Antologia científica: textos reunidos sobre educação e linguagem

Este livro apresenta um pouco da memória científica do CONTAR - Grupo de Pesquisa em Ensino da Matemática e da Língua Portuguesa, ao longo dos dez anos de sua existência. A obra revela a antologia como gênero fundamental, porque representa um compromisso com o que não pode ser esquecido: a produção...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Barbosa, Tatyana Mabel Nobre (org.), Noronha, Claudianny Amorim (org.)
Formato: book
Idioma:pt_BR
Publicado em: EDUFRN
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57835
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este livro apresenta um pouco da memória científica do CONTAR - Grupo de Pesquisa em Ensino da Matemática e da Língua Portuguesa, ao longo dos dez anos de sua existência. A obra revela a antologia como gênero fundamental, porque representa um compromisso com o que não pode ser esquecido: a produção do conhecimento, o retorno socioeducativo das pesquisas e os resultados da formação na interface educação e linguagem. Reúne pesquisas, cuja interface entre educação e linguagem é essencial e têm sido edificadas longitudinalmente por diferentes autores e trabalhos, mostrando a riqueza deste campo de conhecimento e sua diversidade, a multiplicidade dos contextos envolvidos e beneficiados com a rede de pesquisa estabelecida e, por fim, por apontar a reciprocidade entre a universidade pública e a rede de básica de ensino. Nesse sentido, esta coletânea permitirá ao leitor o acesso a trabalho desenvolvidos por pesquisadores formados no âmago da UFRN em interface com a escola. Seu curriculum acadêmico é tecido junto com o a própria gênese do CONTAR, em que ingressaram como licenciandos, ou como professores da Rede de Ensino Pública, dotados de um rico repertório acerca dos saberes pedagógicos e escolares na tentativa de aprender a investigar a própria prática. A obra marca a atuação do CONTAR, da iniciação científica à pós-graduação, contribuindo com a formação qualificada de docentes para a rede pública, nos mais diferentes níveis: educação infantil, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e magistério superior. Este trabalho só possível em razão da sua presença e da colaboração de colegas vinculados a diferentes departamentos da UFRN, sobremaneira, a três Programas de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.