Memórias do Menino do Semiárido

Este livro paradidático surgiu do trabalho de pesquisa realizado durante o Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECNM/CCET/UFRN). O objetivo do mesmo é aliar o tema água com a geometria espacial, em atenção a volumes dos sólidos, fazendo conexões para que favoreça uma melhor c...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Lima, Djailson Ferreira de, Morey, Bernadete Barbosa, Lopes, Maria Maroni
Formato: educationalProduct
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57925
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Descrição
Resumo:Este livro paradidático surgiu do trabalho de pesquisa realizado durante o Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECNM/CCET/UFRN). O objetivo do mesmo é aliar o tema água com a geometria espacial, em atenção a volumes dos sólidos, fazendo conexões para que favoreça uma melhor compreensão do uso racional da água, através da resolução de situações problemas. Nesse percurso o personagem Djaces, morador da região nordeste, mas precisamente da cidade de Macau/RN, cidade que vive os problemas de falta de água decorrente tanto da seca, como da má gestão dos poucos recursos hídricos, vai contando a sua história de vida como morador do sertão nordestino, sua saga em busca de água e suas impressões sobre a dinâmica do processo de captação e distribuição da água na sua cidade. A narrativa se desenvolve juntamente com situações problemas que envolvam cálculos de volumes, inerentes a situações vividas pelo personagem. Sabendo que um dos requisitos desse programa é a elaboração de um produto educacional, entendido como um material instrucional que possa ser disponibilizado para o uso por profissionais da educação, vimos a possibilidade de promover uma investigação que atendesse os requisitos de uma proposta que relacionasse a geometria e o uso consciente de nossos recursos hídricos. Diante dessa relevância, a Teoria da Objetivação, referencial teórico da nossa pesquisa perpassou todas as etapas do projeto, desde a preparação das tarefas, na didática de sala de aula, bem como na fase de coleta e tratamento de dados