Ornamentos e geometria: um legado do mundo islâmico medieval

O produto educacional, que elaboramos, tem como ponto de partida o encontro que tivemos com o contexto político, social, cultural e religioso em que se desenvolveu a arte ornamental do mundo islâmico medieval e com o conteúdo das eminentes reuniões colaborativas, em que o estudioso persa Abu’l-Wafa...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Martins, Emanuel Vieira, Morey, Bernadete Barbosa
Formato: educationalProduct
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57918
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O produto educacional, que elaboramos, tem como ponto de partida o encontro que tivemos com o contexto político, social, cultural e religioso em que se desenvolveu a arte ornamental do mundo islâmico medieval e com o conteúdo das eminentes reuniões colaborativas, em que o estudioso persa Abu’l-Wafa teria participado junto com artesãos em Bagdá, no século X. Nesse cenário, evidenciamos que os islâmicos atribuíram um valor estimado aos saberes geométricos, sobretudo, em relação ao papel que eles assumiram nas construções ornamentais. A partir desses estudos, vislumbramos a possibilidade de produzir uma proposta de ação pedagógica (produto educacional), capaz de desenvolver a aprendizagem de conceitos geométricos na educação básica entrelaçando três elementos, são eles: história da matemática islâmica, ornamentos islâmicos medievais e conceitos geométricos. Como posto, nossa proposta está inserida no desafio de trazer a HM como um elemento que pode potencializar a aprendizagem de conceitos geométricos na educação básica, desse modo, iremos discutir, na seção seguinte, o que nos levou a escolher uma abordagem histórica