Ornamentos e geometria: um legado do mundo islâmico medieval
O produto educacional, que elaboramos, tem como ponto de partida o encontro que tivemos com o contexto político, social, cultural e religioso em que se desenvolveu a arte ornamental do mundo islâmico medieval e com o conteúdo das eminentes reuniões colaborativas, em que o estudioso persa Abu’l-Wafa...
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Principais autores: | , |
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Formato: | educationalProduct |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57918 |
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Resumo: | O produto educacional, que elaboramos, tem como ponto de partida o encontro que tivemos com o contexto político, social, cultural e religioso em que se desenvolveu a arte ornamental do mundo islâmico medieval e com o conteúdo das eminentes reuniões colaborativas, em que o estudioso persa Abu’l-Wafa teria participado junto com artesãos em Bagdá, no século X. Nesse cenário, evidenciamos que os islâmicos atribuíram um valor estimado aos saberes geométricos, sobretudo, em relação ao papel que eles assumiram nas construções ornamentais. A partir desses estudos, vislumbramos a possibilidade de produzir uma proposta de ação pedagógica (produto educacional), capaz de desenvolver a aprendizagem de conceitos geométricos na
educação básica entrelaçando três elementos, são eles: história da matemática islâmica, ornamentos islâmicos medievais e conceitos geométricos. Como posto, nossa proposta está inserida no desafio de trazer a HM como um elemento que pode potencializar a aprendizagem de conceitos geométricos na educação básica, desse modo, iremos discutir, na seção seguinte, o que nos levou a escolher uma abordagem histórica |
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