Métodos de ensino inovadores utilizados no ensino da saúde Coletiva em cursos de graduação da área da saúde: um protocolo de revisão de escopo

The scoping review protocol is presented with the objective of to map innovative teaching methods used in the teaching of Collective Health in Undergraduate Courses in the Health Area. From guidelines of the Joanna Briggs Institute (JBI), the review will follow...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, José Adailton da, Salvador, Pétala Tuani Candido de Oliveira, Braga, Bárbara Suellen Fonseca, Sousa, Ana Ruth Barbosa de, Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de
Formato: article
Idioma:pt_BR
Publicado em: Research, Society and Development
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57367
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i11.33474
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-57367
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Ensino
Saúde coletiva
Ciências da saúde
Teaching
spellingShingle Ensino
Saúde coletiva
Ciências da saúde
Teaching
Silva, José Adailton da
Salvador, Pétala Tuani Candido de Oliveira
Braga, Bárbara Suellen Fonseca
Sousa, Ana Ruth Barbosa de
Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de
Métodos de ensino inovadores utilizados no ensino da saúde Coletiva em cursos de graduação da área da saúde: um protocolo de revisão de escopo
description The scoping review protocol is presented with the objective of to map innovative teaching methods used in the teaching of Collective Health in Undergraduate Courses in the Health Area. From guidelines of the Joanna Briggs Institute (JBI), the review will follow a research protocol previously registered in the Open Science Framework repository. With the mneumonic PCC (Participants, Concept, Context), the basic research question of this review will be: What innovative teaching methods have been used in the teaching of Collective Health in Undergraduate Courses in the Health Area? Data collection will follow the three stepsindicated by JBI, which are: exploratory search to define the collection strategy; bibliographic survey, which will be carried out in six databases, in addition to repositories of gray literature; and additional search in the bibliographic references of the selected studies to make up the final sample. Rayyan software will be used to manage the collection and selection of studies. Based on the inclusion and exclusion criteria established, the title and summary of all studies identified by two reviewers independently will be performed, resolving possible divergences from consensus. The data will be extracted, synthesized, and presented descriptively. It is intended that the protocol allows the realization of a scope review based on robust methodological procedures, which deludes results that can contribute to the teaching focused on Collective Health in the health area
format article
author Silva, José Adailton da
Salvador, Pétala Tuani Candido de Oliveira
Braga, Bárbara Suellen Fonseca
Sousa, Ana Ruth Barbosa de
Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de
author_facet Silva, José Adailton da
Salvador, Pétala Tuani Candido de Oliveira
Braga, Bárbara Suellen Fonseca
Sousa, Ana Ruth Barbosa de
Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de
author_sort Silva, José Adailton da
title Métodos de ensino inovadores utilizados no ensino da saúde Coletiva em cursos de graduação da área da saúde: um protocolo de revisão de escopo
title_short Métodos de ensino inovadores utilizados no ensino da saúde Coletiva em cursos de graduação da área da saúde: um protocolo de revisão de escopo
title_full Métodos de ensino inovadores utilizados no ensino da saúde Coletiva em cursos de graduação da área da saúde: um protocolo de revisão de escopo
title_fullStr Métodos de ensino inovadores utilizados no ensino da saúde Coletiva em cursos de graduação da área da saúde: um protocolo de revisão de escopo
title_full_unstemmed Métodos de ensino inovadores utilizados no ensino da saúde Coletiva em cursos de graduação da área da saúde: um protocolo de revisão de escopo
title_sort métodos de ensino inovadores utilizados no ensino da saúde coletiva em cursos de graduação da área da saúde: um protocolo de revisão de escopo
publisher Research, Society and Development
publishDate 2024
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57367
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i11.33474
work_keys_str_mv AT silvajoseadailtonda metodosdeensinoinovadoresutilizadosnoensinodasaudecoletivaemcursosdegraduacaodaareadasaudeumprotocoloderevisaodeescopo
AT salvadorpetalatuanicandidodeoliveira metodosdeensinoinovadoresutilizadosnoensinodasaudecoletivaemcursosdegraduacaodaareadasaudeumprotocoloderevisaodeescopo
AT bragabarbarasuellenfonseca metodosdeensinoinovadoresutilizadosnoensinodasaudecoletivaemcursosdegraduacaodaareadasaudeumprotocoloderevisaodeescopo
AT sousaanaruthbarbosade metodosdeensinoinovadoresutilizadosnoensinodasaudecoletivaemcursosdegraduacaodaareadasaudeumprotocoloderevisaodeescopo
AT limarafaelrodolfotomazde metodosdeensinoinovadoresutilizadosnoensinodasaudecoletivaemcursosdegraduacaodaareadasaudeumprotocoloderevisaodeescopo
AT silvajoseadailtonda innovativemethodsusedintheteachingofcollectivehealthinundergraduatecoursesinthehealthareaascopereviewprotocol
AT salvadorpetalatuanicandidodeoliveira innovativemethodsusedintheteachingofcollectivehealthinundergraduatecoursesinthehealthareaascopereviewprotocol
AT bragabarbarasuellenfonseca innovativemethodsusedintheteachingofcollectivehealthinundergraduatecoursesinthehealthareaascopereviewprotocol
