As contribuições do Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) na formação de estudantes de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA)
This dissertation aims to evaluate the outcomes of the Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) for the education of undergraduate students at the Universidade Federal do Cariri (UFCA) from 2016 to 2019.To achieve this, it has the following specific objectives: Present an overview of the mana...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58097 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-58097 |
---|---|
record_format |
dspace |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Avaliação de políticas públicas Extensão universitária Programa de Integração Ensino e Extensão Universidade Federal do Cariri CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Avaliação de políticas públicas Extensão universitária Programa de Integração Ensino e Extensão Universidade Federal do Cariri CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Sousa, Angélica Almeida de As contribuições do Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) na formação de estudantes de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA) |
description |
This dissertation aims to evaluate the outcomes of the Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) for the education of undergraduate students at the Universidade Federal do Cariri (UFCA) from 2016 to 2019.To achieve this, it has the following specific objectives: Present an overview of the management model of the Teaching and Extension Integration Program; Map the projects of PEEX, activities, and their participants; Verify the level of integration between teaching and extension activities carried out within undergraduate courses through the Program; Identify the contributions of PEEX to the development of competencies and skills of students, scholarship holders, and project volunteers; Identify challenges for the effectiveness of PEEX; and Propose actions to improve the effectiveness of the Program. These objectives were developed based on a theoretical framework with an emphasis on evaluating the results of public policies from a multi-centric, positive, and constructive perspective. It is an exploratory-descriptive study that will adopt a qualitative-quantitative approach and use the case study as a research strategy. For the realization of this research, two main data collection techniques were adopted: survey and documentary research. Different research instruments were used for each technique: structured questionnaire and spreadsheet, respectively. The collected data were analyzed according to their quantitative or qualitative nature through content analysis techniques and basic descriptive statistical analysis. Based on the conducted research, it is evaluated that PEEX has satisfactorily contributed to the education of UFCA undergraduate students, as it allowed the development of competencies and skills of scholarship holders and project volunteers. The evaluation also identified the challenges faced by the Program and proposed actions to improve its effectiveness, highlighting the empirical relevance of this proposal, which allowed bringing data and information that could provide elements for university management to rethink its policy, make necessary adjustments for the said policy to be improved, and achieve its success. |
author2 |
Brandão, Pamela de Medeiros |
author_facet |
Brandão, Pamela de Medeiros Sousa, Angélica Almeida de |
format |
masterThesis |
author |
Sousa, Angélica Almeida de |
author_sort |
Sousa, Angélica Almeida de |
title |
As contribuições do Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) na formação de estudantes de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA) |
title_short |
As contribuições do Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) na formação de estudantes de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA) |
title_full |
As contribuições do Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) na formação de estudantes de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA) |
title_fullStr |
As contribuições do Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) na formação de estudantes de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA) |
title_full_unstemmed |
As contribuições do Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) na formação de estudantes de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA) |
title_sort |
as contribuições do programa de integração ensino e extensão (peex) na formação de estudantes de graduação da universidade federal do cariri (ufca) |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2024 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58097 |
work_keys_str_mv |
AT sousaangelicaalmeidade ascontribuicoesdoprogramadeintegracaoensinoeextensaopeexnaformacaodeestudantesdegraduacaodauniversidadefederaldocaririufca |
_version_ |
1797696666702184448 |
spelling |
ri-123456789-580972024-04-10T21:47:52Z As contribuições do Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) na formação de estudantes de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA) Sousa, Angélica Almeida de Brandão, Pamela de Medeiros http://lattes.cnpq.br/5412439181137865 http://lattes.cnpq.br/9451364933481439 Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva https://orcid.org/0000-0003-4884-8599 http://lattes.cnpq.br/5716461725901505 Silva, Francisco Raniere Moreira da Avaliação de políticas públicas Extensão universitária Programa de Integração Ensino e Extensão Universidade Federal do Cariri CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS This dissertation aims to evaluate the outcomes of the Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) for the education of undergraduate students at the Universidade Federal do Cariri (UFCA) from 2016 to 2019.To achieve this, it has the following specific objectives: Present an overview of the management model of the Teaching and Extension Integration Program; Map the projects of PEEX, activities, and their participants; Verify the level of integration between teaching and extension activities carried out within undergraduate courses through the Program; Identify the contributions of PEEX to the development of competencies and skills of students, scholarship holders, and project volunteers; Identify challenges for the effectiveness of PEEX; and Propose actions to improve the effectiveness of the Program. These objectives were developed based on a theoretical framework with an emphasis on evaluating the results of public policies from a multi-centric, positive, and constructive perspective. It is an exploratory-descriptive study that will adopt a qualitative-quantitative approach and use the case study as a research strategy. For the realization of this research, two main data collection techniques were adopted: survey and documentary research. Different research instruments were used for each technique: structured questionnaire and spreadsheet, respectively. The collected data were analyzed according to their quantitative or qualitative nature through content analysis techniques and basic descriptive statistical analysis. Based on the conducted research, it is evaluated that PEEX has satisfactorily contributed to the education of UFCA undergraduate students, as it allowed the development of competencies and skills of scholarship holders and project volunteers. The evaluation also identified the challenges faced by the Program and proposed actions to improve its effectiveness, highlighting the empirical relevance of this proposal, which allowed bringing data and information that could provide elements for university management to rethink its policy, make necessary adjustments for the said policy to be improved, and achieve its success. Essa dissertação tem como objetivo avaliar os resultados do Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) para a formação de estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA) período de 2016 a 2019. Para tanto, tem os seguintes objetivos específicos: Apresentar um panorama sobre o modelo de gestão do Programa de Integração Ensino e Extensão; Mapear os projetos do PEEX, atividades e seus participantes; Verificar o nível de integração entre as atividades de ensino e de extensão realizadas no âmbito de disciplinas dos cursos de graduação por meio do Programa; Identificar as contribuições do PEEX para o desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes, bolsistas e voluntários do projeto; Identificar os desafios para a efetividade do PEEX; e Propor ações de melhoria da efetividade do Programa. Esses objetivos foram desenvolvidos com base em um referencial teórico com ênfase na avaliação de resultados de políticas públicas por uma ótica multicêntrica, positiva e construtiva. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo que adotará uma abordagem quali-quantitativa e utilizará o estudo de caso como estratégia de pesquisa. Para a realização dessa pesquisa fora adotadas duas principais técnicas de coleta de dados: levantamento (survey) e pesquisa documental. Para cada técnica foram utilizados instrumentos de pesquisa diferenciados a saber: questionário estruturado e planilha, respectivamente. Os dados coletados foram analisados de acordo com sua natureza quantitativa ou qualitativa por meio das técnicas de análise do conteúdo e de análise estatística descritiva básica. A partir da pesquisa realizada avalia-se que o PEEX tem contribuído satisfatoriamente para a formação de estudantes dos cursos de graduação da UFCA, na medida em que permitiu o desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes bolsistas e voluntários do projeto. A avaliação permitiu ainda identificar os desafios enfrentados pelo Programa e propor ações de melhoria da sua efetividade ressaltando a relevância empírica dessa proposta, que permitiu trazer dados e informações que poderão angariar elementos para a gestão universitária repensar sua política, fazer os ajustes necessários para que a referida política possa ser melhorada e alcançar o seu sucesso. 2024-04-10T21:47:09Z 2024-04-10T21:47:09Z 2023-12-27 masterThesis SOUSA, Angélica Almeida de. As contribuições do Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) na formação de estudantes de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Orientadora: Dra. Pamela de Medeiros Brandão. 2023. 96f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58097 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA |