teve o objetivo de generalizar aspectos e carac...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Pires, Maria Auxiliadora Lisboa Moreno., Mendes, Iran Abreu., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Tese
Publicado em:
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14409/1/EstudoEst%c3%a1gioSupervisionado_Pires_2012.pdf
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Descrição
Resumo:Esta tese analisa a configuração do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) na formação inicial do professor de Matemática, explicitando como ele acontece e vem sendo construído nos cursos de Licenciatura em Matemática, no Estado da Bahia. O estudo não teve o objetivo de generalizar aspectos e características das propostas de ECS, tampouco fazer comparações que apontassem alguma delas como modelo ou motivo de críticas nas propostas de ECS implementadas nos cursos de Licenciatura em Matemática. A finalidade principal foi investigar a configuração do ECS em três instituições de ensino superior da Bahia, com vistas a ampliar os debates sobre o tema e enriquecer o conhecimento já produzido no Brasil sobre o assunto. A pesquisa foi operacionalizada com base nos documentos sobre o assunto, existentes nas instituições envolvidas e complementada com depoimentos de um grupo amplo de sujeitos participantes. Além disso, o estudo envolveu a participação de autores de livros que tratam do ECS na formação de professores de Matemática. Foram trabalhadas duas perspectivas: o Estágio Curricular Supervisionado na formação inicial do professor de Matemática e o desenvolvimento profissional desses futuros professores. Essencial destacar o processo da formação inicial do futuro professor de Matemática que passa por profundas mudanças em virtude de um conjunto de fatores impactados pela legislação, pelos novos projetos curriculares dos cursos, pelas novas demandas da sociedade, incluindo-se as expectativas das escolas em relação ao ensino-aprendizagem da Matemática. Em face do estudo realizado, a situação revelada na configuração do ECS nas instituições pesquisadas está longe de ser caracterizada como ideal. São inúmeras as dificuldades, tensões e problemas enfrentados pelos estudantes e professores no dia a dia nos cursos de formação dos professores de Matemática e nas escolas públicas. Essas mesmas deficiências foram reveladas através das análises dos diferentes documentos construídos na pesquisa, como questionários, entrevistas, memoriais dos professores e relatórios. #$&This thesis analyses the setting of the Supervised Curriculum Stage (SCS) at the beginning of the Mathematics teacher training, explaining how it happens and how it has being built in the Mathematics graduation courses, in the state of Bahia. The study hasn´t had the purpose to generalize aspects and characteristics from proposals of SCS implemented in the Mathematics graduation courses. The main purpose was to investigate the setting of the SCS in three higher educational institutions from Bahia with order to enlarge the debates about the theme and to enrich the knowledge already produced in Brazil on the subject. The search was operationalized based on the documents about the subject, existing in the involved institutions and supplemented with testimonies from a broad group of participating subjects. Furthermore, the study involved the participation of books´ author who deal with SCS in the Mathematics teacher training. Two prospects have been worked: the Supervised Curriculum Stage at the beginning of the Mathematics teacher training and the professional development of these future teachers. It´s essential to highlight the process of the initial training from a future Mathematics teacher who goes through deep changes because of a set of factors impacted by legislation, by new curriculum projects from the courses, by new demands of society, including himself in the school expectations in relation of the Mathematics teaching-learning. According to the realized study, the situation revealed in the setting of the SCS in the surveyed institutions is far for being considered ideal. There are many difficulties, tensions and problems faced by students and teachers day to day of the Mathematics teachers training courses and in the public schools. These same deficiencies revealed by the analyses from the different documents built in the research, like questionnaires, interviews, teacher´s memorials and reports.