AT sousaanaruthbarbosade innovativemethodsusedintheteachingofcollectivehealthinundergraduatecoursesinthehealthareaascopereviewprotocol
AT limarafaelrodolfotomazde innovativemethodsusedintheteachingofcollectivehealthinundergraduatecoursesinthehealthareaascopereviewprotocol
AT silvajoseadailtonda metodosinnovadoresutilizadosenlaensenanzadelasaludcolectivaencursosdepregradoenelareadesaludunprotocoloderevisiondealcance
AT salvadorpetalatuanicandidodeoliveira metodosinnovadoresutilizadosenlaensenanzadelasaludcolectivaencursosdepregradoenelareadesaludunprotocoloderevisiondealcance
AT bragabarbarasuellenfonseca metodosinnovadoresutilizadosenlaensenanzadelasaludcolectivaencursosdepregradoenelareadesaludunprotocoloderevisiondealcance
AT sousaanaruthbarbosade metodosinnovadoresutilizadosenlaensenanzadelasaludcolectivaencursosdepregradoenelareadesaludunprotocoloderevisiondealcance
AT limarafaelrodolfotomazde metodosinnovadoresutilizadosenlaensenanzadelasaludcolectivaencursosdepregradoenelareadesaludunprotocoloderevisiondealcance
_version_ 1790056116547223552
spelling ri-123456789-573672024-01-23T11:22:27Z Métodos de ensino inovadores utilizados no ensino da saúde Coletiva em cursos de graduação da área da saúde: um protocolo de revisão de escopo Innovative methods used in the teaching of collective health in undergraduate courses in the health area: a scopereview protocol Métodos innovadores utilizados en la enseñanza de la Salud Colectiva en Cursos de Pregrado en el Área de Salud: un protocolo derevisión de alcance Silva, José Adailton da Salvador, Pétala Tuani Candido de Oliveira Braga, Bárbara Suellen Fonseca Sousa, Ana Ruth Barbosa de Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de Ensino Saúde coletiva Ciências da saúde Teaching The scoping review protocol is presented with the objective of to map innovative teaching methods used in the teaching of Collective Health in Undergraduate Courses in the Health Area. From guidelines of the Joanna Briggs Institute (JBI), the review will follow a research protocol previously registered in the Open Science Framework repository. With the mneumonic PCC (Participants, Concept, Context), the basic research question of this review will be: What innovative teaching methods have been used in the teaching of Collective Health in Undergraduate Courses in the Health Area? Data collection will follow the three stepsindicated by JBI, which are: exploratory search to define the collection strategy; bibliographic survey, which will be carried out in six databases, in addition to repositories of gray literature; and additional search in the bibliographic references of the selected studies to make up the final sample. Rayyan software will be used to manage the collection and selection of studies. Based on the inclusion and exclusion criteria established, the title and summary of all studies identified by two reviewers independently will be performed, resolving possible divergences from consensus. The data will be extracted, synthesized, and presented descriptively. It is intended that the protocol allows the realization of a scope review based on robust methodological procedures, which deludes results that can contribute to the teaching focused on Collective Health in the health area Apresenta-se o protocolo de revisão de escopo com o objetivo de mapear métodos de ensino inovadores utilizados no ensino da Saúde Coletiva em Cursos de Graduação da Área da Saúde. Conduzida seguindo as diretrizes do Joanna Briggs Institute (JBI), a revisão seguirá protocolo de pesquisa previamente registrado no repositório Open Science Framework. Tendo por base o mneumônico PCC (Participantes, Conceito, Contexto), a questão de pesquisa basilar desta revisão será: Quais os métodosde ensino inovadores têm sido utilizados no ensino da Saúde Coletiva em Cursos de Graduação da Área da Saúde? A coleta de dados seguirá as três etapas indicadas pelo JBI, quais sejam: busca exploratória para definição da estratégia de coleta; levantamentobibliográfico, que será realizado em seis bases de dados, além de repositórios da literatura cinzenta; e busca adicional nas referências bibliográficas dos estudos selecionados para compor a amostra final. Será utilizado o software Rayyan para gerenciamento da coleta e seleção dos estudos. Com base nos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, será realizada a leitura do título e resumo de todos os estudos identificados por dois revisores de forma independente, com resolução das possíveis divergências a partir de consenso. Os dados serão extraídos, sintetizados e apresentados de forma descritiva. Almeja-se que o protocolo possibilite a realização de uma revisão de escopo a partir de procedimentos metodológicos robustos, que elucide resultados que possam contribuir com o ensino voltado à Saúde Coletiva na área da saúde 2024-01-23T11:22:27Z 2024-01-23T11:22:27Z 2022 article SALVADOR, Pétala Tuani Candido de Oliveira; BRAGA, Bárbara Suellen Fonseca; SOUSA, Ana Ruth Barbosa de; SILVA, José Adailton da; LIMA, Rafael Rodolfo Tomaz de. Métodos de ensino inovadores utilizados no ensino da Saúde Coletiva em Cursos de Graduação da Área da Saúde: um protocolo de revisão de escopo. Research, Society And Development, [S.L.], v. 11, n. 11, p. 154111133474, 18 ago. 2022. Research, Society and Development. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i11.33474. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/33474. Acesso em: 05 dez. 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57367 https://doi.org/10.33448/rsd-v11i11.33474 pt_BR Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ application/pdf Research, Society and Development