Caderno de oficinas de linguagem simples para professores do AEE
A proposta de formação presente neste caderno, em formato de oficinas, com a temática Linguagem Simples para professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) foi desenvolvido a partir de estudos com os professores que atuam diretamente com alunos público-alvo da Educação Especial nas...
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Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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ri-123456789-582472024-04-24T12:21:58Z Caderno de oficinas de linguagem simples para professores do AEE Souza, Felipe Lucas de Martins, Lisiê Marlene da Silveira Melo 0000-0002-7650-0808 Atendimento educacional especializado Linguagem simples Sala de recursos multifuncionais Acessibilidade textual CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO A proposta de formação presente neste caderno, em formato de oficinas, com a temática Linguagem Simples para professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) foi desenvolvido a partir de estudos com os professores que atuam diretamente com alunos público-alvo da Educação Especial nas Salas de Recursos Multifuncionais de escolas da rede estadual de ensino localizados no município de São José de Mipibu no Rio Grande do Norte. O presente trabalho é parte integrante da dissertação de mestrado profissional do Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEESP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sob o título A Linguagem Simples no Atendimento Educacional Especializado como favorecedora da Inclusão Escolar, orientada pela Prof.ª Dra. Lisiê Marlene da Silveira Melo Martins. Tal estudo objetivou conhecer, por meio da análise de questionários e entrevistas semiestruturadas, a visão desses sujeitos sobre a potencial importância da inserção da Linguagem Simples nas práticas pedagógicas inclusivas com os alunos público-alvo da Educação Especial no AEE. Assim, por meio das análises das respostas foi possível perceber alguns aspectos próprios do AEE e da Linguagem Simples que poderiam ser concomitantemente aprofundados em relação ao percurso formativo desses sujeitos. A presente proposta de formação que se organiza em formato de oficinas e foi planejada com o intuito de possibilitar um momento de formação continuada e reflexão coletiva, em que os sujeitos participantes pudessem (re)ver conceitos gerais sobre a Educação Inclusiva e conhecer a Linguagem Simples já que a maioria dos professores atuantes não possuíam formação ou não conheciam essa área de estudo nos seus percursos formativos. Além disso, também foi sistematizada a apresentação de pressupostos importantes quando tratamos da Linguagem Simples como uma forma de acessibilidade dentro da educação inclusiva para que os professores participantes refletissem sobre práticas pedagógicas que favoreçam o processo de ensino/aprendizagem em seu cotidiano. O planejamento deste caderno se deu através de estudos teóricos, impressões obtidas nas entrevistas e nos questionários realizados com os professores participantes da pesquisa. A partir de uma perspectiva dialógica da própria intervenção metodológica, foi realizada depois da aplicação dos questionários e das entrevistas com um encontro 04 individual com os próprios sujeitos para validar a proposta formativa como produto deste estudo. Além disso, também achamos relevante uma validação social dos instrumentos, essa validação dos instrumentos foi feita por pessoas que se enquadravam no perfil dos participantes de nosso estudo, no entanto, não fariam parte do grupo de análise. Obviamente, na validação dos instrumentos, informávamos aos voluntários que se tratava de um “instrumento teste” e que gostaríamos de receber as contribuições para o aperfeiçoamento dos mesmos, e, deste modo, considerá-los válidos socialmente. 2024-04-24T12:19:58Z 2024-04-24T12:19:58Z 2022-12-23 educationalProduct SOUZA, Felipe Lucas de; MARTINS, Lisiê Marlene da Silveira Melo. Caderno de oficinas de linguagem simples para professores do AEE. 2022. 18f. Produto Educacional (Mestrado em Educação Especial) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58247 pt_BR https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52178 Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (PPGEEsp) CENTRO DE EDUCAÇÃO |
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Especializado (AEE) foi desenvolvido a partir de estudos com os professores que atuam
diretamente com alunos público-alvo da Educação Especial nas Salas de Recursos
Multifuncionais de escolas da rede estadual de ensino localizados no município de São
José de Mipibu no Rio Grande do Norte.
O presente trabalho é parte integrante da dissertação de mestrado profissional do
Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEESP) da Universidade Federal
do Rio Grande do Norte (UFRN), sob o título A Linguagem Simples no Atendimento
Educacional Especializado como favorecedora da Inclusão Escolar, orientada pela Prof.ª
Dra. Lisiê Marlene da Silveira Melo Martins.
Tal estudo objetivou conhecer, por meio da análise de questionários e entrevistas
semiestruturadas, a visão desses sujeitos sobre a potencial importância da inserção da
Linguagem Simples nas práticas pedagógicas inclusivas com os alunos público-alvo da
Educação Especial no AEE. Assim, por meio das análises das respostas foi possível
perceber alguns aspectos próprios do AEE e da Linguagem Simples que poderiam ser
concomitantemente aprofundados em relação ao percurso formativo desses sujeitos.
A presente proposta de formação que se organiza em formato de oficinas e foi
planejada com o intuito de possibilitar um momento de formação continuada e reflexão
coletiva, em que os sujeitos participantes pudessem (re)ver conceitos gerais sobre a
Educação Inclusiva e conhecer a Linguagem Simples já que a maioria dos professores
atuantes não possuíam formação ou não conheciam essa área de estudo nos seus percursos
formativos. Além disso, também foi sistematizada a apresentação de pressupostos
importantes quando tratamos da Linguagem Simples como uma forma de acessibilidade
dentro da educação inclusiva para que os professores participantes refletissem sobre
práticas pedagógicas que favoreçam o processo de ensino/aprendizagem em seu
cotidiano.
O planejamento deste caderno se deu através de estudos teóricos, impressões
obtidas nas entrevistas e nos questionários realizados com os professores participantes da
pesquisa. A partir de uma perspectiva dialógica da própria intervenção metodológica, foi
realizada depois da aplicação dos questionários e das entrevistas com um encontro
04
individual com os próprios sujeitos para validar a proposta formativa como produto deste
estudo.
Além disso, também achamos relevante uma validação social dos instrumentos,
essa validação dos instrumentos foi feita por pessoas que se enquadravam no perfil dos
participantes de nosso estudo, no entanto, não fariam parte do grupo de análise.
Obviamente, na validação dos instrumentos, informávamos aos voluntários que se tratava
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