A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im)pertinentes
This Master's thesis, entitled: THE RECEPTION OF THE LITERARY TEXT IN HIGH SCHOOL FROM OS ESCRAVOS AND CONTOS NEGREIROS: DIALOGUES AND (IM) PERTINENT CONFRONTS, aimed to present to a group of the 3rd year of High School, through the bias of the Method Recepcional (BORDINI & AGUIAR, 1993), t...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58002 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-58002 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-580022024-04-03T21:47:27Z A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im)pertinentes Freire, Maria Marcela Dias, Valdenides Cabral de Araújo http://lattes.cnpq.br/8171783346759797 http://lattes.cnpq.br/9467435917159475 Santos, Derivaldo dos https://orcid.org/0000-0002-7001-8578 http://lattes.cnpq.br/8615666365895204 Paiva, Kalina Alessandra Rodrigues de Ensino. Leitura literária. Recepção. Intertextualidade. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA This Master's thesis, entitled: THE RECEPTION OF THE LITERARY TEXT IN HIGH SCHOOL FROM OS ESCRAVOS AND CONTOS NEGREIROS: DIALOGUES AND (IM) PERTINENT CONFRONTS, aimed to present to a group of the 3rd year of High School, through the bias of the Method Recepcional (BORDINI & AGUIAR, 1993), the reading and discussion of the work of Marcelino Freire: Contos negreiros (2005) in confrontation with the work of Castro Alves, Os escravos (1883), as well as promoting the debate of ideas and/ or racist and prejudiced thoughts when trying to build a bridge between such ideas and/or thoughts arising from the colonial past and the remnants of these in contemporary times. This study is parto f the need for High School students to carry out literary readings that enable them to develop critically and position themselves in society. The application of the intervention and the analysis of the results point to the precarious condition of literary readers and the urgent implementation of reading projects that make them proficient. A presente dissertação de Mestrado, intitulada: A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im) pertinentes objetivou apresentar a uma turma do 3º ano do Ensino Médio, pelo viés do Método Recepcional (AGUIAR & BORDINI, 1993), a leitura e a discussão da obra de Marcelino Freire: Contos negreiros (2005) em confronto com a obra de Castro Alves, Os escravos (1883), bem como, promover o debate de ideias e/ou pensamentos racistas e preconceituosos ao tentar realizar uma ponte entre estas ideias e/ou pensamentos advindos do passado colonial e os resquícios destes na contemporaneidade. Este estudo parte da necessidade que tem os alunos do Ensino Médio de realizarem leituras literárias que lhes possibilitem o desenvolvimento crítico e posicionamentos ante a sociedade. Para desenvolvermos as questões teórico-críticas tomamos as ideias de Jauss (1994), Carvalhal (2006), Colomer (2003), Fanon (2008), Munanga (2005, 2012), Aguiar; Bordini (1993), dentre outros. A aplicação da intervenção e a análise dos resultados apontam para a condição incipiente de leitores literários e a urgente implementação de projetos de leitura que os torne proficientes. 2024-04-03T21:44:31Z 2024-04-03T21:44:31Z 2023-11-29 masterThesis FREIRE, Maria Marcela. A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im)pertinentes. Orientadora: Dra. Valdenides Cabral de Araújo Dias. 2023. 148f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58002 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Ensino. Leitura literária. Recepção. Intertextualidade. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
spellingShingle |
Ensino. Leitura literária. Recepção. Intertextualidade. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Freire, Maria Marcela A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im)pertinentes |
description |
This Master's thesis, entitled: THE RECEPTION OF THE LITERARY TEXT IN HIGH SCHOOL FROM OS ESCRAVOS AND CONTOS NEGREIROS: DIALOGUES AND (IM) PERTINENT CONFRONTS, aimed to present to a group of the 3rd year of High School, through the bias of the Method Recepcional (BORDINI & AGUIAR, 1993), the reading and discussion of the work of Marcelino Freire: Contos negreiros (2005) in confrontation with the work of Castro Alves, Os escravos (1883), as well as promoting the debate of ideas and/ or racist and prejudiced thoughts when trying to build a bridge between such ideas and/or thoughts arising from the colonial past and the remnants of these in contemporary times. This study is parto f the need for High School students to carry out literary readings that enable them to develop critically and position themselves in society. The application of the intervention and the analysis of the results point to the precarious condition of literary readers and the urgent implementation of reading projects that make them proficient. |
author2 |
Dias, Valdenides Cabral de Araújo |
author_facet |
Dias, Valdenides Cabral de Araújo Freire, Maria Marcela |
format |
masterThesis |
author |
Freire, Maria Marcela |
author_sort |
Freire, Maria Marcela |
title |
A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im)pertinentes |
title_short |
A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im)pertinentes |
title_full |
A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im)pertinentes |
title_fullStr |
A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im)pertinentes |
title_full_unstemmed |
A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im)pertinentes |
title_sort |
recepção do texto literário no ensino médio a partir de os escravos e os contos negreiros: diálogos e confrontos (im)pertinentes |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2024 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58002 |
work_keys_str_mv |
AT freiremariamarcela arecepcaodotextoliterarionoensinomedioapartirdeosescravoseoscontosnegreirosdialogoseconfrontosimpertinentes AT freiremariamarcela recepcaodotextoliterarionoensinomedioapartirdeosescravoseoscontosnegreirosdialogoseconfrontosimpertinentes |
_version_ |
1797696558884454400 |