O papel do pedagogo na função de educador social no contexto das medidas socioeducativas em meio aberto da cidade do Natal RN

The report presents the experience lived as a social educator in the context of the Social Protection Service for Adolescents in Compliance with a Socio-Educational Measure in an Open Environment in the City of Natal/RN in which it addresses the work of the pedagogue in the role of social educator i...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lima, José Francisco Pereira de
Outros Autores: Souza, Ana Paula de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57404
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-57404
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educador Social
Pedagogo
Contexto não escolar
Medidas socioeducativas em meio aberto.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Educador Social
Pedagogo
Contexto não escolar
Medidas socioeducativas em meio aberto.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Lima, José Francisco Pereira de
O papel do pedagogo na função de educador social no contexto das medidas socioeducativas em meio aberto da cidade do Natal RN
description The report presents the experience lived as a social educator in the context of the Social Protection Service for Adolescents in Compliance with a Socio-Educational Measure in an Open Environment in the City of Natal/RN in which it addresses the work of the pedagogue in the role of social educator in the scope of social assistance, seeking to specifically unravel which practices are developed by this professional together with the multidisciplinary team, with emphasis on duties and competencies within the scope of the socio-educational service process throughout the municipalization of socio-educational measures in an open environment of Provision of Services to the Community and Assisted Freedom. Furthermore, the objective is to promote understanding of the importance of the pedagogue, as a preponderant role in the process of social reintegration of the adolescent perpetrator of an infraction, considering that the aforementioned field is still little known as being the activity of pedagogues, given that the aforementioned professional is still seen as belonging to the school context. It is important to emphasize that the pedagogue's work with the multidisciplinary team is fundamental for a comprehensive approach and monitoring of the socio-education student and their family and that efficient strategies can be constructed for the construction of the Individual Care Plan, as well as for the achievement of the goals that the socio-educator intends to achieve during the course of the measure and beyond.
author2 Souza, Ana Paula de
author_facet Souza, Ana Paula de
Lima, José Francisco Pereira de
format bachelorThesis
author Lima, José Francisco Pereira de
author_sort Lima, José Francisco Pereira de
title O papel do pedagogo na função de educador social no contexto das medidas socioeducativas em meio aberto da cidade do Natal RN
title_short O papel do pedagogo na função de educador social no contexto das medidas socioeducativas em meio aberto da cidade do Natal RN
title_full O papel do pedagogo na função de educador social no contexto das medidas socioeducativas em meio aberto da cidade do Natal RN
title_fullStr O papel do pedagogo na função de educador social no contexto das medidas socioeducativas em meio aberto da cidade do Natal RN
title_full_unstemmed O papel do pedagogo na função de educador social no contexto das medidas socioeducativas em meio aberto da cidade do Natal RN
title_sort o papel do pedagogo na função de educador social no contexto das medidas socioeducativas em meio aberto da cidade do natal rn
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2024
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57404
work_keys_str_mv AT limajosefranciscopereirade opapeldopedagogonafuncaodeeducadorsocialnocontextodasmedidassocioeducativasemmeioabertodacidadedonatalrn
AT limajosefranciscopereirade theroleofthepedagogueinthefunctionofsocialeducatorinthecontextofsocioeducationalmeasuresinanopenenvironmentinthecityofnatalrn
_version_ 1797696739179757568
spelling ri-123456789-574042024-03-19T04:06:04Z O papel do pedagogo na função de educador social no contexto das medidas socioeducativas em meio aberto da cidade do Natal RN The role of the pedagogue in the function of social educator in the context of socio-educational measures in an open environment in the city of Natal RN Lima, José Francisco Pereira de Souza, Ana Paula de https://lattes.cnpq.br/6687172340666231 Educador Social Pedagogo Contexto não escolar Medidas socioeducativas em meio aberto. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The report presents the experience lived as a social educator in the context of the Social Protection Service for Adolescents in Compliance with a Socio-Educational Measure in an Open Environment in the City of Natal/RN in which it addresses the work of the pedagogue in the role of social educator in the scope of social assistance, seeking to specifically unravel which practices are developed by this professional together with the multidisciplinary team, with emphasis on duties and competencies within the scope of the socio-educational service process throughout the municipalization of socio-educational measures in an open environment of Provision of Services to the Community and Assisted Freedom. Furthermore, the objective is to promote understanding of the importance of the pedagogue, as a preponderant role in the process of social reintegration of the adolescent perpetrator of an infraction, considering that the aforementioned field is still little known as being the activity of pedagogues, given that the aforementioned professional is still seen as belonging to the school context. It is important to emphasize that the pedagogue's work with the multidisciplinary team is fundamental for a comprehensive approach and monitoring of the socio-education student and their family and that efficient strategies can be constructed for the construction of the Individual Care Plan, as well as for the achievement of the goals that the socio-educator intends to achieve during the course of the measure and beyond. O relato apresenta a experiência vivenciada como educador social no contexto do Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa em Meio Aberto da Cidade de Natal/RN no qual aborda o trabalho do pedagogo na função de educador social no âmbito da assistência social, buscando deslindar especificamente quais práticas são desenvolvidas por esse profissional junto a equipe multidisciplinar, com destaque para atribuições e competências no âmbito do processo de atendimento socioeducativo ao longo da municipalização das medidas socioeducativas em meio aberto de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e Liberdade Assistida (LA). Ademais, objetiva-se promover a compreensão da importância do pedagogo, como função preponderante para o processo de reinserção social do adolescente autor de ato infracional, considerando-se que o referido campo ainda é pouco conhecido como sendo de atuação dos pedagogos, haja vista, o referido profissional ainda ser visto como do contexto escolar. Insta frisar que a atuação do pedagogo junto a equipe multidisciplinar é fundamental para uma abordagem e acompanhamento do socioeducando e sua família de forma ampla e que possam ser construídas estratégias eficientes para a construção do Plano Individual de Atendimento - PIA, bem como para a efetivação das metas que o socioeducando se propõe alcançar no decurso da medida e para além dela. 2023 2024-01-24T01:24:10Z 2023-12-14 bachelorThesis LIMA, José Francisco Pereira de. O papel do pedagogo na função de educador social no contexto das medidas socioeducativas em meio aberto da cidade do Natal/RN. Orientador: Ana Paula de Souza. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57404 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação