Formação continuada de professores que ensinam matemática: o papel do ábaco na ressignificação da prática pedagógica /

Resumo: A presente dissertação realiza um estudo sobre o papel do ábaco na formação continuada dos professores de Matemática do Ensino Fundamental, acerca das operações de adição e subtração com (re)agrupamento por meio do uso do ábaco manipulativo e/ou informático. Assim, a pesquisa pretende respon...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, João Batista Rodrigues da., Bandeira, Francisco de Assis., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16073
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: A presente dissertação realiza um estudo sobre o papel do ábaco na formação continuada dos professores de Matemática do Ensino Fundamental, acerca das operações de adição e subtração com (re)agrupamento por meio do uso do ábaco manipulativo e/ou informático. Assim, a pesquisa pretende responder a seguinte questão: Como o professor ressignifica a sua prática pedagógica ao ensinar Sistema de Numeração Decimal e as operações convencionais de adição e subtração com (re)agrupamento por meio do ábaco manipulativo e informático? Para isso, baseamos na Teoria das Situações Didáticas (TSD) de Guy Brousseau (1996) que afirma ser necessário traçar um caminho de acordo com as situações de ensino que conduza a aprendizagem dos estudantes e, no trabalho de Pierre Lévy (1993), no qual os polos da comunicação: oral, escrito e virtual, possibilitam as três maneiras de comunicação pelas quais ocorre a aprendizagem. A metodologia do trabalho apoiou-se na Pesquisa-ação Estratégica de Franco (2005). A sequência didática foi elaborada de acordo com a TSD e, o ábaco manipulativo e informático foi usado como ferramenta didática. Com a aplicação da sequência didática foi verificado que a formação continuada de professores do Ensino Fundamental, nas séries / anos iniciais a respeito das operações de adição e subtração com (re)agrupamento é pertinente, visto que foram observadas algumas dificuldades dos professores sobre esse conteúdo matemático. Além disso, a análise da sequência didática permitiu perceber que as professoras tinham dificuldade: na representação numérica com a ordem zero, na resolução das operações de adição e subtração utilizando o ábaco manipulativo e/ou informático e na realização do (re)agrupamento na subtração do significado. Tais observações foram discutidas com as professoras, após a discussão, foram realizados encaminhamentos didático-metodológicos das operações de adição e subtração com (re)agrupamento que contribuem com o processo de ensino e aprendizagem. #$&Abstract: The present dissertation performs a study about abacus part on the continuous education of Elementary School s Mathematic teachers , on what concerns the basic operations of addition and subtraction with (re)unification by using the manipulative and / or informatical abacus. Therefore, the research intends to answer the following question: How does a teacher reframe the pedagogical practice while teaching the Decimal Numeral System and the conventional operations of addition and subtraction with (re)unification through manipulative and informatical abacus? In order to do so, we rely ourselves on the by Guy Brousseau s Theory of Didactic Situations (TDS) from 1996 that affirms the necessity to trace a way in accordance with the teaching situations that lead the student s learning; and the work of Pierre Levy (1993), in which the poles of communication oral, written and virtual, create three ways of communication through which learning process happens. The methodology of the work was based on the Strategic Research Action of Franco (2005). The didatic sequence was elabored in accordance with the TDS, and used the manipulative and informatical abacus as didatic resource. With the application of the didatic sequence, it was verified that the continued formation of Elementary School s teachers concerning the operations of addition and subtraction on the initial years / levels is pertinent once it has been observed some difficulties of the teachers concerning this mathematical subject. Besides, the analysis of the didatic sequence has allowed one to realize that teachers had some difficulties concerning the numeric representation with order zero, the resolution of operations of addition and subtraction using the manipulative and informatical abacus and the realization of (re)unification on the subtraction with meaning. These observations has been discussed with the teachers and, after that, it has been done some didactic-methodological routings of the operations of addition and subtraction with (re)unification that contributes with the teaching and learning process.