Impactos das tecnologias de informação e comunicação como estratégia de educação permanente em saúde para os profissionais de enfermagem

Introduction:Information and communication technologies are useful in the processing, storage, and transmission of information.In the field of health, they provide an improvement in the quality of life of peopleand advances in the work process of professionals thr...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, José Adailton da, Soares, Brenda Kelly Pontes, Carvalho, Lúcia Emanuelle Silva de, Souza, Talita Araujo de
Formato: article
Idioma:pt_BR
Publicado em: Revista Ciência Plural
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57334
https://doi.org/10.21680/2446-7286.2022v8n2ID24770
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-57334
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação continuada
Tecnologia da informação
Enfermagem
Permanent education
spellingShingle Educação continuada
Tecnologia da informação
Enfermagem
Permanent education
Silva, José Adailton da
Soares, Brenda Kelly Pontes
Carvalho, Lúcia Emanuelle Silva de
Souza, Talita Araujo de
Impactos das tecnologias de informação e comunicação como estratégia de educação permanente em saúde para os profissionais de enfermagem
description Introduction:Information and communication technologies are useful in the processing, storage, and transmission of information.In the field of health, they provide an improvement in the quality of life of peopleand advances in the work process of professionals through the optimization of resources and the promotion of technological innovation with high social impact. Objective:Identify in the literature the impacts of information and communication technologies in permanent health education for nursing professionals.Method:It is an integrative review of the literature that has the following guiding question: "What are the impacts of information and communication technologies as a permanent health education strategy for nursing professionals?".The compilation of publications was carried out from September to October 2020, in the PubMed Central databases:PMC, Web of Science, CINAHL, SCOPUS y EMBASE.2,296 articles were found, and then the inclusion criteria were applied:original research articles, that the subject answered the guiding question, open access, and that they were within the range from 2016 to 2020.The articles were read and analyzed, and 7 were selected for the final sample.Results: After analyzing the studies, 3 thematic categorizations were formed: "Advantages of lifelong education through Information and Communication Technologies"; "The challenges of permanent education through the e-learning model"; and "Improvement of permanent education through Information and Communication Technologies". Conclusion:The positive performance of the use of Information and Communication Technologies is identified as a tool used by nurses in permanent education, great practicality and better accessibility to the most varied topics addressed in these learning processes.
format article
author Silva, José Adailton da
Soares, Brenda Kelly Pontes
Carvalho, Lúcia Emanuelle Silva de
Souza, Talita Araujo de
author_facet Silva, José Adailton da
Soares, Brenda Kelly Pontes
Carvalho, Lúcia Emanuelle Silva de
Souza, Talita Araujo de
author_sort Silva, José Adailton da
title Impactos das tecnologias de informação e comunicação como estratégia de educação permanente em saúde para os profissionais de enfermagem
title_short Impactos das tecnologias de informação e comunicação como estratégia de educação permanente em saúde para os profissionais de enfermagem
title_full Impactos das tecnologias de informação e comunicação como estratégia de educação permanente em saúde para os profissionais de enfermagem
title_fullStr Impactos das tecnologias de informação e comunicação como estratégia de educação permanente em saúde para os profissionais de enfermagem
title_full_unstemmed Impactos das tecnologias de informação e comunicação como estratégia de educação permanente em saúde para os profissionais de enfermagem
title_sort impactos das tecnologias de informação e comunicação como estratégia de educação permanente em saúde para os profissionais de enfermagem
publisher Revista Ciência Plural
publishDate 2024
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57334
https://doi.org/10.21680/2446-7286.2022v8n2ID24770
work_keys_str_mv AT silvajoseadailtonda impactosdastecnologiasdeinformacaoecomunicacaocomoestrategiadeeducacaopermanenteemsaudeparaosprofissionaisdeenfermagem
AT soaresbrendakellypontes impactosdastecnologiasdeinformacaoecomunicacaocomoestrategiadeeducacaopermanenteemsaudeparaosprofissionaisdeenfermagem
AT carvalholuciaemanuellesilvade impactosdastecnologiasdeinformacaoecomunicacaocomoestrategiadeeducacaopermanenteemsaudeparaosprofissionaisdeenfermagem
AT souzatalitaaraujode impactosdastecnologiasdeinformacaoecomunicacaocomoestrategiadeeducacaopermanenteemsaudeparaosprofissionaisdeenfermagem
AT silvajoseadailtonda impactsofinformationandcommunicationtechnologiesasapermanenthealtheducationstrategyfornursingprofessionals
AT soaresbrendakellypontes impactsofinformationandcommunicationtechnologiesasapermanenthealtheducationstrategyfornursingprofessionals
AT carvalholuciaemanuellesilvade impactsofinformationandcommunicationtechnologiesasapermanenthealtheducationstrategyfornursingprofessionals
AT souzatalitaaraujode impactsofinformationandcommunicationtechnologiesasapermanenthealtheducationstrategyfornursingprofessionals
