A história local no ensino de história: reflexões a partir do estágio curricular supervisionado no ensino médio

This article seeks to reflect on the teaching of Local History, paying attention to what official documents determine about the teaching of History as a whole and how Local History is inserted in the school context. Part of the experience lived throughout the Supervised Internships for Teacher Train...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Anselmo, Priscilla Ryana do Nascimento
Outros Autores: Fagundes, José Evangelista
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57439
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-57439
record_format dspace
spelling ri-123456789-574392024-01-30T12:45:05Z A história local no ensino de história: reflexões a partir do estágio curricular supervisionado no ensino médio Local history in history teaching: reflections from the supervised curricular internship in high school Anselmo, Priscilla Ryana do Nascimento Fagundes, José Evangelista http://lattes.cnpq.br/6806401009454555 História local Estágio Supervisionado para formação de professores Ensino Médio Ensino de História Local History Supervised Internship forTeacher Training High School History Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA This article seeks to reflect on the teaching of Local History, paying attention to what official documents determine about the teaching of History as a whole and how Local History is inserted in the school context. Part of the experience lived throughout the Supervised Internships for Teacher Training, and in particular what was carried out in high school. It seeks to highlight how the Internship was at this stage, and whether Local History is included and the way it relates to other “histories” and whether Local History, supposedly closer to the members of the school community, would contribute significantly to the formation of citizens and the awakening of a feeling of belonging to the place in which they live. It starts from the understanding that history happens everywhere, and, therefore, it is interesting that national and universal themes relate to local ones. In this sense, strategies are sought that enable the adoption of approaches that make it possible to bring more general issues closer to the issues of the place where the individuals involved in the teaching-learning process live. O presente artigo busca refletir sobre o ensino de História local, atentando-se para o que determinam os documentos oficiais acerca do ensino de História no seu todo e como a História Local insere-se no contexto escolar. Parte da experiência vivida ao longo dos Estágios Supervisionados Para Formação de Professores, e em especial o que foi realizado no Ensino Médio. Busca evidenciar como foi o Estágio nessa fase, e se a História Local é contemplada e a forma como ela se relaciona com as demais “histórias" e se a História local, supostamente mais próxima dos integrantes da comunidade escolar, contribuiria de forma significativa para a formação dos cidadãos e o despertar do sentimento de pertencimento ao lugar no qual convivem. Parte-se do entendimento de que a história acontece em todo lugar, e, assim sendo, é interessante que as temáticas nacionais e universais se relacionem com as locais. Nesse sentido, busca-se estratégias que possibilitem a adoção de abordagens que viabilizem a aproximação das questões mais gerais às questões do lugar onde vivem os indivíduos envolvidos com o processo ensino-aprendizagem. 2024-01-30T12:45:04Z 2024-01-30T12:45:04Z 2023-12 bachelorThesis ANSELMO, Priscilla Ryana do Nascimento. A história local no ensino de história: reflexões a partir do estágio curricular supervisionado no ensino médio. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57439 pt_BR Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN História - Licenciatura Departamento de História
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic História local
Estágio Supervisionado para formação de professores
Ensino Médio
Ensino de História
Local History
Supervised Internship forTeacher Training
High School
History Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
spellingShingle História local
Estágio Supervisionado para formação de professores
Ensino Médio
Ensino de História
Local History
Supervised Internship forTeacher Training
High School
History Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Anselmo, Priscilla Ryana do Nascimento
A história local no ensino de história: reflexões a partir do estágio curricular supervisionado no ensino médio
description This article seeks to reflect on the teaching of Local History, paying attention to what official documents determine about the teaching of History as a whole and how Local History is inserted in the school context. Part of the experience lived throughout the Supervised Internships for Teacher Training, and in particular what was carried out in high school. It seeks to highlight how the Internship was at this stage, and whether Local History is included and the way it relates to other “histories” and whether Local History, supposedly closer to the members of the school community, would contribute significantly to the formation of citizens and the awakening of a feeling of belonging to the place in which they live. It starts from the understanding that history happens everywhere, and, therefore, it is interesting that national and universal themes relate to local ones. In this sense, strategies are sought that enable the adoption of approaches that make it possible to bring more general issues closer to the issues of the place where the individuals involved in the teaching-learning process live.
author2 Fagundes, José Evangelista
author_facet Fagundes, José Evangelista
Anselmo, Priscilla Ryana do Nascimento
format bachelorThesis
author Anselmo, Priscilla Ryana do Nascimento
author_sort Anselmo, Priscilla Ryana do Nascimento
title A história local no ensino de história: reflexões a partir do estágio curricular supervisionado no ensino médio
title_short A história local no ensino de história: reflexões a partir do estágio curricular supervisionado no ensino médio
title_full A história local no ensino de história: reflexões a partir do estágio curricular supervisionado no ensino médio
title_fullStr A história local no ensino de história: reflexões a partir do estágio curricular supervisionado no ensino médio
title_full_unstemmed A história local no ensino de história: reflexões a partir do estágio curricular supervisionado no ensino médio
title_sort história local no ensino de história: reflexões a partir do estágio curricular supervisionado no ensino médio
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2024
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57439
work_keys_str_mv AT anselmopriscillaryanadonascimento ahistorialocalnoensinodehistoriareflexoesapartirdoestagiocurricularsupervisionadonoensinomedio
AT anselmopriscillaryanadonascimento localhistoryinhistoryteachingreflectionsfromthesupervisedcurricularinternshipinhighschool
AT anselmopriscillaryanadonascimento historialocalnoensinodehistoriareflexoesapartirdoestagiocurricularsupervisionadonoensinomedio
_version_ 1790056221242294272