AT silvajoseadailtonda impactosdelastecnologiasdelainformacionylacomunicacioncomoestrategiadeeducacionpermanenteensaludparalosprofesionalesdeenfermeira
AT soaresbrendakellypontes impactosdelastecnologiasdelainformacionylacomunicacioncomoestrategiadeeducacionpermanenteensaludparalosprofesionalesdeenfermeira
AT carvalholuciaemanuellesilvade impactosdelastecnologiasdelainformacionylacomunicacioncomoestrategiadeeducacionpermanenteensaludparalosprofesionalesdeenfermeira
AT souzatalitaaraujode impactosdelastecnologiasdelainformacionylacomunicacioncomoestrategiadeeducacionpermanenteensaludparalosprofesionalesdeenfermeira
_version_ 1790056114868453376
spelling ri-123456789-573342024-01-22T13:00:14Z Impactos das tecnologias de informação e comunicação como estratégia de educação permanente em saúde para os profissionais de enfermagem Impacts of information and communication technologies as a permanent health education strategy for nursing professionals Impactos de las tecnologías de la información y la comunicación como estrategia de educación permanente en salud para los profesionales de enfermeira Silva, José Adailton da Soares, Brenda Kelly Pontes Carvalho, Lúcia Emanuelle Silva de Souza, Talita Araujo de Educação continuada Tecnologia da informação Enfermagem Permanent education Introduction:Information and communication technologies are useful in the processing, storage, and transmission of information.In the field of health, they provide an improvement in the quality of life of peopleand advances in the work process of professionals through the optimization of resources and the promotion of technological innovation with high social impact. Objective:Identify in the literature the impacts of information and communication technologies in permanent health education for nursing professionals.Method:It is an integrative review of the literature that has the following guiding question: "What are the impacts of information and communication technologies as a permanent health education strategy for nursing professionals?".The compilation of publications was carried out from September to October 2020, in the PubMed Central databases:PMC, Web of Science, CINAHL, SCOPUS y EMBASE.2,296 articles were found, and then the inclusion criteria were applied:original research articles, that the subject answered the guiding question, open access, and that they were within the range from 2016 to 2020.The articles were read and analyzed, and 7 were selected for the final sample.Results: After analyzing the studies, 3 thematic categorizations were formed: "Advantages of lifelong education through Information and Communication Technologies"; "The challenges of permanent education through the e-learning model"; and "Improvement of permanent education through Information and Communication Technologies". Conclusion:The positive performance of the use of Information and Communication Technologies is identified as a tool used by nurses in permanent education, great practicality and better accessibility to the most varied topics addressed in these learning processes. Introdução: As Tecnologias da Informação e Comunicação são úteis no processamento, no armazenamento e na transmissão de informação. No campo da saúde elas proporcionam a melhoria na qualidade de vida dos sujeitos e avanços no processo de trabalho dos profissionais ao otimizarem recursos e promoverem a inovação tecnológica de alto impacto social. Objetivo: Identificar na literatura quais os impactos das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação permanente em saúde para os profissionais de enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura que possui a seguinte questão norteadora: “Quais os impactos das tecnologias de informação e comunicação como estratégia de educação permanente em saúde para os profissionais de enfermagem?”. O levantamento das publicações ocorreu no período de setembro a outubro de 2020, nas bases de dados PubMed Central: PMC, Web of Science, CINAHL, SCOPUS e EMBASE. Fora localizados 2.296 artigos, e após a aplicação dos critérios de inclusão: artigos de pesquisa originais, que a temática respondesse à pergunta norteadora, open access e que estivesse dentro do intervalo de 2016 a 2020, foi realizada a leitura e análise dos artigos, e 7 artigos foram selecionados para a amostra final. Resultados: Após a análise dos estudos formaram 3 categorizações temáticas: “Vantagens da educação permanente por meio da TIC”; “Os desafios da educação permanente através do modelo e-learning”; e “Aprimoramento da educação permanente por meio da TIC”. Conclusões: Identifica-se o desempenho positivo do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramenta utilizada pelos enfermeiros na educação permanente, grande praticidade e maior acessibilidade aos mais variados temas abordados nesses processos de aprendizagem 2024-01-22T13:00:12Z 2024-01-22T13:00:12Z 2022 article SOARES, Brenda Kelly Pontes; CARVALHO, Lúcia Emanuelle Silva de; SOUZA, Talita Araújo de; SILVA, Jose Adailton da. Impactos das tecnologias de informação e comunicação como estratégia de educação permanente em saúde para os profissionais de enfermagem. Revista Ciência Plural, [S.L.], v. 8, n. 2, p. 1-18, 7 mar. 2022. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. http://dx.doi.org/10.21680/2446-7286.2022v8n2id24770. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/24770. Acesso em: 04 dez. 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57334 https://doi.org/10.21680/2446-7286.2022v8n2ID24770 pt_BR application/pdf Revista Ciência Plural